quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O advogado Ricardo Menezes será homenageado com a Medalha Pedro Ernesto



Na manhã do próximo domingo, 30 de setembro, o advogado Ricardo Menezes será homenageado com o conjunto de Medalhas Pedro Ernesto. A iniciativa é do vereador Roberto Monteiro (PC do B), em reconhecimento à dedicação de Dr. Ricardo Menezes ao relevante trabalho que desenvolve em prol dos advogados e da cidadania.
A solenidade ocorrerá às 11h, no Clube Náutico, no condomínio Mandala, que fica na  Rua Prefeito Dulcídio Cardoso, 77 - Barra da Tijuca.

Eleição OAB/ Barra da Tijuca para o triênio 2013-2014-2015























Morador da Barra da Tijuca, casado e pai de 2 filhos,  Ricardo Menezes é um advogado atuante, descendente de conceituada  família, cujo pai foi o jurista ilustre, Dr. Ary Menezes, já falecido.
Ricardo Menezes é Diretor-Tesoureiro da CAARJ, por dois mandatos consecutivos (de 2007 a 2012), e preside duas Comissões da Seccional Rio de Janeiro :a Comissão da Justiça do Trabalho (CJT) e a Comissão Especial de Estudos de Honorários e Sucumbência na Justiça do Trabalho (CEHSJT). Além disso, Ricardo Menezes é Diretor do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, e ex-Vice-Presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas (ACAT). Ao longo de sua trajetória, Ricardo Menezes  vem sendo agraciado comvários diplomas e medalhas de Honra ao Mérito, em reconhecimento ao seu valoroso trabalho e desempenho laboral,  representando a Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB/RJ) na Banca Examinadora do Concurso Público para Juiz do Trabalho da 1ª Região. É membro do Conselho Deliberativo do Fluminense Futebol Clube, e agora, Ricardo Menezes  é indicado para ser o próximo Presidente da 57ª Subseção da OAB - Barra da Tijuca. Marcada para o próximo dia 26 de novembro, as eleições na OAB/RJ vão definir a presidência e a diretoria da Seccional e das subseções para o triênio 2013-2014-2015.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

BARRA SUSTENTÁVEL - O PACTO LOCAL



Quarta edição do encontro acontece no Sheraton Barra e apresentará metas e um termo de compromisso que endossará o comprometimento em prol da qualidade de vida da região




No próximo dia 25 de setembro, será realizada a 4º edição do “Barra Sustentável”, no Sheraton Barra. O  evento, criado em prol do desenvolvimento de ações, visa a qualidade de vida da região da Barra e Adjacências (Recreio, Jacarepaguá, Vargem Grande e Pequena e arredores).
 Esse ano, o Barra Sustentável” apresentará uma lista de metas prioritárias para a região e um Termo de Compromisso a ser assinado pelos candidatos a prefeito e vereadores presentes no encontro. Além disso, contará com a participação do convidado Oded Grajew , Presidente Emérito do Instituto Ethos e criador do movimento Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, expert em mobilização social e sustentabilidade.
Com o tema O Pacto Local, o encontro Barra Sustentável 2012 chega à sua 4º edição com uma meta mais ambiciosa: unir em um documento – O Pacto Local e seu Termo de Compromisso - as principais demandas da população da região e apresentá-lo, oficialmente, ao poder público do Rio de Janeiro, a fim de garantir a adesão e comprometimento dos candidatos a prefeito e vereador  das próximas eleições.
 O “Barra Sustentável 2012” será realizado no salão Atlântico do Sheraton Barra, às 15h30min, e pretende reunir políticos, ambientalistas, empresários e entidades civis da região da Barra da Tijuca. Patricia de Sá, curadora do evento, abrirá o encontro, apresentando as oito metas que deram origem ao Pacto Local. O documento é fruto de um processo que envolveu representantes de cerca de 40 entidades (associações de moradores, comerciais, industriais e formadores de opinião locais), divididos em seis comitês de trabalho (Transportes, Praias, Lagoas, Vargens, Comunicação e Área de Proteção Ambiental (APA) Marapendi.
 Após a apresentação das metas, Oded Grajew, e Pedro da Luz, Arquiteto e Urbanista, debaterão sobre a importância dessas ações nas grandes cidades. Por fim, os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro - Aspásia Camargo, Eduardo Paes, Marcelo Freixo, Otavio Leite e Rodrigo Maia - receberão oficialmente o Termo de Compromisso para aderirem ao projeto.
 Ao longo desses quatro anos, a iniciativa Barra Sustentável apresentou às lideranças locais os problemas e projetos para as regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Vargens e Grumari, áreas que sofrem grande impacto pelas obras de expansão viária e imobiliária da cidade e investimentos para Copa e Olimpíadas. Nesta edição, o projeto se coloca em um novo patamar ao apresentar ao poder público, efetivamente, metas de trabalho visando o futuro sustentável da região.
 Antecedendo o encontro, uma série de atividades foi programada sob o “guarda-chuva” Barra Sustentável. Na semana do Meio Ambiente, duas ações importantes chamaram a atenção da população para o tema: um mutirão de limpeza das lagoas pela ONG Rio + Verde e a operação ‘Praia Feliz é Praia Limpa’ do Grupo Pão de Açúcar.  Além disso, nos últimos nove meses, uma série de encontros entre os membros dos comitês oficiais do evento discutiram as principais demandas da região, definindo as oito metas a serem apresentadas e suas 28 sub-metas. 


TRAJETÓRIA DO BARRA SUSTENTÁVEL

Criado em 2009 por iniciativa do Sheraton Barra Hotel & Suites, o Barra Sustentável vem se consolidando como um importante fórum de debates sobre o crescimento saudável e sustentável da Barra da Tijuca e adjacências. “O projeto surgiu com a intenção de contribuir para a mobilização da comunidade da Barra da Tijuca e arredores, despertando para a necessidade da construção de um futuro melhor e sustentável para região”, diz Ana Claudia Nery, Diretora de Vendas & Marketing do Sheraton Barra.
 Em sua primeira edição, o Barra Sustentável chamou a atenção para a expansão da Barra, focando o tratamento dos resíduos e a proteção dos ecossistemas (lagoas e praias). No segundo ano, por conta dos mega eventos Copa do Mundo e Olimpíadas, a preocupação foi às grandes obras (imobiliárias e de mobilidade urbana) e sistemas de certificação. Já em 2011, discutiu o novo Plano Diretor da cidade e suas consequências para a região, reunindo aproximadamente 200 participantes. Em 2012, embalado pelas eleições municipais, a ideia é engajar o poder público, o empresariado e a comunidade com as demandas da macro-região.
 O Grupo Pão de Açúcar, Fructa, Guaracamp e Limpóleo patrocinam a quarta edição do Barra Sustentável. Também apoiam o evento: Apoio institucional - ABIH, ACIBARRA, ACIR, AIB, AMAR, Câmara Comunitária da Barra, Lagoa Viva, Sub-Prefeitura da Barra e Jacarepaguá, Riotur, Rio Convention & Visitor Bureau. Apoio empresarial – Amigança, Amigo Mundo, Congress Rental, Gol Linhas Aéreas, Madre Comunicação, Papel Semente.

A inscrição para o Barra Sustentável será  feita pelo site www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 21 de setembro. A entrada será 1kg de alimento não perecível para a ONG Ressurgir. O Sheraton Barra Hotel & Suites e o Grupo Pão de Açúcar irão doar a mesma quantidade arrecadada, triplicando o número de doações para a instituição. O hotel fica na Av. Lucio Costa, 3.150, Barra da Tijuca.



Serviço – 4ª. edição do Barra Sustentável:

Data: 25 de setembro (terça-feira)
Local: Sheraton Barra – Avenida Lucio Costa 3150 – Barra da Tijuca  Salão Atlântico
Horário: 15h30min
Inscrição: grátis pelo site www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 21 de setembro
Entrada: 1kg de alimento não perecível para a ONG Ressurgir  
Lugares limitados e somente mediante inscrição.
Informações pelo telefone: (21) 3139-8099 / e-mail: rosangela.lopes@sheraton.com

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Audiência Pública debaterá Transtorno do Déficit de Atenção (TDA)






No dia 11 de setembro, a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidida pelo vereador Tio Carlos (DEM–RJ), promoverá audiência pública para debater a aplicação da Lei 5.416 na rede municipal de ensino, no Rio de Janeiro. No dia 29 de maio de 2012, o Prefeito Eduardo Paes sancionou o projeto de lei 710/2012, de autoria do vereador Tio Carlos, que garante direitos aos alunos portadores de Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) do município do Rio de Janeiro. A audiência acontecerá, das 9h30 às 13h30, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e reunirá profissionais e autoridades competentes no assunto.
A lei 5.416 dispõe sobre as diretrizes que deverão ser adotadas pelo município do Rio para realizar a orientação a pais e professores sobre as características do  Transtorno do Déficit de Atenção (TDA).



JUSTIFICATIVA
 Vereador Tio Carlos


O Transtorno do Déficit de Atenção – TDA – ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, a parte do cérebro responsável por manter e produzir concentração. Quando pessoas que têm TDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui ao invés de aumentar, como ocorre no caso de pessoas que não possuem o distúrbio. As pessoas que sofrem de TDA mostram muitos ou todos os sintomas que seguem: fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (metade daqueles que possuem o distúrbio), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão, busca pelo conflito e adiamento das tarefas. Todos estes problemas geram, além de baixo rendimento escolar ou de trabalho, conflitos sociais constantes, que, a médio e longo prazo tornam a vida do indivíduo uma sucessão de fracassos ou de não tentativas. Como todos os outros males, é preciso prevenir. Muito embora seja impossível curar o TDA, é possível ter uma vida normal através de tratamento adequado. Por isto, peço apoio de meus nobres Pares para aprovar este projeto, certo de que com isto daremos uma vida mais produtiva, de maior qualidade e com mais futuro às crianças do Município portadoras deste distúrbio.


A Câmara Municipal do Rio de Janeiro fica na Praça Floriano, s/nº - Cinelândia / RJ.