terça-feira, 30 de outubro de 2012

Secretaria Especial da Ordem Pública multa 58 barraqueiros de praia por irregularidades e apreende mercadorias com ambulantes não autorizados no primeiro dia da Operação Verão 2013




  No primeiro dia da Operação Verão 2013, iniciada nesta terça-feira, 30 de outubro, agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, autuaram 58 barraqueiros autorizados por irregularidades como a falta de tabela de preços, ausência de lixeira, uso de material cortante como facas e cutelos, além da exposição indevida de garrafas de vidros. Agentes de controle urbano apreenderam com ambulantes não autorizados 27 bebidas diversas, um isopor, uma carrocinha de cachorro quente e um carrinho de aço inoxidável no trecho da orla do Flamengo ao Recreio. A fiscalização também evitou a prática de 99 jogos (altinho e frescobol) próximo ao espelho d'água e a presença de 41 cães na areia. Durante a ação, 252 veículos foram multados e 10 rebocados, sendo cinco kombis, por estacionamento irregular. 
- Antecipamos a Operação Verão devido ao grande número de feriados em novembro e o início do Horário de Verão, o que aumenta o número de banhistas. Para coibir o comércio ambulante irregular, a fiscalização vai atuar junto ao calçadão e também nas imediações da praia. Outra importante novidade serão as novas padronagens das barracas, que vão deixar as praias mais bonitas e receptivas para os cariocas e os turistas – disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública. 


Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Ordem Pública (Seop)


Operação de Ordenamento das praias começa mais cedo no Rio de Janeiro







Com objetivo de ordenar as areias do Rio, a OPERAÇÃO VERÃO 2013 chega às praias cariocas mais cedo: hoje, dia 30 de outubro. Os destaques da fiscalização de praias neste verão serão as 36 barreiras de contenção para coibir o comércio ambulante não autorizado nas imediações da praia em áreas de UOP e o patrulhamento a pé no espelho d'água. A prática esportiva (frescobol, altinho, fresbee, entre outros) à beira d'água está proibida das 8h às 17h. Durante esse horário, a prática de esportes só é permitida junto ao calçadão. O uso de cerol em pipas e cachorro na areia é proibido em qualquer horário. Os agentes da Ordem Pública distribuirão panfletos educativos a fim de orientar e reafirmar as ações da fiscalização em nome das boas regras de convivência no principal espaço de lazer da cidade. 





Área da Fiscalização 

A área de atuação da fiscalização nas praias está compreendida entre o Flamengo e Recreio dos Bandeirantes. Serão mobilizados 474 agentes, entre GMs agentes de controle urbano, operadores reboques e do Grupamento de Ações Especiais da Seop. Nos fins de semana o efetivo será aumentado e passará a ter 100 agentes a mais em relação aos dias de semana. Serão destinados 16 reboques para atuar contra o estacionamento irregular na orla. 


Comando de Operações Regionais (COR) 

Cada área terá um Comando de Operações Regionais, uma espécie de base avançada da SEOP na Orla. No Flamengo a base avançada de fiscalização está localizada no calçadão em frente ao Subterrâneo 16. Em Copacabana, está localizado no calçadão em frete à Rua Sá Ferreira. Em Ipanema/Leblon, no calçadão em frente ao Jardim de Alah. Na Barra são duas as áreas de comando. A primeira deles fica na Avenida Sernambetiba, na altura da Ponte Lúcio Costa e a segunda na altura do Posto 8. No Recreio, a base da Seop está instalada no Pontal.
Nos CORs estarão à disposição da fiscalização reboques, pick-ups, caminhão, quadriciclos e segways (patinetes elétricos).  Esses equipamentos darão suporte às Tendas Operacionais (Tos) - que serão montadas nas areias. 


Tendas Operacionais  e Comboios 

São 43 Tendas Operacionais e 20 comboios (areia e pista) montados na extensão do Flamengo ao Recreio. Cada comboio estará equipado com um quadriciclo (areia) e um pick up (pista). 

Flamengo:
2 fixas e mais uma de reforço nos finais de semana e feriados (Em frente à passarela 15, ao subterrâneo 16 e subterrâneo 18) 
Comboios – 1 de areia e 1 de pista. 

Leme e Copacabana:
6 fixas e mais 3 nos fins de semana e feriados (em frente às Ruas Anchieta no Leme; Princesa Isabel, Rodolfo Dantas, Paula Freitas, Santa Clara e Rua Bolívar). As extras nos fins de semana ficarão em frente às Ruas Siqueira Campos, Constante Ramos e Martim Afonso. 
Comboios – 3 de areia e 2 de pista   

Ipanema/Leblon:
9 fixas (Em frente à Avenida Francisco Bhering com Praça Garota de Ipanema, Ruas Joaquim Nabuco, Vinícius de Moraes; Joana Angélica, Maria Quitéria, Garcia D'Ávila, Aníbal de Mendonça e no Leblon, rua Almirante Goeldi e General Artigas) 
Comboios – 3 de areia e 2 de pista 

Barra da Tijuca e Recreio:
20 fixas e 2 extras (Em frente à Avenida Pepê com Guedes da Fontoura, número 600 da Av. Pepê, Olegário Maciel com Av. Pepê, Adilson Seroa da Mota com Av do Pepê, Érico Veríssimo com Av. Pepê, Professor Coutinho Fróes com Av. Sernambetiba; John Kennedy com Av. Serbambetiba,  nº 2930 da Av. Sernambetiba; Avenida Evandro Lins e Silva com Av. Sernambetiba, rua Icarahy da Silveira com Av. Sernambetiba; Número 4.600 com Av. Sernambetiba; Rua Eugenio Lyra Neto com Av. Sernambetiba, Rua Rodolfo de Campos com Av. Sernambetiba; Rua Ruy Porto com Av. Sernambetiba, Rua Padre Alfredo Perez Gonzalez com Av. Sernambetiba e número 8060 da Av. Sernambetiba; Av. Sernambetiba com Av. do Contorno; Av. Sernambetiba com Av. Glaucio Gil; Av. Sernambetiba com rua Hélio de Brito e Av. Sernambetiba com Av. 2w. As Tos extras serão montadas na Av. Sernambetiba em frente ao Barril 8000 e próximo à barraca de Pepê. 
Comboios – 5 de areia e 3 de pista. 



As praias de cara nova no verão 2013

Vestir as praias do Rio com texturas de cores tiradas da própria paisagem (a areia, o pôr do sol, o azul e verde do mar e do céu) é o objetivo da Prefeitura do Rio ao aprovar a proposta feita pela Associação de Barraqueiros de Praia para os novos guarda-sóis da orla. Quem assina as padronagens é a designer Leila Fittipaldi. As novas texturas e cores porão fim à monocromia do vermelho. Os guarda-sóis serão feitos e distribuídos aos barraqueiros pela Ascolpra (Associação do Comércio Legalizado de Praia) a partir de 10 de dezembro. 



Pesquisa mostra que cariocas apoiam ordenamento nas praias

Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Mapear entre os dias 19 e 21 de outubro deste ano revela que 80% dos cariocas aprovam o ordenamento das praias do Rio. Segundo o estudo, que ouviu 451 pessoas, sendo 63% residentes na Zona Sul, 75% dos frequentadores das praias de Ipanema e Leblon conhecem o trabalho realizado por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal nas areias do Rio.
Segundo a pesquisa, 95% dos entrevistados são contra o uso do cerol em linhas de pipas na praia, 90% condenam o estacionamento em locais não permitidos e o uso de botijão de gás na areia. A proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro é aprovada por 85%. Já 61% dos entrevistados são contrários à venda de alimentos que tenham de ser preparados no local e 56% não são favoráveis à comercialização de alimentos em palitos. A atuação de ambulantes não autorizados pela Prefeitura nas praias é condenado por 69% dos entrevistados pelo estudo.
Com relação à prática de esportes no espelho d'água, 60% são contrários ao altinho e frescobol junto ao mar no horário que vai de 8 às 17h. Já 87% não aprovam cães na areia. A atuação da Guarda Municipal nas praias é elogiada por 45% dos entrevistados, contra 35% de neutra, 15% de negativa e 6% de não sabe.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Ordem Pública (Seop)


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Instituto de Gestão e Comunicação promove palestra sobre Assessoria de Imprensa Esportiva



O Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC) promoverá, na noite da próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, a palestra “Assessoria Esportiva: Oportunidades e Perspectivas”, com o jornalista Flavio Dias. O professor é assessor de imprensa de vários jogadores famosos do futebol carioca (Juninho Pernambucano, Tenório e Loco Abreu) e abordará como é o mercado de trabalho e os seus maiores desafios.
A palestra é gratuita e acontecerá  à partir das 19h30. Os interessados precisam levar três produtos de higiene pessoal que serão doados ao orfanato Lar Maria de Lourdes, na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro. 
Informações e inscrições:
Telefones: (21) 2233 4585 / 3029-1171


Instituto de Gestão e Comunicação e Faculdades Integradas Hélio Alonso abrem a 9ª turma de Pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte



A Pós irá preparar os profissionais de Comunicação para trabalhar nos grandes eventos esportivos que a cidade do Rio de Janeiro irá sediar.

O Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC) em parceria com a FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), que já formou cerca de 180 profissionais na área de Comunicação , promovem a partir do dia 23 de outubro a  Pós-graduação, com o curso de Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte de 2012.
Esta pós-graduação tem como objetivo capacitar os profissionais para o mercado de trabalho com conhecimentos práticos e também de preparar para atender a demanda dos grandes eventos esportivos (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada), que acontecerão no Rio até 2016.
O curso tem a coordenação do jornalista Ruy Fernando, com mais de 26 anos de experiência em várias modalidades esportivas (17 anos como narrador, âncora e repórter do Sistema Globo de Rádio/1° Assessor de Imprensa de um clube no Rio entre outras experiências), que vai apresentar de forma prática como funciona às mídias esportivas: rádio, televisão, jornal, revista e internet, além de disciplinas inovadoras para o conhecimento esportivo.
A divisão em módulos do curso permite que a parte prática mostre com detalhes toda a rotina do profissional dos seguintes setores de atuação: locução, apresentação, redação, reportagem, pesquisa, edição e de assessoria de imprensa. As matérias ministradas são: Direito Desportivo, História do Esporte, Cultura e Jornalismo Esportivo, Regras do Esporte, Fotojornalismo Esportivo, Marketing Esportivo, Medicina no Esporte, Plano de Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte entre outras.
Com a duração de 360 horas (aproximadamente 15 meses), as aulas acontecerão 3ª e 5ª, das 19h até 22h, no centro do Rio. O investimento total é de R$ 11.500,00 ou 25 parcelas de R$460,00*.
Mais Informações e inscrições pelo site www.igec.com.br ou pelos telefones: 
(21) 2233 4585 / 3029-1171.

*Condições especiais para ex-alunos da FACHA

Curso Pós Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte
Data: 23 de Outubro de 2012 (sempre 3ª e 5ª, das 19h até 22h).
Investimento: R$ 11.500,00 ou 25 parcelas de R$460,00*.
Mais informações: (21) 4063-5093/3029-1171.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O advogado Ricardo Menezes é agraciado com a Medalha Pedro Ernesto






Na manhã de 30 de setembro, o advogado Ricardo de Oliveira Menezes foi homenageado com o conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. A cerimônia aconteceu no Clube Náutico do Condomínio Mandala, na Barra da Tijuca , e a  iniciativa foi do vereador Roberto Monteiro (PC do B), em reconhecimento à dedicação de Dr.  Ricardo Menezes ao relevante trabalho que desenvolve em prol dos advogados e da cidadania.
Ricardo Menezes é advogado trabalhista há mais de 27 anos, carioca, morador da Barra da Tijuca, casado, pai de 2 filhos, um dos quais também advogado. Foi Diretor Tesoureiro do Sindicato dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro, na gestão do Dr.Wadih Damous, período de 2006 a 2008, e Vice–Presidente do mesmo sindicato, período de 2008 a 2011, na atual gestão do Dr. Sérgio Batalha. Atuou como Vice-Presidente da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas, no período 2005 a 2007, na presidência do Dr. Paulo Renato Vilhena e continuou ainda como Vice-Presidente do mesmo Sindicato na gestão do Dr. Hildebrando de Carvalho, período 2007 a 2009. Está no 2º mandato como Diretor-Tesoureiro da CAARJ – período 2007 a 2009 e 2010 a 2012 e preside a CJT – Comissão da Justiça do Trabalho da OAB/RJ, desde 30/06/2010, para o triênio 2010/2012. E agora, Ricardo Menezes é indicado para ser o próximo Presidente da 57ª Subseção da OAB - Barra da Tijuca, tendo como Vice-presidente a advogada Marlene Padilha. No  próximo dia 26 de novembro, acontecem as eleições na OAB/RJ, que  vão definir a presidência e a diretoria da Seccional e das subseções para o triênio 2013-2014-2015.
A cerimônia reuniu cerca de 160 pessoas, entre familiares, amigos , autoridades, companheiras e companheiros de trabalho de Dr. Ricardo Menezes, como : Sergio Fisher, Vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, Procurador Geral da AOB/RJ, Ciminelli – presidente da OAB/vassouras, entre outros nomes de destaque. Para a solenidade, a mesa foi composta por: Álvaro Quintão,  presidente do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro,Cláudio Pereira, Conselheiro Federal, o vereador Roberto Monteiro (PC do B),Wadih Damous, presidente da OAB/RJ, o homenageado, Dr. Ricardo Menezes e Dra. Marlene Padilha. Seguindo o protocolo, o vereador Roberto Monteiro, abriu a cerimônia, convidando os participantes da mesa.
No seu discurso, o vereador enalteceu  o trabalho e a importância de Ricardo Menezes e o reconhecimento deste trabalho por meio da maior comenda do município, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto , que foi concedida ao advogado Ricardo de Oliveira Menezes, no dia 11 de agosto de 2011. Em seguida, o vereador Roberto Monteiro concedeu a palavra aos participantes da mesa, todos fizeram seus discursos. O vereador Roberto Monteiro deu prosseguimento ao protocolo da cerimônia com o ato da entrega da comenda ao homenageado advogado  Ricardo Menezes que, após receber a Medalha, fez seu discurso, destacando que parte do princípio de que:“Quem não serve pra servir, não serve para ser servido”! E que vai continuar lutando em favor dos Advogados e da Cidadania. - Sou e sempre serei dos Advogados!!!, ressaltou Dr. Ricardo, que finalizou seu discurso, pedindo uma salva de palmas ao vereador Roberto Monteiro e agradecendo a homenagem prestada, dividindo com todos os advogados militantes. Em seguida, o  vereador Roberto Monteiro deu por encerrada a cerimônia, e foi servido um churrasco para todos, num clima de confraternização.