terça-feira, 4 de setembro de 2012

Audiência Pública debaterá Transtorno do Déficit de Atenção (TDA)






No dia 11 de setembro, a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidida pelo vereador Tio Carlos (DEM–RJ), promoverá audiência pública para debater a aplicação da Lei 5.416 na rede municipal de ensino, no Rio de Janeiro. No dia 29 de maio de 2012, o Prefeito Eduardo Paes sancionou o projeto de lei 710/2012, de autoria do vereador Tio Carlos, que garante direitos aos alunos portadores de Transtorno do Déficit de Atenção (TDA) do município do Rio de Janeiro. A audiência acontecerá, das 9h30 às 13h30, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e reunirá profissionais e autoridades competentes no assunto.
A lei 5.416 dispõe sobre as diretrizes que deverão ser adotadas pelo município do Rio para realizar a orientação a pais e professores sobre as características do  Transtorno do Déficit de Atenção (TDA).



JUSTIFICATIVA
 Vereador Tio Carlos


O Transtorno do Déficit de Atenção – TDA – ocorre como resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal, a parte do cérebro responsável por manter e produzir concentração. Quando pessoas que têm TDA tentam se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui ao invés de aumentar, como ocorre no caso de pessoas que não possuem o distúrbio. As pessoas que sofrem de TDA mostram muitos ou todos os sintomas que seguem: fraca supervisão interna, pequeno âmbito de atenção, distração, desorganização, hiperatividade (metade daqueles que possuem o distúrbio), problemas de controle de impulso, dificuldade de aprender com erros passados, falta de previsão, busca pelo conflito e adiamento das tarefas. Todos estes problemas geram, além de baixo rendimento escolar ou de trabalho, conflitos sociais constantes, que, a médio e longo prazo tornam a vida do indivíduo uma sucessão de fracassos ou de não tentativas. Como todos os outros males, é preciso prevenir. Muito embora seja impossível curar o TDA, é possível ter uma vida normal através de tratamento adequado. Por isto, peço apoio de meus nobres Pares para aprovar este projeto, certo de que com isto daremos uma vida mais produtiva, de maior qualidade e com mais futuro às crianças do Município portadoras deste distúrbio.


A Câmara Municipal do Rio de Janeiro fica na Praça Floriano, s/nº - Cinelândia / RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário