Envelhecer bem não depende somente do indivíduo, mas também das condições oferecidas pela sociedade
A Casa de Santa Ana é uma Organização Não Governamental que, desde 1991, desenvolve ações educativas e de promoção da saúde voltadas para idosos (pessoas de 60 anos, ou mais) e seus familiares moradores da comunidade Cidade de Deus, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O objetivo da instituição é democratizar informações para o resgate da cidadania e da representatividade do idoso dentro e fora da comunidade, e promover saúde e bem estar integral, por meio de atividades e projetos diversos, e tratamentos específicos, prevenindo o asilamento e o isolamento social dos idosos, integrando-os à família, à comunidade, e em especial às gerações mais jovens.
A Organização conta com a Coordenação Geral e Executiva de Maria de Lourdes Braz Vieira, graduada em Serviço Social, com Extensão em Gerontologia Social e fundadora do Centro De Santa Ana, e com a Coordenação de Saúde da fisioterapeuta Dagmar Maria Dos Santos, além da equipe composta por profissionais gabaritados, com grande experiência teórica e prática nas questões relacionadas ao envelhecimento tais como: Assistentes sociais, fisioterapeutas, massoterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, terapeutas alternativos e corporais, cuidadores de idosos, dinamizadores e monitores de grupos, pessoal administrativo/financeiro, e serviços gerais e, também, professores de música, balé e teatro, entre outros.
Considerada referência no trabalho comunitário com idosos, a Casa de Santa Ana atua em duas sedes na Cidade de Deus e exerce importante papel de cuidados diferenciados dos tradicionais asilos assumindo, assim, uma efetiva participação política em movimentos que culminaram na criação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI), na criação do Estatuto do Idoso, no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDEPI), na criação da Associação Nacional de Gerontologia (ANG), com inserção também no contexto de eventos científicos promovidos pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).
Atualmente a Organização atende cerca de 150 idosos, 120 crianças e adolescentes e vários grupos da comunidade, totalizando cerca de 500 beneficiários diretos . A Casa de Santa Ana conta com apoio financeiro mensal e subsídios de parceiros, que também oferecem apoios pontuais, e/ou eventuais, através de doações de alimentos, de manutenção de equipamentos, bem como de mão de obra voluntária. Além disso, a entidade oferece transporte a idosos portadores de necessidades especiais e promove oficinas de capacitação de cuidadores informais. Casa de Santa Ana foi pioneira na implantação de dois dos principais modelos de atendimento recomendados pela Lei 8.842 /94 e das diretrizes da Política Nacional do Idoso: Centro Dia e Centro de Convivência - espaços propícios a oferecer alternativas de atendimento diurno. A instituição dispõe de espaço e mobiliário adequados para todos os procedimentos propostos pelo espaço e também oferece os equipamentos fisioterápicos necessários para os tratamentos específicos, e oferece transporte aos idosos com grave comprometimento motor e visual, contando sempre com uma equipe multidisciplinar básica para o atendimento integral aos idosos.
Principais Projetos da instituição:
Projeto Quem se Ama se Cuida:
Desenvolve ações que visam melhorar a qualidade de vida dos idosos de uma maneira global, através de apoio nutricional, fisioterapia, ginástica, Dança Sênior, terapias alternativas, oficinas de capacitação e sensibilização de cuidadores, além de palestras educativas sobre variados temas e variada programação artística e sócio-cultural (música, ballet clássico, teatro, entre outros), nas quais também são incluídas cerca de 120 crianças e adolescentes.
Projeto Fechando Feridas e Promovendo a Saúde
Apoio para idosos portadores de úlceras varicosas e outros tipos de feridas, medicamentos, e cuidados básicos de higiene e nutrição.
Projeto Vozes da Cidade de Deus
Tem como objetivo integrar gerações por meio da arte e da cultura, como oficinas de música, balé clássico, teatro, percussão, artesanato entre outras atividades.
Projeto Circuito Itinerante de Cultura
1º Ponto de Cultura na Cidade de Deus, da qual a Casa de Santa Ana é a proponente. Projeto integrado a cinco grupos de artistas local, numa proposta coletiva de oferecer oficinas, teatro, música, artes plásticas, dança e cine clube para a comunidade.
Projeto Vozes da Esperança
Um projeto pioneiro e inovador com uma proposta pedagógica de aprendizado á cerca do envelhecimento, voltada para crianças e adolescentes que visa ensiná-los precocemente a envelhecer com saúde e dignidade. Esse aprendizado se dá através de oficinas que tem como base ações pedagógicas dinâmicas, e essas baseiam-se na metodologia ABP* - Aprendizagem Baseada em Problemas, e nas vivências práticas relativas ao cuidado à pessoa idosa, o combate á violência, ao preconceito e a discriminação.
A Casa de Santa Ana funciona de segunda à sexta- feira, das 8 às 17h, e aos sábado de 9 às 13h; em duas sedes: Na Travessa Débora 107 e Rua Samaritana nº 07 – Cidade de Deus, Jacarepaguá – Rio de Janeiro /RJ .
Tels: (21)3342-2027 / 2426-3120
Nenhum comentário:
Postar um comentário