A ferramenta tem sido cada vez mais usada e contribui para o desenvolvimento da sociedade, dos profissionais voluntários envolvidos e da própria empresa
Nos últimos anos, o voluntariado corporativo tem sido uma
ferramenta cada vez mais presente nas programações empresariais, visando
aumentar o desenvolvimento e o engajamento da equipe como um todo. Esse tipo de
atividade ganhou um papel importante para melhorar o desempenho dos
colaboradores nas atividades de rotina da empresa, na interação com a equipe e
na ampliação de soft skills. Capacitar profissionais que já atuam no mercado de
trabalho pode não ser uma tarefa tão fácil, mas a Junior Achievement, uma ONG
de educação empreendedora para jovens, encontrou uma maneira de fazer isso de
forma descontraída, levando os profissionais de empresas para atuarem como
professores por um dia e darem aulas de empreendedorismo a adolescentes. E o
melhor de tudo isso é que em todo este processo, todos os envolvidos saem
ganhando: as instituições e a sociedade que precisam de pessoas com o
comprometimento de fazer o bem; as empresas que podem notar a evolução dos
profissionais com os aprendizados da ação; e os voluntários, que se sentem
realizados em poder contribuir para algo e tendem a estar mais dispostos e
motivados para efetuar as demandas do dia a dia na empresa.
Muitas instituições atuam com o voluntariado corporativo
e, no caso da Junior Achievement, nota-se uma sinergia com os principais
objetivos do uso desta ferramenta no RH. Pelo fato democratizar os assuntos do
universo corporativo para estudantes, a ONG faz parceria com empresas para que
os colaboradores levem suas experiências profissionais às salas de aula e
apliquem os programas, além de realizar um treinamento prévio com todos os
voluntários para que antes de ensinar, eles aprendam sobre empreendedorismo e
atitudes empreendedoras; economia; finanças; planejamento de carreira; gestão
de projetos; e soft skills para o mercado de trabalho.
Sendo assim, o simples ato de se voluntariar passa a
agregar grandes experiências de aprendizagem. “O projeto de voluntariado com a
Junior Achievement trouxe ganhos inesperados para o IBP (Instituto Brasileiro
de Petróleo), como a troca de experiência entre funcionários de empresas e
áreas diferentes, pessoas que se conectaram em sala de aula e se ajudaram nas
dificuldades das ações, mas continuam em contato até hoje, além de proporcionar
um momento muito importante no setor de óleo e gás, que é a união das empresas
em torno de uma causa comum e o engajamento das pessoas e empresas que atuam
nessa área.” Expressa Carlos Victal, presidente do Instituto Brasileiro de
Petróleo.
No contexto atual, de pandemia, muitas empresas adotaram
o voluntariado na modalidade digital, este formato permite que mais
profissionais participem das ações sociais, pois há uma flexibilidade maior nas
atividades. A Junior Achievement, por exemplo, implementou o modelo de aulas
remotas, facilitando a interação das empresas, voluntários e alunos, visto que
o tempo de dedicação se tornou um pouco menor comparado às atividades
presenciais.
O voluntariado corporativo como uma opção à
Lay-off
Ainda em cenário de pandemia, um fato é que muitas
empresas suspenderam contratos de trabalho e essa circunstância trouxe à tona a
Lay-off, uma medida que prevê a possibilidade de o empregador suspender o contrato
de trabalho para a participação do empregado em curso ou programa de
qualificação profissional oferecido pela empresa. E, aí entra mais uma vez a
possibilidade da atuação do voluntariado corporativo, que pode ser utilizado
como uma alternativa de baixo custo, agregado benefícios reais para além da
conformidade com a CLT da empresa, já que colabora na ampliação do clima
organizacional, capacita os profissionais, mantém equipe conectada, motivada e
engajada. As vantagens de aplicar um programa de voluntariado corporativo como
ferramenta de RH podem ser diversos e as empresas podem escolher as atividades
e ONGs que mais tenham sinergia com o time.
Sobre
a Junior Achievement:
A Junior Achievement é a maior e mais antiga ONG de
educação empreendedora para crianças e jovens do mundo, abordando prática em
negócios, economia e empreendedorismo. Com cem anos de existência, ocupa o 7º
lugar no ranking NGO Advisor que elege as 500 melhores ONGs mundiais. Além
disso, está presente em 120 países e em 24 estados do Brasil. Com apoio de uma
rede de voluntários, a sede carioca já impactou mais de 300 mil estudantes nos
últimos anos.
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