quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Agosto Dourado: mês de incentivo ao aleitamento materno

 

Pediatra do Hospital Adventista Silvestre destaca os benefícios da amamentação para o bebê e a mãe


Para incentivar o aleitamento materno e trazer informações sobre os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe, o mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”.  A cor faz referência ao padrão “ouro” de qualidade do leite materno, isso porque é um alimento completo e oferece todos os nutrientes necessários.

“O leite materno favorece o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento da fala, protege contra diarreia, infecções respiratórias e alergias. O bebê que é alimentado exclusivamente no peito, tem um risco menor de desenvolver diabetes e hipocolesterolemia, diminuindo assim o risco de obesidade no futuro. Além disso, protege a mãe contra o câncer de mama e uma recuperação mais rápida no pós-parto”, enfatiza Rosane Cerqueira, pediatra do Hospital Adventista Silvestre (HAS). 

O ideal é amamentar exclusivamente com leite materno até os 6 primeiros meses de vida e complementar as refeições até os 2 anos de idade.  “O vínculo que se cria com o bebê é a primeira vantagem da amamentação, o olho no olho, sentir o bebê no colo, são momentos únicos e gratificantes para ambas as partes”, afirma a pediatra.

A amamentação deve ser incentivada desde o período pré-natal, pois algumas mães sentem insegurança, não conseguem de imediato, sentem dor ou até ficam frustradas.

“Aqui no Hospital Silvestre costumamos realizar uma consulta antes do parto para orientar sobre essas questões: a ‘pega’ correta, a posição correta do bebê para facilitar a sucção e outros fatores que podem permear a amamentação. Há profissionais que podem ir em casa, bancos de amamentação, que as mães podem frequentar pra receberam tais orientações”, informa Rosane. 

Campanhas de incentivo, apoio da família, consultas com especialistas, formando assim uma rede de apoio. Ações como essas, entre outras, auxiliam a mãe a amamentar e o bebê recebe o alimento mais saudável e nutritivo, pelo menos até os 6 meses de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário