quarta-feira, 8 de junho de 2011

Visita do COI: Comissão conhece nova ferramenta de previsão do tempo em teste no Centro de Operações Rio


A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em visita de inspeção a instalações da cidade, foi recebida pelo prefeito Eduardo Paes, no início da tarde desta quarta-feira, no Centro de Operações Rio. Os 26 integrantes da comissão, tendo à frente a marroquina Nawal El Moutawakel e o diretor de Jogos Olímpicos da entidade, Gilbert Felli, assistiram a uma apresentação do Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, sobre a operação planejada para a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável -, que será realizada na cidade em 2012.
 O prefeito Eduardo Paes anunciou que a cidade já testa uma nova ferramenta de previsão meteorológica em curto espaço de tempo.
 “Ontem começou a funcionar o PMAR (Previsão Meteorológica de Alta Resolução), nova ferramenta do Centro de Operações Rio, principal encomenda feita à IBM. O sistema ainda está em testes, usando uma base de dados que vai do radar da Prefeitura à Nasa. O Rio é a primeira cidade do mundo a ter esse serviço”, disse o prefeito.
 O PMAR é um sistema elaborado pela IBM, inédito no mundo, que pode prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência. Esse sistema é baseado em um modelo matemático, desenvolvido especialmente para a cidade do Rio, capaz de reunir dados da bacia hidrográfica, levantamento topográfico e histórico de chuvas, assim como informações de satélites e radares. A previsão é a de que o PMAR entre em operação no segundo semestre de 2011.
 O Centro de Operações Rio foi inaugurado no dia 31 de dezembro de 2010, com a presença do presidente do COI, Jacques Rogge. O Centro é uma espécie de quartel-general da Prefeitura, que integra cerca de 30 órgãos municipais, estaduais e concessionárias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade no dia a dia e em grandes eventos. Além de acompanhar de perto a rotina do município durante 24 horas por dia, o Centro busca antecipar soluções e minimizar ocorrências, alertando os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.
 Localizado na Cidade Nova, o Centro de Operações é o primeiro do planeta na linha mundial de Cidades Inteligentes da IBM a integrar todas as etapas de um gerenciamento de crise: desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações que podem ser usadas em futuros casos. Tudo isso usando os melhores equipamentos de tecnologia para gerenciamento da informação e imagens de quase 450 câmeras. Os dados de vários sistemas do município são interconectados para visualização, monitoramento e análise em um telão de 80 metros quadrados. A informação trabalhada de maneira inteligente permite atuar em tempo real para a solução dos problemas.

Fonte: Prefeitura do Rio
Por: Assessoria de Imprensa do Prefeito Eduardo Paes


Nenhum comentário:

Postar um comentário