Obras em exposição participam do FotoRio, maior evento de fotografia da América Latina, realizado a cada dois anos
Com intuito de valorizar a cultura da Zona Oeste do Rio de Janeiro e prestigiar o cravista Roberto de Regina, o Bangu Shopping servirá de vitrine, entre os dias 13 e 30 de junho, da exposição gratuita sobre a vida e a obra do maestro. A mostra “De Regina – O homem e sua obra”, contará com 40 fotos, além de miniaturas que retratam, com perfeição, a arquitetura medieval. Entre as obras, se destaca uma réplica da Catedral de São Vito, localizada no Castelo de Praga, na República Tcheca, em tamanho reduzido
A exposição ocupará uma área de aproximadamente 40m² no Corredor de vidros do Bangu Shopping. . Além de músico, De Regina é modelista e transforma papel, madeira, plástico e outros materiais em modelos e réplicas de castelos, catedrais, transportes e construções que remetem à sua paixão pela arte. Para homenagear o músico e artista plástico serão expostas, no mall, imagens produzidas pelo fotógrafo Hélcio Peynado, que enaltecem o maestro e algumas de suas miniaturas.
Nascido em 1927, Roberto de Regina chegou em Guaratiba na década de 70 buscando a tranquilidade do bairro, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após 21 anos, o maestro inaugurou, no local, a Capela Magdalena, para proporcionar aos visitantes um espaço voltado para arte e história, onde são realizados concertos acompanhados de jantares. O local também dispõe de um museu com mais de 400 obras do artista.
A exposição faz parte do FotoRio, o maior evento de fotografia da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro a cada dois anos. A curadora da mostra é Malu Ravagnani eo apoio cultural é da Capela Magdalena. O fotógrafo Hélcio Peynado, único representante da Zona Oeste, participa do evento pela quarta vez. Com o objetivo de resgatar o papel de vanguarda da cidade como referência no mundo da fotografia, o encontro ocupará os principais espaços culturais, galerias e espaços alternativos. Este ano, o evento homenageará a Itália, apresentando aspectos comuns da fotografia e da cultura ítalo-brasileira, expondo autores italianos que fotografaram o Brasil e vice-versa.
Sobre o instrumento cravo
O cravo é um instrumento musical de cordas e teclados, criado no século XIV. No Brasil, Roberto De Regina construiu o primeiro cravo, gravou os primeiros discos de música antiga e levou ao público as maiores obras de Bach, como "A paixão segundo São Mateus", "A Missa em si menor" e "O Oratório de Natal". Além disso, o maestro gravou a integral de concertos de Bach para cravo solo, as sonatas de Scarlatti, a integral da obra para cravo de Rameau e, pela primeira vez, a integral do famoso cancioneiro de Upsala, composto de música e poesia espanhola do século XVI.
O Bangu Shopping fica na Rua Fonseca, 240, Bangu.
Telefone: (21)2430-5130.
Nenhum comentário:
Postar um comentário