quinta-feira, 9 de junho de 2011

Prefeito do Rio acompanha visita de inspeção do COI e anuncia obras para melhorar a qualidade da água no complexo lagunar da Barra e de Jacarepaguá


O prefeito Eduardo Paes acompanha a inspeção da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) às instalações da cidade. Pela manhã, a visita se concentrou na região da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá.  A primeira parada da comitiva foi no canteiro de obras do mergulhão da Avenida Ayrton Senna, por onde passará o BRT (Bus Rapid Transit) da Transcarioca. O prefeito explicou ao grupo detalhes da construção do corredor expresso, que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador. Fazem parte da comitiva 26 representantes do COI, entre eles a presidente da comissão, a marroquina Nawal El Moutawakel, e o diretor de Jogos Olímpicos da entidade, Gilbert Felli.
 O corredor Transcarioca, com 39 quilômetros de extensão, reduzirá em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Barra da Tijuca e a Ilha do Governador, passando por importantes bairros da Zona Norte e subúrbio - como Madureira e Penha.
 Ao todo serão 45 estações, três terminais para embarque e desembarque de passageiros, nove pontes, três mergulhões, dez viadutos, além da duplicação de pistas e projetos de urbanização das áreas adjacentes. As obras foram iniciadas em março deste ano no cruzamento das ruas Cândido Benício e Domingos Lopes, onde técnicos da Secretaria Municipal de Obras trabalham na construção do mergulhão no bairro do Campinho.
 A Transcarioca será o primeiro corredor de transporte de alta capacidade no sentido transversal da cidade e atenderá cerca de 400 mil passageiros por dia.


UTR Arroio Fundo

A segunda parada da comitiva do COI foi na Unidade de Tratamento de Rio (UTR) do Arroio Fundo, em Jacarepaguá. A área da Barra e de Jacarepaguá vai concentrar boa parte das instalações olímpicas. Durante a visita, o prefeito anunciou que outras quatro UTRs serão construídas na região:
 “Até 2016, os principais rios que chegam às lagoas da Barra e de Jacarepaguá serão tratados por unidades idênticas a essa. A UTR do Arroio Fundo está funcionando desde dezembro 2010”, disse o prefeito. As novas UTRs vão melhorar a qualidade da água nos rios Anil, das Pedras, Pavuninha e Arroio Pavuna.
 A UTR do Arroio Fundo foi inaugurada pelo prefeito Eduardo Paes no final do ano passado. Localizada junto à Linha Amarela, a unidade trata o esgoto que passa pelos rios Arroio Fundo e Grande – em uma vazão de até 1.800 litros por segundo – e melhora a qualidade da água despejada no complexo lagunar. A UTR já beneficia cerca de 300 mil moradores dos bairros do Anil, Rio das Pedras, Cidade de Deus e da Vila do Pan.



Fonte: Prefeitura do Rio
Por:Assessoria de Imprensa do Prefeito Eduardo Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário