Em parceria com o Instituto Brasileiro de
Petróleo, apresentação sobre o setor reuniu 58 empresas do segmento turístico
Visando incrementar agenda de eventos na cidade com
congressos, feiras e convenções do setor de Petróleo e Gás, o Rio Convention
& Visitors Bureau e o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo) reuniram,
nesta quarta-feira (06), no Hilton Barra Rio de Janeiro, 90 executivos da área
turística, que representavam 58 empresas, entre elas órgãos oficiais, hotéis,
companhias aéreas, transportes terrestres, operadores e agentes de viagem.
Na pauta, as oportunidades de negócios no
mercado de petróleo e derivados, na capital fluminense, nos próximos cinco
anos. A palestra foi apresentada pelo Secretário Geral do IBP, Milton Costa
Filho, e teve sua abertura realizada pelo diretor Comercial do Rio CVB, Michael
Nagy.
A indústria de petróleo é uma das que
mais organiza eventos, não apenas no Brasil, mas em todo mundo. Além disso, 80%
deste segmento está no Rio de Janeiro através de grandes empresas, autoridades
de governo, fornecedores e de todas áreas que envolvem o petróleo e seus
derivados. Precisamos nos aproximar do setor turístico para transformar o Rio
no destino preferencial para a realização de eventos que tenha, direta ou
indiretamente, ligação com o petróleo”, explica Milton Costa Filho.
O Secretário avalia, ainda, que a
atividade petrolífera será estratégica para recuperação da crise no país. De
acordo com dados do IBP, o Brasil é o 13º maior produtor de petróleo do mundo e
o 5º maior consumidor, representando 3% de toda demanda mundial. Além disso,
10% do PIB brasileiro é gerado pela Indústria de Petróleo e Gás.
A movimentação desta cadeia pode ser
vista em eventos técnico-científicos ao redor do globo. Como é o caso da Rio
Oil & Gás, que acompanha o crescimento e as nuances da indústria. Em sua
última edição, em 2014, o evento reuniu 65 países, 3.500 congressistas, 130
palestrantes e 45 mil visitantes. Este ano, ela será realizada entre os
dias 24 e 26 de outubro, um mês antes da celebração de 60 anos do IBP.
“Queremos criar novos eventos do setor de petróleo
e estimular o desenvolvimento dos já existentes. Para isso, é importante
contarmos com o know-how de uma instituição forte, como é o caso do IBP, para
que nossos mantenedores saibam como este mercado estará nos próximos cinco
anos. Acreditamos que a retomada do crescimento do segmento de petróleo será um
dos principais aliados da cadeia turística carioca”, explica.
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