A Aneel autorizou nesta terça-feira
(14) aumento das tarifas da Light, distribuidora de energia elétrica em 32
municípios do estado do Rio de Janeiro, para um total de 3,9 milhões de
unidades consumidoras. A Fecomércio RJ estima que o aumento aprovado – de 9,8%
– represente um impacto de aproximadamente R$ 1,3 bilhão de reais no bolso de
consumidores fluminenses.
Nas planilhas dos empresários do
comércio de bens, serviços e turismo, o custo extra estimado pela Federação gira
em torno de R$ 250 milhões, distribuídos de forma distinta entre os
estabelecimentos. Os gastos com energia elétrica e água das empresas do
comércio em geral representam cerca de 4,3% dos custos totais, mas, em
segmentos como açougues, frigoríficos, salões de beleza, lavanderias
domésticas, sorveterias e supermercados, esse percentual pode chegar a 20%.
Em um contexto de aumento do
desemprego, de queda da renda das famílias e contração da economia, o aumento
de um insumo básico como energia elétrica, associado à mudança da bandeira
tarifária, já em vigor, constitui custo extra a empresários e consumidores,
além de exercer pressão sobre os níveis de inflação nos próximos meses.
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