segunda-feira, 25 de junho de 2018

O consultor Eduardo Mello esclarece sobre transição de carreira - Como saber que chegou a hora de mudar e dar outros passos?


De acordo com Eduardo Mello, CEO do Grupo Melza, consultor e desenvolvedor de carreiras, o mercado mudou muito nos últimos anos e a relação com o universo corporativo também. “Hoje em dia é difícil ver um funcionário de carreira, a tendência e a transição de emprego e muitas vezes de profissão. As dificuldades econômicas que o Brasil passa também são um fator forte para obrigar essa transição. Seja por vontade própria, (in)satisfação, desilusão no trabalho ou desemprego, é cada vez maior o número de pessoas que buscam caminhos diversos para seguir no mercado”, ressalta ele.
Quando estamos em uma situação de desconforto profissional é necessário parar tudo, repensar sua posição, separar desejos, necessidades e propósitos. Analisar e planejar com base no momento do mercado e aí sim tomar uma decisão. É importante manter o rumo desse planejamento e seguir de forma focada.
Atualmente o maior fator que força uma transição de carreira é sem dúvida o desemprego. “Em caso de desemprego, nós temos que colocar na balança se buscamos sobrevivência ou qualidade de vida. É neste ponto que a transição se torna preocupante e o foco muito necessário para não nos perdermos. A idade pesa muito nessa situação, a geração Y (entre 25 até os 40 anos) tem uma possibilidade maior de relocação, porém o mercado costuma ser ingrato com quem está acima desta fase”, explica ele.
Eduardo Mello, ainda ressalta, que abrir um pequeno negócio com poucos recursos é a melhor opção para o sustento pessoal e familiar até uma relocação ou mesmo prosperar nesta opção temporária. 
“Quando a transição ocorre por decisão própria é necessário ter em mente que a “pressa é inimiga da perfeição”, raramente você terá sucesso logo de cara. Nos três primeiros anos de mudança, 70% das pessoas desistem e acabam voltando para a antiga atividade, (ou fica perdido mudando de carreira a cada momento). Apenas 30% conseguem adaptação rápida. Problemas devem ser vistos como oportunidades, desafios. Tenha sempre em mente que a grande barreira para qualquer tipo de transição de carreira é o medo. Quando aprendemos a lidar com ele, fazer um planejamento e saber manter o foco a chance de encontrar o sucesso e felicidade é enorme”, pontua Eduardo Mello,CEO do Grupo Melza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário