quinta-feira, 18 de julho de 2019

Número recorde de jovens do Ismart são selecionados para o Summer Program em universidades internacionais


Apoiar a educação e incentivar jovens talentos a alcançarem seus sonhos é a proposta do Ismart para transformar realidades


Entre os meses de junho e agosto deste ano, dezenove bolsistas do Instituto Ismart participam de cursos de verão (Summer Program, em inglês) em universidades de excelência, como: Harvard, Notre Dame, Duke, UChicago, Berkeley, Yale, Stanford e muitas outras. O Summer Program é um programa oferecido no período de férias das instituições de ensino com cursos de curta duração. Nele, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas e de atividades extracurriculares, além de conhecerem pessoas de diversos países.
O número de participantes é um recorde para o Instituto, que completa 20 anos em 2019 e tem como missão identificar jovens talentos de baixa renda com alto potencial acadêmico, entre 12 e 15 anos de idade, concedendo bolsas em escolas particulares de excelência e acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional - do ensino fundamental à universidade.

Por meio de bolsas de ensino presenciais e online nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, “O Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos promove a oportunidade de transformar sonhos em algo concreto. É a chave para mudanças reais no mundo, e claro, na realidade de cada estudante que participa do projeto”, ressalta a diretora-executiva do Instituto, Mariana Monteiro.
Emília Guilhermina de Paula Fonseca de 16 anos, é um desses jovens talentos que participará do Summer Program da universidade de Havard. A participante do projeto Bolsa Talento era moradora de Cataguases, cidade do interior de Minas Gerais. Atualmente mora em São Paulo e estuda do Colégio Móbile, cadastrado do Instituto.

Para ela e para o Ismart, os estudos e desenvolvimento pessoal andam juntos. A experiência de estar na maior capital do Brasil e ter tido a oportunidade de estudar em um colégio de excelência, ampliou suas perspectivas e experiências acadêmicas. “Me mudei para São Paulo e fui apresentada a um mundo completamente estrangeiro e curioso, e com a ajuda do Ismart fui capaz de mergulhar nesse mundo e ter um enorme crescimento pessoal e intelectual, seja indiretamente, através do que me foi proporcionado pela escola, ou pelo fato de morar em São Paulo”.
Mesmo pertencendo a uma realidade mais carente, Emília sempre sonhou alto. O Ismart foi seu passaporte para participar de uma temporada de estudos em Harvard, EUA. Até o ano de 2018, 46 bolsistas do Ismart já participaram de programas de verão em universidades internacionais renomadas e se beneficiaram da experiência.

Apoiada pela família a almejar grandes passos, pontua o que espera dessa oportunidade. “Tenho a expectativa de um crescimento pessoal muito grande. Apesar de não ser capaz de definir ou delinear as mudanças que eu imagino que irei sofrer no âmbito pessoal, sei que a imersão em uma cultura diferente, juntamente com pessoas de diferentes nacionalidades e uma certa independência, me proporcionarão um desenvolvimento muito grande”, finalizou.
Além da Emília Guilhermina, outros 18 bolsistas Ismart, de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e São José dos Campos vão vivenciar essa experiência acadêmica e pessoal em 2019.

Projetos Bolsa Talento, Alicerce e Ismart Online
A seleção é realizada para três diferentes projetos - Alicerce, Bolsa Talento e Ismart Online. No primeiro, os alunos se inscrevem quando estão matriculados no 7º ano do ensino fundamental e participam de um cursinho preparatório para o ensino médio nos colégios particulares parceiros do Ismart, durante o 8º e o 9º anos. Os matriculados no 9º ano do ensino fundamental concorrem ao Bolsa Talento, projeto em que os aprovados no processo seletivo ingressam nos colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral. Lembrando que em ambos os projetos, Alicerce e Bolsa Talento, os aprovados recebem material didático, auxílio transporte, uniforme, alimentação e participam de um programa de desenvolvimento. Todos os candidatos inscritos concorrem também às vagas do projeto Ismart Online para o acesso à plataforma de estudo.

Sobre o Ismart
Criado em 1999, o Ismart é um instituto privado, sem fins lucrativos, que possui convênio com a rede pública e identifica jovens talentos de baixa renda e lhes concede bolsas em escolas particulares de excelência, acesso a plataforma de estudos online e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional, do ensino fundamental à universidade. A missão do projeto é concretizar o potencial desses estudantes, para que, no futuro, eles possam ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário