segunda-feira, 18 de junho de 2012

Seminário “Pacto de Resgate Ambiental Local “ agita a Rio+20 na Arena HSBC Barra


    Donato Velloso, Presidente do Lagoa Viva. na abertura do seminário

 

 

No dia 16 de junho, a Arena HSBC, na  Barra da Tijuca, foi palco de encontros para debates acerca da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, e o Seminário “Pacto de Resgate Ambiental Local “ fez parte desta programação. Promovido pelo Instituto Cultual Lagoa Viva, o evento contou com a presença e participação de autoridades, empresários, professores e profissionais ligados às questões Ambientais e de Sustentabilidade, que ministraram palestras e fizeram explanações com datashow, respondendo as perguntas da platéia. 

O  Mestre-de-Cerimônia, Alexandre Rodrigues, fez a abertura oficial do evento. Em seguida, a apresentação do Coral Encanta Rio 2, do condomínio Rio 2 que, sob a regência de Luiz Lima, cantou o Hino Nacional e a música Sal da Terra, de Beto Guedes.   

Durante o “Pacto de Resgate Ambiental Local “,  o Presidente do Lagoa Viva, Donato Velloso, prestou homenagens aos palestrantes, parceiros da entidade e patrocinadores do evento, com a entrega de uma troféu e um kit da Água da Cheiro para cada um. O presidente da Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca (Acibarra), Ney Suassuna, foi um dos homenageados que, na ocasião, foi representado pelo Diretor Executivo da Acibarra, José ´Wilson Cordeiro.
O evento contou com a cobertura dos alunos de Cinema da Universidade Estácio de Sá, para a produção de um documentário sobre o seminário. A decoração ficou por conta da decoradora e empresária Cristina Silva.
A primeira palestra foi a “Palestra Motivacional” com o publicitário Toni Lourenço, especialista em criatividade publicitária, marketing motivacional, consultoria e análise de mercado, avaliação de cenário, recomendações estratégicas, palestras empresariais e engenharia de negócios.
Em seguida, a palestra “Responsabilidade Sócioambiental Empresarial”, ministrada pelo  Diretor de Marketing da Construtora Carvalho Hosken, Ricardo Corrêa.
A palestra Magna foi ministrada pelo Deputado Federal José Sarney Filho (PV-AM) , que é Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Em seguida, Henrique Cortez, editor do Portal ECODEBATE, apresentou  o tema “Rio+20 e daí”!
“Usos sustentáveis para a Lagoa de Marapendi” foi o tema da palestra do Oceanógrafo David Zee.
Já o Ecólogo Mario Moscatelli. falou sobre a poluição e os problemas do Sistema Lagunar da Baixada de Jacarepaguá.
A palestra “Direitos Humanos Fundamentais e Meio Ambiente  - Agenda 21 e Erradicação da pobreza” foi ministrada por Wanderley Rebello Filho, que é Presidente da Comissão de Esporte e Meio Ambiente do Comitê Olímpico Brasileiro.
A professora e Doutora Marianina Impagliazzo ministrou a palestra “ SUSTENTABILIDADE: Uma questão de mudança de atitude”.
O empresário Beto Filho, da ONG Alto Astral, falou sobre o tema “Astral Saúde Ambiental”.
Adacto Ottoni, Assessor de Meio Ambiente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de janeiro (CREA-RJ), apresentou o tema “Desafios para a Sustentabilidade Ambiental  da Bacia Hidrográfica do Sistema Lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá“.
“Consumo Sustentável e a Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil” foi o tema da palestra ministrada por  Felipe Brasil, da Universidade Estácio de Sá
A última palestra foi com Renato Velloso, do Instituto Lagoa Viva, que apresentou o “Projeto Zeróleo” e, para fechar o evento, houve sorteio de brindes, com kits da Água de Cheiro para os participantes do “Pacto de Resgate Ambiental Local “.


Nenhum comentário:

Postar um comentário