Foto: Divulgação
Medidas de segurança em parceria com SEOP,
DEAT e Guarda Municipal estão entre as ações em andamento
Colaboração,
parceria e trabalho. Foram com base nestas três palavras que os representantes
da Riotur, Associação de Hotéis do estado do Rio (ABIH-RJ), Rio Convention
& Visitors Bureau (Rio CVB), SEOP, DEAT e Guarda Municipal apresentaram à
imprensa, nesta quarta-feira (18), no Pestana Rio Atlântica Hotel, as ações
previstas para fortalecer a economia do turismo na cidade do Rio de Janeiro.
Entre as prioridades, estão a criação de um calendário de eventos, a promoção
do destino Rio no mercado nacional e nos principais destinos emissores da
América do Sul e o reforço na estrutura de segurança, que já está em operação
desde o último fim de semana.
Abrindo a
entrevista-coletiva, Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ e do Rio CVB, expôs o
cenário atual da hotelaria carioca, que investiu em 20 mil novos quartos por
conta das Olimpíadas. O empresário reforçou a importância de fortalecer a
captação de eventos e a promoção turística da cidade com o objetivo de
equilibrar a taxa de ocupação dos hotéis locais, mesmo durante a baixa
temporada.
“Vivemos um
momento único como cidade-sede do maior evento esportivo do planeta. Após
receber uma Olímpiada, é natural de que haja um esvaziamento de turistas na
cidade, a chamada ressaca olímpica. Para manter o fluxo de visitantes, é
necessário estabelecer um calendário de eventos robusto e investir no trabalho
integrado de promoção do destino com todos os órgãos envolvidos no segmento
turístico”.
O novo
presidente da Riotur, Marcelo Alves, que foi apresentado oficialmente nesta
manhã aos principais gerentes-gerais da hotelaria carioca, falou da necessidade
de divulgar o Rio para brasileiros e estrangeiros, e ressaltou a atenção que os
turistas que visitam o Rio de Janeiro merecem.
“O Rio precisa
ser visto como o protagonista dentro do cenário turístico mundial. Turismo é a
nossa vocação. Precisamos trabalhar para transformar o Rio na cidade mais
visitada do mundo. Devemos lembrar, também, que o turismo gera divisas e
investir neste setor é investir na recuperação da nossa economia ”.
Ainda, de acordo
com o presidente da Riotur, as parceiras público-privadas serão essenciais para
a nova gestão. “O Rio vem
sendo a aposta de grandes marcas que utilizam o nosso cenário para se promover.
Devemos ser emblemáticos e nos tornar referência, não apenas no turismo, mas em
outros segmentos como moda, gastronomia, música, entre outros”.
Para comentar
sobre a estrutura de segurança, a entrevista-coletiva contou com a presença do
secretário de Ordem Pública do Rio de Janeiro, coronel Paulo César Amêndola, da
delegada titular da DEAT, dra. Valéria de Aragão Sádio, e da comandante da
Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Tatiana Mendes.
Apesar de estar
a pouco tempo na pasta, a delegada Valéria de Aragão Sádio reconheceu a
importância das ações realizadas pelo trade turístico carioca e a parceria com
as esferas de segurança. “Iremos
reeditar e distribuir a Cartilha de Orientações ao Turista, criada pela
ABIH-RJ, em 2004. O material é extremamente importante para fortalecer o
trabalho preventivo e a segurança turística integrada”.
O atual
secretário de Ordem Pública, Cel. Paulo César Amêndola, enfatizou a relevância
de uma comunicação única com todos os órgãos que cuidam do bem-estar dos
visitantes, do monitoramento e do trabalho efetivo nas principais áreas
turísticas do Rio de Janeiro.
“Vamos reforçar,
em parceria com a DEAT e Guarda Municipal, a atuação em áreas como a Zona Sul e
o Centro. Além disso, estabelecemos uma única rádio frequência para
intensificar a nossa comunicação. Vamos, também, mapear e unificar, no Centro
de Operações, as imagens de câmeras de segurança públicas e privadas para o
controle da criminalidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário