quinta-feira, 22 de junho de 2017

Déo Garcez e Nivia Helen apresentam a peça ¨Luiz Gama - Uma voz pela liberdade¨ em Universidades




Déo Garcez que atua e também é autor na peça e atriz Nívia Helen lançaram a peça teatral "Luiz Gama - Uma Voz pela Liberdade" para Universidades, Escolas, Teatros e Instituições em geral.  
No espetáculo os atores contam a história de Luiz Gama, um dos maiores e mais ignorados abolicionistas do Brasil, ex escravo, reconhecido postumamente como advogado em 2015 pela OAB, o maior  advogado dos escravos e também a primeira voz negra da literatura brasileira. Após a peça os atores realizam um debate com alunos e professores.

     Temporada em novembro no Centro Cultural da Justiça no Rio de Janeiro




Sobre a peça:

​A peça “LUIZ GAMA – Uma voz pela liberdade” relata a história de um advogado negro que viveu entre 1830 e 1882 e sofreu todas as mazelas de se nascer numa época em que a cor da pele era sinônimo de servidão. Luiz Gama seria apenas mais uma criança com a realidade marcada pela sociedade escravocrata. Mesmo tendo nascido livre, já que seu pai era branco e sua mãe uma escrava alforriada,Gama foi vendido como escravo, aos 10 anos, pelo próprio pai. ​​Mas desafiou o mundo e mudou seu destino. Aprendeu a ler e escrever e, depois, frequentou como ouvinte as aulas da Faculdade de Direito. Como advogado, mesmo sem ter o diploma, atuou em defesa dos negros, libertando mais de 500 escravos do cativeiro ilegal. A peça é um manifesto sobre um homem que lutou bravamente contra o preconceito racial, a favor da dignidade humana e em especial pela libertação dos escravos no Brasil.
​Vítima de exclusão histórica, Luiz Gama recebeu em 3 de novembro de 2015, após 133 anos de sua morte, o título de Advogado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O roteiro convida o público a repensar a realidade histórica de nosso país e permite uma intrínseca reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos preconizados na herança de um passado desigual e opressor.




Ficha Técnica:

​​Texto: Deo Garcez

​Direção: Ricardo Torres

​Elenco: Déo Garcez e Nivia Helen

​Produção de Mário Seixas/MS Eventos

Assessoria de Imprensa Alan de Jesus

​Fotos de Jean Gusmão Yoshii​

"Luiz Gama - Uma voz pela liberdade" :
Clique aqui Assista um trecho do video 

Direção: Mário Seixas e Lovely Art Studio

Videomakers: Rafael Marques e Thiago Rodrigues

Edição: MS Events e Lovely Art Studio

"Luiz Gama - Uma voz pela liberdade" é destaque no site do Sindicato dos Bancários de Brasília , onde em um evento Dr.Humberto Adami sugeriu ao Sindicato a apresentação no Teatro dos Bancários.


Links de Vídeos do Ator Déo Garcez em Novelas e Cinema





Nenhum comentário:

Postar um comentário