terça-feira, 30 de outubro de 2012

Operação de Ordenamento das praias começa mais cedo no Rio de Janeiro







Com objetivo de ordenar as areias do Rio, a OPERAÇÃO VERÃO 2013 chega às praias cariocas mais cedo: hoje, dia 30 de outubro. Os destaques da fiscalização de praias neste verão serão as 36 barreiras de contenção para coibir o comércio ambulante não autorizado nas imediações da praia em áreas de UOP e o patrulhamento a pé no espelho d'água. A prática esportiva (frescobol, altinho, fresbee, entre outros) à beira d'água está proibida das 8h às 17h. Durante esse horário, a prática de esportes só é permitida junto ao calçadão. O uso de cerol em pipas e cachorro na areia é proibido em qualquer horário. Os agentes da Ordem Pública distribuirão panfletos educativos a fim de orientar e reafirmar as ações da fiscalização em nome das boas regras de convivência no principal espaço de lazer da cidade. 





Área da Fiscalização 

A área de atuação da fiscalização nas praias está compreendida entre o Flamengo e Recreio dos Bandeirantes. Serão mobilizados 474 agentes, entre GMs agentes de controle urbano, operadores reboques e do Grupamento de Ações Especiais da Seop. Nos fins de semana o efetivo será aumentado e passará a ter 100 agentes a mais em relação aos dias de semana. Serão destinados 16 reboques para atuar contra o estacionamento irregular na orla. 


Comando de Operações Regionais (COR) 

Cada área terá um Comando de Operações Regionais, uma espécie de base avançada da SEOP na Orla. No Flamengo a base avançada de fiscalização está localizada no calçadão em frente ao Subterrâneo 16. Em Copacabana, está localizado no calçadão em frete à Rua Sá Ferreira. Em Ipanema/Leblon, no calçadão em frente ao Jardim de Alah. Na Barra são duas as áreas de comando. A primeira deles fica na Avenida Sernambetiba, na altura da Ponte Lúcio Costa e a segunda na altura do Posto 8. No Recreio, a base da Seop está instalada no Pontal.
Nos CORs estarão à disposição da fiscalização reboques, pick-ups, caminhão, quadriciclos e segways (patinetes elétricos).  Esses equipamentos darão suporte às Tendas Operacionais (Tos) - que serão montadas nas areias. 


Tendas Operacionais  e Comboios 

São 43 Tendas Operacionais e 20 comboios (areia e pista) montados na extensão do Flamengo ao Recreio. Cada comboio estará equipado com um quadriciclo (areia) e um pick up (pista). 

Flamengo:
2 fixas e mais uma de reforço nos finais de semana e feriados (Em frente à passarela 15, ao subterrâneo 16 e subterrâneo 18) 
Comboios – 1 de areia e 1 de pista. 

Leme e Copacabana:
6 fixas e mais 3 nos fins de semana e feriados (em frente às Ruas Anchieta no Leme; Princesa Isabel, Rodolfo Dantas, Paula Freitas, Santa Clara e Rua Bolívar). As extras nos fins de semana ficarão em frente às Ruas Siqueira Campos, Constante Ramos e Martim Afonso. 
Comboios – 3 de areia e 2 de pista   

Ipanema/Leblon:
9 fixas (Em frente à Avenida Francisco Bhering com Praça Garota de Ipanema, Ruas Joaquim Nabuco, Vinícius de Moraes; Joana Angélica, Maria Quitéria, Garcia D'Ávila, Aníbal de Mendonça e no Leblon, rua Almirante Goeldi e General Artigas) 
Comboios – 3 de areia e 2 de pista 

Barra da Tijuca e Recreio:
20 fixas e 2 extras (Em frente à Avenida Pepê com Guedes da Fontoura, número 600 da Av. Pepê, Olegário Maciel com Av. Pepê, Adilson Seroa da Mota com Av do Pepê, Érico Veríssimo com Av. Pepê, Professor Coutinho Fróes com Av. Sernambetiba; John Kennedy com Av. Serbambetiba,  nº 2930 da Av. Sernambetiba; Avenida Evandro Lins e Silva com Av. Sernambetiba, rua Icarahy da Silveira com Av. Sernambetiba; Número 4.600 com Av. Sernambetiba; Rua Eugenio Lyra Neto com Av. Sernambetiba, Rua Rodolfo de Campos com Av. Sernambetiba; Rua Ruy Porto com Av. Sernambetiba, Rua Padre Alfredo Perez Gonzalez com Av. Sernambetiba e número 8060 da Av. Sernambetiba; Av. Sernambetiba com Av. do Contorno; Av. Sernambetiba com Av. Glaucio Gil; Av. Sernambetiba com rua Hélio de Brito e Av. Sernambetiba com Av. 2w. As Tos extras serão montadas na Av. Sernambetiba em frente ao Barril 8000 e próximo à barraca de Pepê. 
Comboios – 5 de areia e 3 de pista. 



As praias de cara nova no verão 2013

Vestir as praias do Rio com texturas de cores tiradas da própria paisagem (a areia, o pôr do sol, o azul e verde do mar e do céu) é o objetivo da Prefeitura do Rio ao aprovar a proposta feita pela Associação de Barraqueiros de Praia para os novos guarda-sóis da orla. Quem assina as padronagens é a designer Leila Fittipaldi. As novas texturas e cores porão fim à monocromia do vermelho. Os guarda-sóis serão feitos e distribuídos aos barraqueiros pela Ascolpra (Associação do Comércio Legalizado de Praia) a partir de 10 de dezembro. 



Pesquisa mostra que cariocas apoiam ordenamento nas praias

Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Mapear entre os dias 19 e 21 de outubro deste ano revela que 80% dos cariocas aprovam o ordenamento das praias do Rio. Segundo o estudo, que ouviu 451 pessoas, sendo 63% residentes na Zona Sul, 75% dos frequentadores das praias de Ipanema e Leblon conhecem o trabalho realizado por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal nas areias do Rio.
Segundo a pesquisa, 95% dos entrevistados são contra o uso do cerol em linhas de pipas na praia, 90% condenam o estacionamento em locais não permitidos e o uso de botijão de gás na areia. A proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro é aprovada por 85%. Já 61% dos entrevistados são contrários à venda de alimentos que tenham de ser preparados no local e 56% não são favoráveis à comercialização de alimentos em palitos. A atuação de ambulantes não autorizados pela Prefeitura nas praias é condenado por 69% dos entrevistados pelo estudo.
Com relação à prática de esportes no espelho d'água, 60% são contrários ao altinho e frescobol junto ao mar no horário que vai de 8 às 17h. Já 87% não aprovam cães na areia. A atuação da Guarda Municipal nas praias é elogiada por 45% dos entrevistados, contra 35% de neutra, 15% de negativa e 6% de não sabe.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Ordem Pública (Seop)


Nenhum comentário:

Postar um comentário