sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Música no Museu realiza as finais do seu VIII Concurso Jovens Músicos





VENCEDOR GANHARÁ UMA BOLSA DE U$ 105 MIL

Com as semifinais e final do VIII Concurso Jovens Músicos-Música no Museu  a serem realizadas nos dias 27 e 28 de agosto no CCBB e a apresentação do vencedor no dia .8 de setembro  na Biblioteca Parque,Música no Museu encerra mais um evento de renovação da música clássica no Brasil.
 Segundo Sérgio da Costa e Silva,   diretor de Música no Museu e criador do evento, ¨ foram 8 meses de um trabalho profícuo de uma Comissão Organizadora formada por professores de várias escolas de música e que selecionaram 9 semifinalistas de um grande universo de  candidatos de vários naipes e de todo o Brasil¨. O concurso a cada ano desperta grande interesse entre os jovens músicos das várias escolas de música de norte a 
 sul do país.

Renovação da música clássica com um prêmio de U$ 105 mil, o maior do Brasil na atualidade

O VIII Concurso Jovens Músicos - Música no Museu é uma iniciativa que tem por objetivo incentivar e promover oportunidades para estes promissores músicos, um verdadeiro investimento cujo resultado poderá ser a revelação de novos talentos. E continua com bons apoios, assegurando-se uma bolsa de estudos em uma centenária universidade americana, a JAMES MADISON UNIVERSITY, o que deu ao concurso, mais uma vez, uma dimensão internacional.A Rádio MEC também apóia o evento que já proporcionou a ida de 7 jovens músicos para esta importante instituição de ensino nos Estados Unidos.

Na continuidade das versões anteriores, o número de inscrições do VIII Concurso Jovens Músicos-Música no Museu foi dos mais expressivos com  nomes de todo o Brasil consolidando-o no panorama da música clássica brasileira.  A Comissão Organizadora, abaixo relacionada,   congratula-se com os 9  semifinalistas selecionados pelo alto nível apresentado.

Provas abertas ao público:

As semifinais ocorrerão nos dias 27, 28  de agosto  no  CCBB e no dia  8 de setembro o vencedor apresenta-se na Biblioteca Parque.  Os candidatos serão agrupados por instrumentos e chamados na ordem alfabética. O júri, como nas versões anteriores, serão nomes da maior expressão no cenário da música clássica brasileira. Nomes como Ricardo Tacuchian, Lauro Gomes, Alceu Bocchino, Henrique Morelembaum, Luiz Carlos de Moura Castro, Julio Medaglia, Fábio Zanon além de representantes da James Madison University entre tantos outros já fizeram parte em edições passadas.  

Como existem duas situações, haverá uma distinção com relação aos que concorrerão à Bolsa de Mestrado/Doutorado da James Madison University, que inclusive estará representada no júri final, como nas versões anteriores, composto por nomes da maior expressão no panorama da musica clássica brasileira. Desta forma, os candidatos interessados em concorrer a bolsa de estudos para Mestrado ou Doutorado pela James Madison University deverão estar disponíveis um dia antes do inicio do concurso para uma entrevista em inglês com o representante da universidade.


Candidatos aprovados:

1-VIOLÃO
Anna Carolina Leone Ferreira
Heder Dias Jordão de Vasconcelos
Lucas Correia Lima da Silva
Lucas Cuba Bittencourt Gnalat
Renan Colombo Simões

2-VIOLINO
André Araújo de Souza
Sérgio Augusto Bonfim dos Santos Pinto

3-PIANO:
Ramon Theobald Seabra da Cruz
Samuel Henrique da Silva Gianbroni
  
Comissão Organizadora:

Aizik Geller- violinista, ex Orquestra do Theatro Municipal

Miriam Grosman pianista, Diretora de Pos-Graduação da Escola de Musica da UFRJ

Maria Celia Machado, harpista, ex Escola de Musica da UFRJ.

Maria Helena de Andrade- pianista- ex Escola de Musica da UFRJ, professora da ProArte.

Israel Menezes-Regente.titular da Orquestra Rio Camerata, e Maestro convidado de diversas orquestras do Brasil e de vários países.

Presidente: Sergio da Costa e Silva- Diretor de Música no Museu.

JURADOS:

1-Andrew Connell
Professor da James Madison University é o seu representante no Concurso.  Etnomusicologista além de clarinetista a saxofonista que toca com artistas como Bobby McFerrin, Luciano Pavorotti, e Mike Marshall dentro outros. Além de participar do Jazz M Monterey, Kennedy Center for the Performing Arts, Spoleta Festival USA, Savannah Music Festival, Wintergrass Music Festival, gravou para os selos Adventure Music, Núcleo Contemporâneo, e Musical Heritage Society.

2- Lauro Gomes
Musicólogo foi responsável pela famosa Sala de Concertos da Rádio MEC e participa como jurado desde a 1ª. edição do Concurso Jovens Músicos inicialmente como representante da Rádio onde atuou por muitos anos e agora como especialista em música.

3-Leo Soares
Professor de violão clássico desde o ano de 1958, lecionou nos Seminários de Música Pro-Arte do RJ, no Conservatório Brasileiro de Música, Escola Villa-Lobos e Escola de Música da UFRJ quando aposentou-se em 2013. Diretor dos Seminários de Música Pro-Arte; Vice Diretor e Diretor Adjunto do Setor Cultural e Artístico da Escola de Música da UFRJ; Diretor Adjunto do Curso de Graduação do Centro de Letras e Artes (CLA) da UFRJ; Decano Pró-Tempore do CLA, e Decano do Centro, eleito pela comunidade; Presidente da Comissão de Legislação e Normas no Conselho Universitário. Jurado em quase todos os concursos realizados no país, de interpretação ao violão e instrumentos em geral.
         
4-Regina Meirelles
Professora associada na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduou-se em Piano pela Escola de Música da UFRJ na classe da prof. Elzira Amábile. Realizou cursos de  especialização em Conjunto de Câmara e Piano na  Escola de  Música. Possui Mestrado em Educação e Doutorado em Comunicação e Cultura pela UFRJ.  Atua nas áreas de Etnomusicologia e Musicologia da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde leciona Etnografia das Práticas Musicais e Música Popular Brasileira. Dedica-se  a pesquisa na área musical e cultural, sendo  membro  da ANM,  ANPOM e  da IASPM.

5-Ricardo Tacuchian
Maestro e Compoistor brasileiro, Doutor em Música pela University of Southern California. Suas composições são executadas na Europa e na América Latina  e sua discografia está disponível em CD e LP. Além de publicações de artigos e contribuições acadêmicas,Tacuchian também vem ministrando palestras no Brasil  e no exterior.No Brasil, sua música faz parte do repertório das principais orquestras sinfôncias e de proeminentes recitalistas. Já recebeu Bolsas da Fulbright Commission, CAPES, CNPq, Rockeffeler Foundation, entre outras. Suas obras estão pelo mundo inteiro  Membro da Academia Brasileira de Música desde 1981, onde ocupou a Presidência nos períodos de 1993 a 1997 e de 2006 a 2009 e da Academia Brasileira de Arte. Em 2014 Tacuchian recebeu inúmeras homenagens pela passagem de seus 75 anos de idade,com livros editados com o mês de outubro todo dedicado a sua obra nas apresentações da Série Música no Museu.

Serviço:

Dia 26 de agosto - 4ª. feira- 15/ 18hs.
CONCURSO JOVENS MÚSICOS-MÚSICA NO MUSEU.
Semifinais.
CCBB
Rua 1º. de março 66- 4º. Andar- sala 26 - Centro - RJ

Capacidade: 100 lugares

             ---------------------------------------

 Dia 27 de agosto - 5ª. feira- 15/ 18hs.
CONCURSO JOVENS MÚSICOS-MÚSICA NO MUSEU.
Final
CCBB
Rua 1º. de março 66- 4º. Andar- sala 26 – Centro - RJ
Capacidade: 100 lugares

            ---------------------------------------

Dia 8 de setembro  - 15hs.
Biblioteca Parque
Av.Presidente Vargas esq. Parque de Santana - Centro - RJ
Capacidade: 100 lugares
Músico: Vencedor do VIII Concurso Jovens Músicos-Música no Museu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário