domingo, 21 de janeiro de 2024

Aleitamento: Exposição-manifesto de Adriana Granado

 



Artista gaúcha em primeira mostra inédita no Rio de Janeiro




A artista visual gaúcha Adriana Granado estreia com sua arte no Rio na exposição ‘Aleitamento’, em cartaz no Centro Cultural Justiça Federal, de 28 de janeiro a 17 de março, das 11h às 19h. Na Galeria Cela do espaço, localizado na Avenida Rio Branco, coração do centro da cidade, Adriana reflete sobre maternidade e aleitamento através de uma abordagem crítica e provocadora, praticamente um manifesto sobre como diluir e desromantizar as construções visuais acerca dos dois temas.

A maternidade ocupa um lugar central na obra. Apesar de ser um tema imenso e inesgotável, a História da Arte vinculou a maternidade especialmente a uma figura específica: a Virgem Maria. A nudez feminina ganhou nesta História um campo de tematizações mais vasto, que vão de figuras mitológicas a mulheres de etnias consideradas exóticas. Seja espiritualizada e divinizada ou hiperssexualizada, a figuração das mulheres manteve-as aprisionadas.

Na exposição, a maternidade e a amamentação tomam a forma de um ato crítico e provocador. O derramamento de leite se converte em arma de combate’, avalia a artista.

 

Sobre a mostra:

No ambiente criado, um vídeo central é exibido, onde a artista se encontra presente. Sua disposição corporal e vestimenta parecem identificá-la como musa ou modelo, como tema, ao invés de figura criadora. A ação a seguir descontrói essa expectativa. O vídeo acontece em duas cenas, em looping, com um movimento semelhante em cada uma. O gesto é de amamentação; nos braços, em vez de um bebê, vemos os livros Arte contemporânea – uma história concisa, de Michael Archer e A história da arte, de E. H. Gombrich.

Os livros recebem jatos de leite da artista. Os livros, os autores, os artistas – homens, brancos, eurodescendentes – que compõem quase exclusivamente os manuais de História da arte, esta História, com H maiúsculo, que esmaga a pluralidade de narrativas. Além do vídeo, são apresentadas cinco fotografias em que se vê outros livros de história da arte ‘manchados’ de leite.


Serviço: Aleitamento - Adriana Granado

De: 28 de janeiro a 17 de março

Centro Cultural Justiça Federal – Galeria da Cela

Avenida Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário