quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Economia do cuidado: um paradigma necessário


A economia do cuidado vai muito além do que o termo sugere. Ivana Portella @ivanaportella, respeitada personal organizer, é hoje a principal voz na abordagem desse tema. Através da organização, ela não apenas transforma espaços físicos, mas também conscientiza sobre a importância da economia do cuidado.

Com uma visão abrangente sobre o tema, Ivana explora de forma profunda o conceito da economia do cuidado, proporcionando uma compreensão holística de seu impacto nos negócios e na sociedade.

"Investir no cuidado é investir no bem-estar coletivo, é reconhecer a importância de cuidar uns dos outros para construir uma sociedade mais equitativa", destaca a personal organizer.

A integração da economia do cuidado nas práticas de negócios é apresentada como um caminho para inovações sustentáveis, gerando um impacto positivo a longo prazo.

Outro ponto destacado por ela traz a cultura do cuidado sendo apresentada como impulsionadora do engajamento dos funcionários, criando ambientes de trabalho positivos e produtivos. Isso gera lealdade do cliente, pois as empresas centradas no cuidado cultivam uma relação mais forte, promovendo uma base duradoura de clientes.

"E uma mentalidade centrada no cuidado aumenta a resiliência empresarial, ajudando as empresas a enfrentar desafios de maneira mais eficaz", observa a organizadora

Empresas que incorporam a economia do cuidado não apenas buscam sucesso nos negócios, mas também se tornam agentes de transformação social. Ao contribuírem de maneira mensurável e significativa para suas comunidades, essas organizações transcendem o papel tradicional no mercado, assumindo uma responsabilidade social que vai além dos lucros. Essa abordagem centrada no cuidado não apenas aprimora a reputação da marca, mas também molda a percepção pública das empresas, destacando-as como entidades socialmente responsáveis e éticas. Além disso, os benefícios se estendem à qualidade de vida, não apenas dos funcionários internos, mas de toda a comunidade ao redor. A Economia do Cuidado, sob a liderança de Ivana Portella, emerge como um paradigma não apenas econômico, mas social, criando um impacto transformador que reverbera além dos limites empresariais.


Alguns Dados Impactantes:

7 milhões de mulheres são trabalhadoras domésticas.

93% das trabalhadoras domésticas na América Latina e Caribe são mulheres.

A amamentação ocupa 650 horas de trabalho nos primeiros seis meses de vida.

Por semana, as mulheres gastam 61 horas em atividades não remuneradas.

O trabalho de cuidado não pago das mulheres equivale a 10,8 trilhões de dólares, apenas 4 economias no mundo ficam acima desse valor.

O trabalho de cuidado não pago feito por mulheres representa uma economia 24 vezes maior do que a do Vale do Silício.

Fonte: thinkolga.com


Quem é Ivana Portella: a principal autoridade em cuidado

Ivana Portella é uma renomada Personal Organizer, Professional & Life Coach, e coautora dos livros "Mulheres que transformam Mulheres" e "A Chave da Prosperidade". Sua especialização em organização e nas novas metodologias de aprendizagem a destaca como a principal autoridade quando o assunto é a economia do cuidado.

Ao conduzir mentorias no Brasil, Portugal e EUA, Ivana percebeu a abrangência do trabalho de organização pessoal. Ela se especializou na área não apenas para levar bem-estar às vidas das pessoas, mas também para capacitar profissionais que compartilham dos mesmos propósitos. Com mais de 10.000 alunas formadas ao longo de uma carreira de 12 anos, Ivana Portella se consolida como a referência quando o tema é a economia do cuidado.

Ao destacar a importância da organização, Ivana não apenas transforma ambientes físicos, mas também promove uma reflexão sobre a necessidade de cuidado em todos os aspectos da vida. Como ela mesma destaca, "a organização é um ato de cuidado consigo mesmo e com o próximo, é uma prática que transcende os espaços físicos e alcança o âmago das relações humanas".

Em um mundo onde a economia do cuidado é muitas vezes subestimada, Ivana Portella emerge como a voz que ressoa a importância fundamental de reconhecer, valorizar e praticar o cuidado em todas as suas formas. Seja na organização de um ambiente físico ou na promoção de uma cultura de cuidado nos negócios, Ivana inspira a conscientização e a transformação necessárias para uma sociedade mais justa e equitativa.

Este não é apenas um olhar sobre a profissão de Personal Organizer, mas uma imersão no universo da economia do cuidado, com Ivana Portella à frente, liderando não apenas pelo conhecimento técnico, mas pela convicção de que o cuidado é a base essencial para o florescimento humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário