sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeitura do Rio entrega nesta sexta-feira mais uma estação do BRT Transoeste



A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias municipais de Obras e Transportes, dá início nessa sexta feira, dia 1º de março, ao funcionamento de mais uma estação do BRT Transoeste na Avenida das Américas, no Recreio do Bandeirantes, entre as estações Recreio Shopping e Notre Dame, na Zona Oeste da cidade. A nova estação, Recanto das Garças, será atendida pelo BRT Transoeste na linha Pingo d´Água-Alvorada (Parador), que funcionará diariamente das 05h à 01h.
A Avenida Cesário de Melo tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. Até o momento, 42 estações do corredor expresso já estão disponíveis aos usuários.
Uma outra etapa de obras – em andamento e com entrega prevista para o primeiro semestre deste ano - abrange 11 quilômetros e mais 14 estações, chegando até Campo Grande. Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.

SOBRE A TRANSOESTE
Primeiro BRT da cidade, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz de maneira ágil e confortável, beneficiando cerca de 220 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, o corredor terá 56 quilômetros de extensão e 64 estações. Com a entrega das obras até Paciência, a Transoeste passa a ter 44,5 quilômetros já em funcionamento. Em operação no trecho Barra x Santa Cruz desde junho, o investimento da prefeitura na implantação do corredor é de R$ 900 milhões. 
Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de Obras construiu o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais moderno e seguro do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com 1.100 metros de extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do projeto e uma das maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira ligação entre as baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.
O itinerário dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz conta ainda com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3 milhão de metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão de metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A somatória destes dois volumes equivale ao estádio do Maracanã. Além disso, foram usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de BRT e 181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.
Nas vias exclusivas, os ônibus articulados – com ar-condicionado e capacidade para 140 passageiros - trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela metade o tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros. O Terminal Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra–Galeão), foi remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal segue em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste.

SOBRE O BRT
Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum.
O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos antecipadamente. O tempo de espera do usuário nas estações é muito curto, de um minuto a um minuto e meio, proporcionando intervalos menores entre os ônibus.
Os veículos foram projetados para não abrirem as portas fora das estações. Os sinais de trânsito ao longo do percurso ganharam tecnologia que detecta a aproximação dos ligeirões, de forma a retardar o fechamento ou antecipar a abertura.
Os investimentos da Prefeitura do Rio em mobilidade urbana incluem ainda os BRTs Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, ligando toda a cidade através de corredores exclusivos para ônibus articulados.
                                                                                        Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Secretaria Municipal de Transportes



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