A Prefeitura do Rio, por meio das secretarias municipais de
Obras e Transportes, dá início nessa sexta feira, dia 1º de março, ao
funcionamento de mais uma estação do BRT Transoeste na Avenida das Américas, no
Recreio do Bandeirantes, entre as estações Recreio Shopping e Notre Dame, na
Zona Oeste da cidade. A nova estação, Recanto das Garças, será atendida
pelo BRT Transoeste na linha Pingo d´Água-Alvorada (Parador), que funcionará
diariamente das 05h à 01h.
A Avenida Cesário de Melo tem um corredor central exclusivo para
ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. Todas as
estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. Até o momento,
42 estações do corredor expresso já estão disponíveis aos usuários.
Uma outra etapa
de obras – em andamento e com entrega prevista para o primeiro semestre deste
ano - abrange 11 quilômetros e mais 14 estações, chegando até Campo Grande.
Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho
de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro.
Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o
sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.
SOBRE A TRANSOESTE
Primeiro BRT da cidade, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a
Campo Grande e Santa Cruz de maneira ágil e confortável, beneficiando cerca de
220 mil pessoas por dia. Totalmente segregado do tráfego geral, composto por
linhas expressas e paradoras, o corredor terá 56 quilômetros de extensão e 64
estações. Com a entrega das obras até Paciência, a Transoeste passa a ter 44,5
quilômetros já em funcionamento. Em operação no trecho Barra x Santa Cruz desde
junho, o investimento da prefeitura na implantação do corredor é de R$ 900
milhões.
Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de
Obras construiu o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais
moderno e seguro do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com
1.100 metros de extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do
projeto e uma das maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira
ligação entre as baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.
O itinerário
dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz conta ainda
com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3 milhão de
metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão de
metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A
somatória destes dois volumes equivale ao estádio do Maracanã. Além disso,
foram usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de
BRT e 181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.
Nas vias
exclusivas, os ônibus articulados – com ar-condicionado e capacidade para 140
passageiros - trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela metade o
tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros. O Terminal
Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra–Galeão), foi
remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal segue
em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da ligação dos
corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da
Zona Oeste.
SOBRE O BRT
Criado em
Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá, Pequim e
Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus
articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em velocidade
maior do que uma linha de ônibus comum.
O embarque de
passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos
veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos
antecipadamente. O tempo de espera do usuário nas estações é muito curto, de um
minuto a um minuto e meio, proporcionando intervalos menores entre os ônibus.
Os veículos
foram projetados para não abrirem as portas fora das estações. Os sinais de
trânsito ao longo do percurso ganharam tecnologia que detecta a aproximação dos
ligeirões, de forma a retardar o fechamento ou antecipar a abertura.
Os investimentos da Prefeitura do Rio em mobilidade urbana
incluem ainda os BRTs Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, ligando toda a
cidade através de corredores exclusivos para ônibus articulados.
Fonte: Prefeitura do Rio
de Janeiro
Por:
Secretaria Municipal de Transportes
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