segunda-feira, 25 de março de 2013

12º Seminário Celebrando do Dia Mundial da Água:"ÁGUA, MOBILIZAÇÃO E COMUNIDADE"







O ano de 2013 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.
Apesar da Terra ser constituída por 70% de água, somente 2% deste recurso é disponível para o consumo, e, para comemorar o Dia Mundial da Água,  o Instituto Cultural Lagoa Viva promoverá, na tarde de 26 de março, o 12º Seminário Celebrando do Dia Mundial da Água, com o tema:"ÁGUA, MOBILIZAÇÃO E COMUNIDADE", no auditório do Instituto de Radioproteção e Dosimetria do Estado do Rio de Janeiro.
Aproximadamente 11% da população mundial não tem acesso à água potável. Nesse inicio do século XXI, os problemas ambientais surgem como uma ameaça concreta para o futuro do planeta. Apesar da água ser essencial para a sobrevivência dos seres vivos, a sua falta já assola diversas espécies e mais
de um bilhão de pessoas, como informa a ONU. A tendência é que o cenário ainda piore com as mudanças climáticas, aquecimento global, crise alimentar, esgotamento dos recursos naturais, lixo, grandes secas,
falta de saneamento, poluição, refugiados ambientais etc....
Diversos especialistas apontam à escassez da água como um dos maiores flagelos a serem enfrentados pela humanidade nos próximos anos. Desse modo, e não houver ações preventivas em relação à
proteção e conservação dos recursos hídricos, o mundo certamente vivenciará novos graves conflitos e guerras pela posse da água potável. O dia 22 de março ficou instituído como O DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA.
O INSTITUTO LAGOA VIVA (membro do Subcomitê de Bacia de Jacarepaguá e do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra Branca,
 e a sua principal iniciativa local , o Movimento Evolutivo PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, que prioritariamente luta pela revitalização e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá que,
junto à ACIBARRA, ACIJA, ASSOCIAÇÃO DE IMPRENSA DA BARRA (AIB), ABPF, Comissão de Direito Ambiental da OAB / Barra da Tijuca, FIJ e diversos outros parceiros apresentam. O 12º Seminário Celebrando do Dia Mundial da Água :"ÁGUA, MOBILIZAÇÃO E COMUNIDADE".
A recuperação e conservação dos corpos hídricos e da disponibilidade de água são, hoje, questões fundamentais, especialmente no nosso território, onde o crescimento populacional e o elevado grau de impermeabilização interferem no ciclo hidrológico, na vazão das águas da chuva e na drenagem.
“E o objetivo do Seminário é exatamente para discutir essas questões com os representantes do poder público, empresariado, universitários,  professores, pesquisadores e lideranças da comunidade local, através de profunda e diversificada reflexão, sempre motivando práticas pró-ativas, onde palestrantes,
voluntários, interessados e convidados poderão interagir, trocar,  disseminar  informações e catalisar experiências. Assim, tornar as pessoas  mais conscientes e participativas, gerando motivações, certezas e concretizações, todas voltadas
 para o cuidado de um recurso cada vez mais escasso, cuja conservação é responsabilidade de todos, evitando a poluição, o desperdício e o uso desnecessário dos bens  e dos recursos naturais”, destaca Donato Velloso, Presidente do Instituto Lagoa Viva .
No encontro haverá a apresentação do panorama atual da região da Barra da Tijuca e de  todo seu entorno : intervenções para saneamento e abastecimento, legislação de recursos hídricos e avançaremos para o fortalecimento definitivo deste difícil processo de efetiva legitimidade do nossos recém-instituído Subcomitê de Jacarepaguá. Para o Lagoa Viva é fundamental que aconteçam estes “Momentos” de palestras e dinâmicas presenciais, oportunidade de melhor conhecimento  deste novo ente deliberativo, fundamentado na legislação de recursos hídricos, que possibilita a pratica uma gestão democrática e participativa, elaborada de acordo com os anseios da comunidade local, para uma gestão eficaz dos recursos hídricos da nossa sub-bacia hidrográfica.


PROGRAMAÇÃO:

13:30h: Pronunciamento da Diretora do IRD: Dejanira da Costa Lauria
13:40h: Apresentação: INSTITUTO CULTURAL LAGOA VIVA
13:50h: Vídeo: "CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070”
14:00h - Palestra de Abertura:
“CONJUNTURA DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL” :
ALEXANDRE LIMA DE F. TEIXEIRA -
GERENTE DE CONJUNTURA DOS RECURSOS HÍDRICOS – 
SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO DE RECUROS HÍDRICOS -Agência Nacional de Aguás(ANA)
14:30h:Primeiro Painel Temático “AS NOVAS INTERVENÇÕES PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA BACIA HIDROGRÁFICA DA BARRA DA TIJUCA/JACAREPAGUÁ”
COORDENADORA: A Advogada Christianne Bernardo - Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Barra da Tijuca.
Painéis com : Engenheiro Jair Otero - Diretor de Obra da CEDAE  e
Engenheiro Antonio da Hora (Subsecretário do Ambiente-SEA-RJ).
15:30h: Intervalo para Coffee-Break
15:50h:Segundo Painel Temático“SUBCOMITÊ de JACAREPAGUÁ, A NOVA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS  PARA NOSSA BACIA HIDROGRÁFICA”.
COORDENADORA -  Engenheira Luiza Cristina Krau de Oliveira (Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (ICERH).
Painéis com: Alexandre De Bonis - Coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio do Município do Rio de Janeiro (SMAC), Henrique Cortez (Portal ECODEBATE) ,  David Zee – Diretor do Subcomitê de Jacarepaguá e Vice-presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca.
Comissão provisória de organização, comunicação, registros, sistematização e desdobramentos:  Eng. Biólogos Luiz Carlos Gomes do Couto e Sanio Paulo Cardoso,   Marco Velloso – CCJ,  Renato  Velloso, , Maria Luiza Velloso, Carlos Alberto Costa e Denise Machado.
Coordenador geral: Donato Velloso
Tels.: – 21 8728-0430, 21-24935796

E-mails: lagoaviva@ig.com.br  donato@pactoderesgateambiental.org

FRANQUEADO  MEDIANTE INSCRIÇÃO PRÉVIA (150vagas)


Contaremos como convidados, síndicos, universitários,professores, entidades representativas, lideranças das comunidades ribeirinhas da nossa bacia hidrográfica. Relação dos membros do Subcomitê de Jacarepaguá p/ gestão dos Recursos Hídricos da Barra da Tijuca/Jacarepaguá, convidados e confirmados.

PÚBLICO:
Federal: IBAMA, IRD, Parque Nacional da Tijuca.
Estadual: SEA, INEA, Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB)
Municipal: Rio Águas, Sub- Prefeitura da Barra/Jacarepaguá, IPP, , CEA MARAPENDI,  Bosque da Barra,Unidades de Conservação, COMLURB – GDA.

II- USUÁRIOS:
CEDAE, FIRJAN, ACIBARRA, ACIJA, RICA, MERCK, FURNAS, APELABATA,
, SOCIMA, MARINA BARRA CLUBE, CARVALHO HOSKEN, (ADEMI), ASTRAL,
PROJAC, COCA -COLA, PRAIASA,
 ECOBALSAS, APELABATA

III – SOCIEDADE CIVIL:
ABAS, ABES, UNIVERSIDADES, ONGS, AMAR, AMORIO2, ASSAPE, TERRAZUL, GRUDE, SOS PEDRA BRANCA, REVIVERDE
RIO Ambiental, ACIBARRA, BARRALERTA – ACIJA, ACIR, FAFERJ, Câmaras Comunitárias de Jacarepaguá, Barra e Recreio.
O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) - uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino na área de radioproteção, dosimetria e metrologia das radiações ionizantes. Ligado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), atua em colaboração com universidades, agências governamentais e indústrias para garantir o uso  seguro das radiações ionizantes e da tecnologia nuclear. Suas atividades de pesquisa, apoio técnico e prestação de serviço têm permitido desenvolver novas tecnologias e implementar soluções para que os benefícios do uso das radiações ionizantes cheguem com segurança a um número cada vez maior de brasileiros. Cerca de 260 profissionais trabalham para que pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação beneficiem indústrias, instalações médicas, centros de pesquisa e outros segmentos, contribuindo, principalmente, para garantir a segurança da população, dos trabalhadores do setor e do meio ambiente.

OBJETIVOS PERMANENTES

    Realizar pesquisas científicas e desenvolver tecnologias nas áreas de radioproteção, dosimetria e     metrologia das radiações ionizantes;
    Disseminar boas práticas e conhecimento relacionados á radioproteção;
    Padronizar;
Manter e disseminar as grandezas do sistema internacional, referentes às medidas das radiações ionizantes; Manter uma equipe treinada e integrada para resposta, a nível nacional, às eventuais emergências nucleares e radiológicas;
    Dar suporte á segurança de grandes eventos, no que diz respeito á segurança radiológica;
    Promover atividades de ensino e capacitação nas áreas de radioproteção, dosimetria. 


Local do evento: Auditório do Instituto de Radioproteção e Dosimetria do Estado do Rio de Janeiro ( IRD) - http://www.ird.gov.br/ - na Av. Salvador Allende s/nº - Recreio dos Bandeirantes ( próximo do 31º BPM, na Av. Salvador Allende, nº 5.500)
           Data: 26 de março, das 13:30h até às 17h.



                                        PACTO DE RESGATE AMBIENTAL
                                "Por uma bacia hidrográfica sustentável"


Donato Velloso Presidente
Instituto Ecológico Lagoa Viva
www.pactoderesgateambiental.org
TEL: (21) 8728-0430


Nenhum comentário:

Postar um comentário