sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Polícia Militar se prepara para grandes eventos no Rio de Janeiro




Curso realizado pela Polícia Nacional da França capacitou cerca de 80 policiais


Comandante do BOPE Tenente Coronel René
Foto:Salvador Scofano


A Polícia Militar intensificou o treinamento de sua tropa para reforçar a segurança do Rio de Janeiro durante grandes eventos, como a conferência Rio+20 e a Copa do Mundo de 2014. Cerca de 80 policiais dos batalhões de Choque (BPChoq), de Operações Policiais Especiais (Bope), e de Ações com Cães, e do Regimento de Polícia Montada apresentaram nesta sexta-feira (9/12), na sede do BPChoque, no centro do Rio, as técnicas que aprenderam com a Polícia Nacional da França.
 No treinamento, os policiais se especializaram em controle de tumultos, segurança em estádios e manutenção da ordem pública. Durante duas semanas, a tropa também aprendeu técnicas para agilizar o atendimento médico de emergência às vítimas e aos policiais atingidos por manifestantes.
 - O intercâmbio com a Polícia da França, que começou ainda em 2009, ajudou a aperfeiçoar a atuação dos policiais militares na área urbana, em eventos e locais com grande concentração de pessoas. O objetivo do curso é desmobilizar manifestantes agressivos e incluir práticas utilizadas em outros países na corporação - afirmou o relações pública do Batalhão de Choque, tenente Alexandre Lima Ramos.

Troca de experiências entre as polícias 

Segundo um dos comandantes da Polícia Nacional da França, coronel Christian André, a corporação francesa pretende adotar táticas do Batalhão de Choque, que trabalha em conjunto com a Polícia Montada e o Batalhão de Ações com Cães. O coronel elogiou a performance dos policiais durante as aulas de qualificação e afirmou que gostaria de ampliar a parceria com o Estado do Rio.
 - Queremos continuar trocando experiências com a Polícia do Rio de Janeiro. No curso, mostrei aos policiais como agimos em manifestações na França. Os alunos são muito interessados e demonstram que querem evoluir sempre. Nós também aprendemos muito, principalmente sobre o quanto o apoio de animais é fundamental nesses casos - disse o coronel Christian André.

Técnicas serão aplicadas durante campeonatos de futebol

Em 2012, os policiais irão colocar em prática as ações que aprenderam no treinamento. A tropa da Polícia Militar começa a atuar nos estádios de futebol durante os campeonatos Carioca e Brasileiro. Além disso, o Batalhão de Choque já está desenvolvendo oito cursos para capacitar outras unidades da Polícia Militar. 


Fonte: Notícias do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Por: Marcelle Colbert

Nenhum comentário:

Postar um comentário