sábado, 11 de fevereiro de 2012

Balão e bolas infláveis da Operação Lei Seca vão invadir o carnaval carioca


Ação conscientiza foliões sobre o perigo de dirigir alcoolizado durante os desfiles dos principais blocos da cidade


Bloco Simpatia é Quase Amor, Ipanema /Foto: Clarice Castro

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Governo, preparou um grande esquema de ações de conscientização para o período do carnaval. A campanha vai invadir os blocos cariocas com os homens-balão – pessoas vestidas com o balão característico da Operação Lei Seca – que irão distribuir ventarolas (leques de papel rígido) e adesivos com a marca do projeto, além de conversar com os foliões sobre os perigos de dirigir alcoolizado. Neste sábado (11/2), a ação começou no bloco Simpatia é quase Amor, no Jardim Botânico.
 O estudante de Jornalismo, Renan Bernardes, de 28 anos, participou da iniciativa durante o desfile do bloco.
- Apoio completamente a Lei Seca. Acho de extrema importância, não só no carnaval, mas o ano todo. 
A estudante de Moda, Leticia Pinheiro, 22 anos, que também brincava Carnaval, disse que ajuda a conscientizar amigos e parentes. 
- Sou super a favor da campanha. Na medida do possível, tento conversar com amigos e falo da importância de não beber e dirigir. 
O coordenador da ação Invasão Lei Seca nos Blocos, Leonardo Leal, disse que a receptividade da campanha este ano foi maior. 
- Neste segundo ano, o jovem agora entendeu que a proposta é conscientizar e não proibir o uso do álcool – afirmou Leal.
A iniciativa prevê duas equipes com 11 promotores de eventos em diferentes pontos do mesmo bloco carnavalesco. Além dos homens-balão, cadeirantes também ajudarão a divulgar o trabalho de conscientização da Operação Lei Seca.
 Serão seis dias de atuação nos principais blocos da cidade. A bola inflável, característica da Operação Lei Seca, também estará nos blocos de carnaval, sendo jogada para a multidão.
Além destas medidas, o balão de ar quente que fez tanto sucesso no período das festas de fim de ano, volta com força total no carnaval. Preso por cordas ao solo, ele subirá aproximadamente 40 metros de altura (equivalente a um prédio de 12 andares) e vai funcionar a partir desta sexta-feira (17/2) até o dia 21 de fevereiro, das 17h às 23h.
A equipe da Lei Seca montará o balão numa área isolada de 50 x 50 metros na orla de Copacabana, em frente à rua Princesa Isabel. Depois do voo gratuito, com capacidade para até três pessoas por viagem e duração média de três minutos, os participantes ganharão uma camiseta especial da campanha Operação Lei Seca de Carnaval. Ao final da ação, a previsão é de que 250 passageiros tenham aproveitado o passeio no equipamento.
- Com o horário de verão, será possível aproveitar a vista também durante o dia. É realmente para curtir o clima de festa e trazer a sociedade pra dentro do balão, para se sentir integrante da Lei Seca ajudando a disseminar a mensagem da campanha de não beber e dirigir - afirmou o coordenador da Operação, major Marco Andrade. 


Lei Seca presente nos cartões-postais da cidade

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões-postais da cidade, 8 bóias-blimps iluminadas, com 5 metros de diâmetro e feitas de lona plástica, permanecerão flutuando em diferentes pontos da lagoa, próximas às avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, a partir de 16/02 (quinta-feira) até 23/02 (quinta-feira).
No mesmo período, também serão instalados ao longo das orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, 16 blimps com 3 metros de diâmetro, que serão amarrados aos postes da cidade.
A ação de conscientização também será promovida no Sambódromo junto aos foliões. Dentro da Praça de Shopping, será instalado um quiosque onde agentes da Operação Lei Seca e cadeirantes informarão sobre os perigos da combinação álcool e direção.

Fiscalização reforçada

No período de carnaval a fiscalização também será intensificada e todo o efetivo estará mobilizado para combater a imprudência dos motoristas ao volante. Entre os dias 17 e 26 de fevereiro, 200 agentes, entre funcionários da Secretaria de Governo, da Polícia Militar e do Detran, estarão nas ruas, divididos em sete equipes para cada dia. No total, serão feitas 76 blitzes, todas realizadas no período noturno.
Para o major Marco Andrade, a fiscalização é importante para que acidentes sejam evitados e as vidas, preservadas. “As pessoas podem beber, podem se divertir, podem comemorar, mas precisam se preocupar na forma com que vão voltar pra casa. Não podem dirigir depois de ingerir álcool. Nossos agentes vão passar essa mensagem", afirma o major.

Balanço Oficial da Lei Seca

Lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo, com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense. Os motoristas são abordados em blitzes nas ruas e passam pelo teste do etilômetro para medir o teor de álcool no sangue.
Desde o início da campanha até a madrugada deste sábado (11/02), 674.181 motoristas foram abordados, 122.733 foram multados, 30.073 veículos foram rebocados e 54.062 motoristas tiveram a carteira de habilitação apreendida. Os agentes realizaram 609.428 testes com o etilômetro. Desse total, 5.315 condutores sofreram sanções administrativas e, 1.938 criminais.


Serviço de Carnaval:


Ações de conscientização nos blocos – “homens-balão”:


12 de fevereiro – domingo
- Suvaco de Cristo
Concentração: Rua Jardim Botânico, esquina com rua Faro
Horário: 9h

17 de fevereiro – sexta-feira
- As Carmelitas

Concentração: Rua Dias de Barros
Horário: 15h

18 de fevereiro – sábado
- Dois pra lá dois pra cá
Concentração: Casa de Dança Carlinhos de Jesus, na rua Álvaro Ramos
Horário: 10h

- Empolga às 9
Concentração: Avenida Atlântica com Avenida Rainha Elizabeth
Horário: após o bloco Dois pra lá dois pra cá

19 de fevereiro – domingo
- Bangalafumenga
Concentração: Avenida Infante Dom Henrique, em frente ao Coreto Modernista
Horário: 10h

20 de fevereiro – segunda-feira
- Se não quiser me dá me empresta
Concentração: Avenida Vieira Souto em frente ao posto 10
Horário: 16h

- Banda Atlântica
Concentração: Avenida Atlântica esquina com Constante Ramos
Horário: 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário