sábado, 11 de fevereiro de 2012

Neste domingo, prefeito do Rio inaugura novo Sambódromo, que ganha o traçado orginal projetado por Niemeyer há quase 30 anos




Com mais 12.500 lugares,  Sambódromo é o primeiro local de competição e o segundo equipamento olímpico a ficar pronto para os Jogos de 2016

A Prefeitura do Rio dá mais um passo decisivo na preparação da cidade para Rio 2016. Neste domingo (12/02), mais de quatro anos antes, o prefeito Eduardo Paes - acompanhado do arquiteto Oscar Niemeyer e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman - inaugura o novo Sambódromo:primeiro local de competição e o segundo equipamento olímpico de 2016 a ser entregue à população. Depois de uma grande reforma, que tirou do papel o projeto original de Niemeyer, a Marquês de Sapucaí é reaberta com novo sistema de sonorização e a capacidade de público ampliada: os quatro novos conjuntos de arquibancadas, frisas e camarotes oferecerão 12.500 lugares a mais. O espaço terá finalmente o traçado projetado pelo arquiteto há quase 30 anos, equilibrando os dois lados da Sapucaí como se fosse um espelho. Em 2016, a Passarela do Samba - palco da maior festa popular do planeta, o Carnaval - abrigará a prova máxima das olimpíadas - a Maratona -, além das competições de tiro com arco olímpica e paralímpica.
 Às 16h, Paes corta a faixa e abre as novas arquibancadas do setor par ao público. Para marcar a abertura oficial do Sambódromo como local de competição dos Jogos, às 16h30, prefeito e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, dão a largada à "Corre Aí na Sapucaí", prova de 5,5 km que terá entre os corredores o medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze em Atenas 2004.
Durante a prova, sambas-enredo antigos e atuais embalarão o público. Após a chegada dos primeiros colocados e a premiação, serão descerradas placas comemorativas de inauguração do novo Sambódromo como espaço do Carnaval e equipamento olímpico. Às 19h30, as baianas farão a lavagem da pista oficializando a entrega da Sapucaí ao povo carioca e a abertura da Avenida para o Carnaval 2012. Logo após, a Beija-Flor entra na Sapucaí para encerrar os ensaios técnicos com teste de luz e som do novo Sambódromo. 


CRONOGRAMA

15h30 - Chegada da imprensa
16h - Prefeito corta faixa no Setor 2 e abre oficiamente as novas  arquibancadas ao público
16h30 - Largada da "Corre Aí na Sapucaí"
17h30 - Premiação dos primeiros colocados
18h - Abertura oficial do Sambódromo para o Carnaval com descerramento de placas no Setor 2 - Prefeito estará acompanhado do arquiteto Oscar Niemeyer, do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira. 
19h30 - Lavagem da Passarela do Samba pelas baianas. 
20h30 - Ensaio técnico com teste de som e luz com a Beija-Flor de Nilópolis

     
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
    Por: Assessoria de Imprensa do Prefeito Eduardo Paes


Nenhum comentário:

Postar um comentário