quarta-feira, 23 de maio de 2012

Abuso infantil em debate





Na última sexta-feira (18/05) foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em consequência da data, a Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizou um debate público no Plenário Teotônio Vilella com o tema ‘Conscientização e combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil'.
Os crimes sexuais contra as crianças e os adolescentes acontecem não só através do abuso sexual, mas também na prostituição de menores. Muitas vezes o criminoso é membro da própria família, ou pessoa próxima à vítima. Outra preocupação é a internet, que possibilita que pedófilos seduzam as vítimas através de conversas e troca de imagens online.
Muitas deficiências na luta contra a violência sexual infanto-juvenil foram apontadas na ocasião. Por parte da própria família, foram destacadas a falta de proximidade entre os pais e seus filhos, a liberdade das crianças no acesso à internet sem a supervisão de um responsável e a falta de conhecimento dos sinais que crianças possam demonstrar. Por parte dos poderes públicos, faltam médicos, psicólogos e representantes na Justiça capacitados para cuidar do caso, além da divulgação dos canais de comunicação e ações que incentivem a conscientização da população sobre o tema e a relevância da denúncia. O desembargador Siro Darlan ressaltou ainda a importância de o Tribunal de Justiça criar uma vara específica para tratar dos casos ligados a crianças. "Os crimes são direcionados às varas comuns e, muitas vezes, causa constrangimento para a criança. Esses casos precisam de profissionais capacitados, com sensibilidade apurada e para tratar dos abusos cometidos", explicou o desembargador, que pediu ao vereador Tio Carlos (DEM), presidente da Comissão, que oficializasse o pedido ao Tribunal de Justiça.
Há oito anos, o Conselho Estadual da Defesa da Criança e do Adolescente criou o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual que estabelece ações, metas e prazos no combate à violência sexual infanto-juvenil. Falta agora a mobilização e articulação de toda a sociedade para sua implantação. Para o vereador Tio Carlos, que presidiu o debate, essa discussão precisa ser lembrada todos os dias e não apenas no dia 18 de maio. "Não podemos deixar esse problema cair no esquecimento. É um debate profundo que necessita da reflexão de todas as pessoas. Além disso, é preciso ressaltar a importância de se denunciar sempre os abusos, pois só assim poderá haver um controle em cima do número efetivo de casos", finalizou o vereador.

Fonte: Portal da Câmara Municipal do Rio de Janeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário