terça-feira, 18 de outubro de 2011

Associação de hotéis Roteiros de Charme completa 20 anos como referência internacional de turismo sustentável

Pioneira em adotar princípios sustentáveis na hotelaria brasileira, a associação Roteiros de Charme abre nessa quarta-feira (19/08), no Rio de Janeiro, as comemorações de seu aniversário de 20 anos com o lançamento do Guia 2012 de hotéis. O Guia traz 55 hotéis charmosos e sustentáveis em todo o Brasil.
A associação acaba de ganhar destaque internacional como exemplo bem sucedido de promover a economia verde na indústria hoteleira. O projeto de Meio Ambiente da Roteiros de Charme é o único case brasileiro mostrado no novo site daGlobal Partnership on Sustainable Tourism, fórum internacional dedicado ao turismo sustentável, liderado pela UNEP, agência ambiental da ONU.
A associação Roteiros de Charme foi fundada com inspiração nas metas da Conferência Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a ECO 92, e marca presença em 15 estados brasileiros e em 47 destinos turísticos. Os empreendimentos são pousadas e hotéis de pequeno e médio porte - podem ter até 60 apartamentos - preocupados em oferecer atendimento e serviços de qualidade integrados à cultura e ao modo de vida locais. Cinco hotéis entraram este ano para a associação: Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande, em São Paulo; a Pousada Rabo do Lagarto, em Domingos Martins (Pedra Azul), no Espírito Santo; a Pousada SPA Mirante da Colyna, em Monte Verde, Minas Gerais; a Pousada Villas da Serra, na Serra de São Bento, no Rio Grande do Norte e a Pousada Maya,  em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, Goiás.
“A associação foi criada para atender viajantes que valorizam os pequenos detalhes encontrados em nossos variados ecossistemas, que são exigentes quanto à qualidade das instalações e dos serviços e que ainda se preocupam com a responsabilidade sócio-ambiental”, detalha o presidente e um dos fundadores da associação de Hotéis Roteiros de Charme, Helenio Waddington.
Nesses 20 anos, a Associação buscou encontrar e incentivar opções de hospedagens de qualidade que evitassem ao máximo os impactos ambientais e que trouxessem, ao mesmo tempo, algum tipo de benefício para as comunidades existentes nos destinos onde se encontram. Para atingir as metas de desenvolvimento sustentável, a associação criou, em 1999, um Código de Ética e Conduta Ambiental, que deve ser adotada e implementada na prática por todos os hotéis Associados
As diretrizes do código envolvem, entre outros, preocupações com conservação de energia, água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, reutilização e reciclagem, redução da poluição sonora e atmosférica, controle no uso de substâncias tóxicas e adversas, eliminação de desmatamento e envolvimento dos fornecedores e prestadores de serviço com as políticas do código.


Serviço Associação Roteiros de Charme:

Reservas e informações
Tels: 21 2287-1592/ 2522-1102
0800 025 15 92

Nenhum comentário:

Postar um comentário