segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Porto Maravilha: Prefeito do Rio dá início às obras do prédio do Museu do Amanhã

Nessa terça-feira (01/11), às 15h, o prefeito Eduardo Paes dá início às obras de construção do prédio do Museu do Amanhã, no Píer Mauá. Uma parceria com a Fundação Roberto Marinho, o museu tem o projeto concebido pelo renomado arquiteto Santiago Calatrava e é uma das âncoras do Projeto Porto Maravilha, de revitalização da Região Portuária.  O prédio terá 15 mil metros quadrados e sua arquitetura vai dialogar com a temática da sustentabilidade. O espaço será dedicado às Ciências, mas terá um formato diferente dos museus de História Natural ou de Ciências& Tecnologia já conhecidos. O Museu do Amanhã será um ambiente de experiências, que vai permitir ao visitante fazer escolhas pessoais, vislumbrar possibilidades de futuro, perceber como será sua vida e a do planeta nos próximos 50 anos. 
O museu será erguido no Píer Mauá em meio a uma grande área verde, com paisagismo projetado por Calatrava e desenvolvido pelo escritório carioca Burle Marx e Cia. Serão cerca de 30 mil metros quadrados que incluem, além do prédio, área de lazer e ciclovia. Desde dezembro do ano passado, a prefeitura vem executando obras de reforço estrutural do píer e fundações do museu e do espelho d’água. 
A construção do Museu do Amanhã foi incluída no pacote de obras da prefeitura que estão sendo realizadas pelo Consórcio Porto Novo através da maior PPP (Parceria Público-Privada) do País. Assim como demais intervenções do Porto Maravilha já em andamento, o prédio também vai ser custeado pela venda dos CEPACs (Certificados de Potencial Adicional de Construção), ou seja, sem recursos do tesouro municipal. Além disso, o Museu do Amanhã vai contar ainda com o patrocínio do Banco Santander, que vai investir na implantação da museografia e no programa de sustentabilidade durante dez anos.


Local: Píer Mauá, Centro do Rio.


Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Assessoria de Imprensa do Prefeito Eduardo Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário