terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vinte anos da Associação de Hotéis Roteiros de Charme: pioneirismo na hotelaria sustentável no país e parcerias com a ONU

  
O idealismo de cinco hoteleiros brasileiros viabilizou uma iniciativa pioneira no Brasil no que se refere à hotelaria sustentável. A associação de Hotéis Roteiros de Charme - que já conquistou parcerias com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a UNEP), e com a Organização Mundial do Turismo, a OMT, nasceu inspirada pelas metas da Conferência Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a ECO 92, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992. Cinco pequenos hotéis brasileiros se reuniram para pensar formas de executar o turismo sustentável, equilibrando a viabilidade econômica e os compromissos ambientais.

“A associação foi criada para atender viajantes que valorizam os pequenos detalhes encontrados em nossos variados ecossistemas, que são exigentes quanto à qualidade das instalações e dos serviços e que ainda se preocupam com a responsabilidade sócio-ambiental”, detalha o presidente e um dos fundadores da associação de Hotéis Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

Nesses 20 anos, a Associação buscou encontrar e incentivar opções de hospedagens de qualidade que evitassem ao máximo os impactos ambientais e que trouxessem, ao mesmo tempo, algum tipo de benefício para as comunidades existentes nos destinos onde se encontram. Para atingir as metas de desenvolvimento sustentável, a associação criou, em 1999, um Código de Ética e Conduta Ambiental, que deve ser adotada e implementada na prática por todos os hotéis Associados

As diretrizes do código envolvem, entre outros, preocupações com conservação de energia, água, tratamento de esgoto, preservação de áreas de importância ambiental, reutilização e reciclagem, redução da poluição sonora e atmosférica, controle no uso de substâncias tóxicas e adversas, eliminação de desmatamento e envolvimento dos fornecedores e prestadores de serviço com as políticas do código.

Nenhum comentário:

Postar um comentário