domingo, 28 de agosto de 2011

Edição 2011 do Barra Sustentável está marcada para 1º de setembro



Ciclo de palestras e debates, realizado pelo Sheraton Barra, pretende discutir melhorias para questões ambientais do bairro

O novo Plano Diretor e a nova Macrozona Condicionada serão os temas que nortearão a terceira edição do encontro Barra Sustentável, que acontecerá no dia 1º de setembro, no Salão Marapendi do Sheraton Barra Hotel & Suites. São esperados políticos, ambientalistas, empresários e entidades civis do bairro, que discutirão alternativas para garantir a qualidade de vida da região, em uma união de esforços para assegurar o crescimento sustentável da Barra da Tijuca e adjacências.
Em fevereiro de 2011, o novo Plano Diretor da cidade do Rio de Janeiro, aprovado pela Câmara dos Vereadores, dividiu a cidade em quatro macrozonas, entre elas a Macronoza Condicionada, formada por Barra, Recreio, Guaratiba e Vargem Grande. O plano prevê que o credenciamento dessa região esteja condicionado a planejamentos de investimentos em obras de infraestrutura e proteção ambiental, evitando o crescimento desordenado.
Um café da manhã com palestras, estilo talk-show, com interação do público, via perguntas e respostas, marcam o Barra Sustentável. O encontro, que será mediado pela Prof. Patricia de Sá, da FGV,  será divido em dois painéis de debates: Urbanização e Sustentabilidade na região - licenciamento ambiental, gestão do lixo e esgoto, economia de energia e água, mitigação dos impactos ambientais – e Mobilidade Urbana e Sustentabilidade na região - redução da emissão de CO2, áreas de estacionamento para o comércio da região afetado pelas obras, conexão entre terminais públicos e transporte privado (veículos dos moradores e frotas dos condomínios), mitigação dos impactos ambientais das obras viárias (vegetação, lagoas, fauna, ruído, resíduos, subsolo, poluição no ar) e ampliação da rede do Metrô dentro do bairro. Por fim, serão discutidas possibilidades de criação de mecanismos bem sucedidos para influenciar políticas públicas e comprometer ações empresariais com a sustentabilidade.
Encerrando a terceira edição do encontro, serão premiados os vencedores doConcurso Universitário “Nós pela MacroZona”, promovido pelo Barra Sustentável, que apresentaram trabalhos de pesquisa sobre questões sócio-ambientais da região.
Em 2011, o Barra Sustentável ganhou uma identidade própria e uma logomarca, para servir de “guarda-chuva” a outras iniciativas ligadas à qualidade de vida e sustentabilidade da região. Diversas ações antecederam o encontro, como a Blitz do Dia Mundial do Meio-Ambiente, com mutirão de limpeza da orla da Barra da Tijuca, e entrevistas com a população circulante sobre os problemas do bairro, levadas aos palestrantes do debate.
A iniciativa do evento é do Sheraton Barra Hotel & Suites, que pertence à bandeira Starwood. Desde 2009, o Sheraton Barra possui o Comitê Verde que realiza com total apoio e colaboração da gerência geral da propriedade várias ações internas de sustentabilidade. “Nós, do Sheraton Barra Hotel & Suites, acreditamos que o nosso crescimento e o bem-estar da sociedade estão intrinsecamente ligados à saúde do ambiente. Assim, nós abraçamos a nossa responsabilidade e estamos empenhados em integrar e liderar práticas ambientais e princípios de sustentabilidade em nosso negócio”, diz Ana Claudia Nery, Diretora de Vendas & Marketing do Sheraton Barra.
Para o Pão de Açúcar, patrocinador da terceira edição do Barra Sustentável, a sustentabilidade é parte do DNA do Grupo e o respeito ao meio ambiente faz parte da sua gestão estratégica, “Acreditamos que temos um importante papel na divulgação da sustentabilidade e há 20 anos realizamos ações com o propósito de estimular hábitos mais sustentáveis de consumo. Investimos em várias frentes que tenham esse propósito e que possam esclarecer e engajar as pessoas em torno dessa causa",  diz Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar.
Também apóiam o terceiro encontro Barra Sustentável: Apoio institucional - ABIH, ACIBARRA, ACIR, AIB, AMAR, Câmara Comunitária da Barra, Sub-Prefeitura da Barra e Jacarepaguá, Riotur, Rio Convention & Visitor Bureau. Apoio empresarial - Amigo Mundo, Universidade Estácio de Sá, Congress Rental, Madre Comunicação, Papel Semente e Rede Elemidia.

Sobre a Barra da Tijuca


Nos anos 60, a Barra da Tijuca era um imenso areal com mais de 25 quilômetros de praia. O início da ocupação se deu com o loteamento do Jardim Oceânico, quando foi elaborado o Plano Piloto de Lúcio Costa, em 1969.  Foi em meados dos anos 70, com a inauguração da Auto-Estrada Lagoa Barra, que houve a transformação da região com a construção dos condomínios Atlântico Sul, Nova Ipanema, Novo Leblon, Barramares e Riviera Del Fiori. Ainda neste período surgem dois pontos comerciais importantes para o desenvolvimento econômico: o Carrefour e o Barrashopping. Na década de 80 ocorreu a urbanização da Avenida Sernambetiba, tornando a orla um dos espaços mais cobiçados da cidade. No início dos anos 90, duas grandes intervenções urbanas foram imprescindíveis para a consolidação do desenvolvimento da Barra: as duplicações das Avenidas da Américas e Ayrton Senna, que criaram dois grandes corredores viários e melhoraram o acesso e a circulação interna do bairro. Em janeiro de 1998, entrava em operação a Linha Amarela acelerando o desenvolvimento econômico da região. Com a via expressa encurtaram-se as distâncias entre a Barra e o Centro, os aeroportos e as entradas e saídas da cidade. O bairro tornou-se atrativo para empresas que começaram a mudar suas sedes para o local. E como todo lugar que se desenvolve, problemas surgem. Além de falta de investimento em transporte, o meio ambiente também foi afetado. E é por isso que o Sheraton Barra insiste em debater o tema.


PROGRAMA:

8h -8h30min – Credenciamento e Café da Manhã de Boas-Vindas

8h30min-9h  ABERTURA - O novo Plano Diretor e a Macrozona Condicionada
Temas: o que muda para os empreendimentos na região, em curso e futuros; a operacionalidade do Plano – que órgão cuida do que; qual a tramitação jurídica até sua implantação – prazos e fóruns de aprovação.

9h -9h30min - PAINEL 1 – Urbanização e a Sustentabilidade na região
Temas: licenciamento ambiental, gestão do lixo e esgoto, economia de energia e água, mitigação dos impactos ambientais

9h30min -10h  DEBATE COM OS PALESTRANTES

10h – 10h30min - PAINEL 2 – Mobilidade Urbana e a Sustentabilidade na região

10h30min -11h - DEBATE COM OS PALESTRANTES

11h -11h30min  ENCERRAMENTO – Unindo esforços por uma causa comum

11h30min – 12h - PREMIAÇÃO CONCURSO “NÓS PELA MACROZONA”

1º Lugar ALUNO – uma passagem com acompanhante (ida/volta) para Santiago com hospedagem para casal no W Santiago (rede Starwood, categoria cinco estrelas), com café da manhã incluído.

1º Lugar PROFESSOR-ORIENTADOR – duas diárias de hospedagem no Sheraton Barra Hotel & Suites, com café da manhã incluído

A inscrição para o Barra Sustentável é gratuita e deve ser feitas através do site: www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 30 de agosto. 

O Sheraton Barra fica na Av. Lucio Costa, 3.150, Barra da Tijuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário