quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Prefeito do Rio inaugura o "Parque dos Atletas", na Zona Oeste do Rio






Primeira obra olímpica :  local irá a sediar o Rock in Rio em setembro


Na manhã do dia 6 de agosto, o “Parque dos Atletas” na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes e entregue ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Esta é a primeira obra olímpica a ser inaugurada na cidade, cinco anos antes das Olimpíadas.
Em seu discurso Paes repetiu uma frase que havia dito no dia anterior, quando empossou a presidente Maria Sílvia, no Palácio da Cidade. “Existem dois tipos de Olimpíadas: as que se servem da cidade e a cidade que se serve das Olimpíadas. O Rio de Janeiro  vai se servir das Olimpíadas para se transformar. O principal papel das Olimpíadas é o legado que ela vai deixar para a nossa cidade. Nós, eu falo em nome da Prefeitura, mas incluo os governos estadual e federal, estamos entregando, cinco anos antes, este equipamento, com essa qualidade, que já vai servir agora para o Rock in Rio e servirá como uma área de lazer para toda essa região. Queremos deixar a população tranquila e afirmar que nós vamos entregar as melhores Olimpíadas realizadas na história”, declarou Paes. 
O prefeito também destacou a importância das obras que estão sendo realizadas na região.  “Ano que vem entregamos  a Transoeste, por onde vão circular os BRTs, os ônibus expressos. As obras da  Transcarioca também estão em pleno vapor, quem passa pela Zona Norte pode comprovar. Já a  Transolímpica ainda está sendo licitada,  ou seja, é um conjunto de intervenções que muda a vida das pessoas. As Olimpíadas significam uma possibilidade da gente transformar para melhor a nossa cidade e é isso que estamos buscando fazer”.
A inauguração, além da presença do prefeito, contou com a participação do presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes; do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; da secretária estadual de Esportes e Lazer, Marcia Lins (representando o Governador Sérgio Cabral); do vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz;  dos vereadores, Luiz Antonio Guaraná, Patricia Amorim, Chiquinho Brazão; do representante do Rock in Rio, Rubem Medina e de diversos secretários municipais. Representando a região da Barra, Jacarepaguá e Vargens, o subprefeito Tiago Mohamed, o administrador regional, Leandro Marques, os empresários Carlos Fernando de Carvalho e Carlos Felipe Carvalho, da Carvalho Hosken, o  presidente da AMOR, Alexandre Fonte, da AciBarra, José Wilson, o administrador da Vila Olímpica do Mato Alto, Renato Oazen, entre outros líderes comunitários.  Os atletas da Time Rio, Natália Falavigna e João Gabriel também participaram do evento.
As crianças e jovens atendidos nos projetos, da secretaria municipal de Esportes e Lazer, Rio em Forma Olímpico,  realizado nas Vilas Olímpicas do Rio e na Cidade das Crianças Leonel Brizola fizeram apresentações de ginástica rítmica, taekwondo,  vôlei e futebol.


Parque dos Atletas

O parque dos Atletas, o local que também irá sediar o Rock in Rio, possui uma área de 123 mil m² que servirá como espaço de recreação para os atletas olímpicos, com grande área verde e arena para shows. A área será utilizada, antes mesmo dos Jogos Olímpicos como um polo cultural recebendo shows e grandes eventos como o Rock in Rio, em setembro e outubro deste ano. A obra inclui serviços de terraplanagem, drenagem, instalações de equipamentos em geral e pavimentação. O projeto procurou compatibilizar diferentes usos para uma mesma área.
No local será construído um grande palco central para abrigar shows. Para eventos de grande porte, também serão construídas duas outras áreas distintas, sendo  um ambiente fechado e outro ao ar livre, para que venham a permitir  que várias apresentações ocorram simultaneamente.
O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, disse que o Parque dos Atletas é mais um grande legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos:  “Esse parque vai servir durante os jogos para os atletas. É um local de concentração. Aqui os atletas terão a oportunidade de praticar outras modalidades de esportes, como jogar tênis não sendo tenista. É uma novidade em termos de Jogos Olímpicos."
O pontapé inicial do parque será a quarta edição do Rock in Rio que será realizada entre os meses de setembro e outubro. Também existe uma possibilidade da área abrigar o festival em 2013 e 2015.

Fonte: Associação de Imprensa da Barra - Plantão Barra - Graça Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário