quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Exposição “Percurso – Retratos de Julio Piroh” será lançada na Galeria Manoel Bandeira da Academia Brasileira de Letras



Com entrada gratuita, o público poderá conferir 23 obras do artista cubano

O pintor e escultor cubano Julio Piroh abre sua exposição “Percurso – Retratos de Julio Piroh”, sexta-feira, dia 19 de agosto, na Galeria Manoel Bandeira da Academia Brasileira de Letras. 
Entre os 23 trabalhos expostos será possível conferir retratos de anônimos, de figuras públicas - como o jornalista Ricardo Boechat e o atual presidente da ABL, Marcos Vilaça -, além de uma série de autorretratos.
 Piroh mostra desde a pura imagem como exercício pictórico até o passar do tempo pelo rosto e a alma do retratado. O próprio título da exposição confirma a intenção do artista de dividir suas andanças, utilizando principalmente o realismo e remetendo a alguns traços do expressionismo.
 As técnicas utilizadas pelo artista variam de acordo com o propósito de cada obra: guache, óleo e pastel, entre outros. Nos quadros mais recentes, sejam naturais ou baseados em documentos fotográficos, como ajuda à memória visual dos detalhes, ele começa o trabalho com a construção de um desenho muito apurado, para, depois, iniciar a pintura.
 Em 1968, quando dava os primeiros passos nas tentativas de retratos, realizou suas primeiras obras desse gênero pictórico; que foram uma imagem de sua mãe, numa tela pequena, e um retrato feito em aquarela de José Feliciano, cantor e violonista porto-riquenho. Ambos baseados em fotos. 
Há 13 anos no Brasil, Piroh atualmente dedica-se à pintura com óleo e à escultura em diversas matérias, desde o mármore direto, o aço, o ferro e os modelados de argila e cera, esses últimos atualmente em processo para fundição de bronze.
 Algumas das conquistas de sua carreira que podem ser destacadas são o prêmio para criação e confecção dos Murais do Hospital Júlio Dias, situado em Cuba, e as coleções públicas no Kanagawa Prefeitural Gallery (Japão); Museu da Estampa (México); Sociedade de Amizade Cubano Sueca (Suécia); Gabinete de Estampas do Museu Nacional de Cuba; Houston Art Museum (USA).
 A mostra é gratuita e acontece até o dia  16 de setembro.
Mais informações sobre Julio Piroh - e suas obras – no site atelierjuliopiroh.com.br


A Academia Brasileira de Letras fica na Av. Presidente Wilson, 203, Castelo - Telefone: (21) 3974-2548




Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 18h


Nenhum comentário:

Postar um comentário