quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Rio 2016: prefeito e presidente do IAB anunciam resultado do Concurso Internacional para o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico



Foram inscritos no concurso 60 trabalhos de 18 países. Após a competição, equipamentos esportivos e novos empreendimentos formarão uma área que será referência de planejamento e sustentabilidade para a cidade

O prefeito Eduardo Paes e o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães,anunciam nesta sexta-feira, 19 de agosto,  o resultado do Concurso Internacional para o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico Rio 2016. O concurso, realizado pela Prefeitura do Rio em parceria com o IAB, reuniu 60 trabalhos de escritórios de arquitetura de 18 países e entra para a história como o primeiro concurso urbanístico internacional do Brasil. O encontro acontecerá às 9h30, no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca,Zona Oeste do Rio .
 O Parque Olímpico, erguido na área hoje ocupada principalmente pelo Autódromo de Jacarepaguá, será o coração dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Com área de 1,18 milhão de metros quadrados, vai abrigar disputas de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas. O plano geral urbanístico prevê dois cenários. No modo “Jogos Olímpicos”, o projeto assegura as melhores condições para a realização e operacionalização da competição esportiva. No modo “Legado”, garante a viabilidade da implantação dos novos empreendimentos de forma sustentável. Com isso, após os Jogos Olímpicos, equipamentos esportivos e novas construções formarão uma área que será referência de planejamento e sustentabilidade para a cidade.
 O ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Artur Nuzman, e a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia Bastos Marques, também participam da solenidade.

O Parque Aquático Maria Lenk fica naAvenida Embaixador Abelardo Bueno, s/nº - Entrada pelo Portão 4 - Barra da Tijuca.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Assessoria de Imprensa do Prefeito Eduardo Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário