quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Transoeste acaba com os sinais na Av. das Américas, na Barra da Tijuca



Protótipo de Estação BRT será instalado no Novo Leblon


Reunião ,9 de agosto, na Câmara Comunitária da Barra /  Foto:Graça Paes / AIB



Na noite de terça-feira,  dia 9 de agosto, o subprefeito da Barra, Jacarepaguá e Vargens, Tiago Mahamed, juntamente com engenheiros responsáveis pelas obras da Transoeste eTranscarioca e representantes da secretaria municipal de transportes, palestrou na sede da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, sobre as alterações viárias dos corredores expressos na região da Barra da Tijuca.
Atualmente a obra viária mais adiantada da cidade é a Transoeste, que tem previsão de entrega à população até maio de 2012. O corredor expresso trará inúmeras alterações viárias para a cidade, principalmente para a Barra da Tijuca, sendo uma delas a substituição dos semáforos na Avenida das Américas por passarela de pedestres, a construção de pontes e viadutos.
De acordo com a subprefeitura o trecho que compreende a Avenida das Américas e a Avenida Ayrton Senna é o que vai sofrer as maiores alterações viárias. Entre as intervenções está a construção de dois mergulhões, a princípio seriam três, mas de acordo com estudos da CET-RIO, o projeto do terceiro, que seria construído próximo ao Via Parque, foi substituído por duas alças viárias que vão ligar a Avenida Abelardo Bueno ao Via Parque. Os mergulhões visam eliminar os retornos que tanto causam engarrafamentos na Barra. Também será construída uma nova pista ligando a Linha Amarela a Av. Ayrton Senna e uma ponte estaiada sobre o Canal do Camorim que vai começar na Avenida Ayrton Senna. Parte do canteiro central irá abrigar o corredor do BRT, mas a ciclovia e a vegetação serão realocadas, também não será removido o monumento do Pan, que está localizado na Av. Abelardo Bueno.
Subprefeito da Barra e de Jacarepaguá, Tiago Mohamed lembra que a Transoeste vai  melhorar a qualidade do trânsito na Barra e toda região, facilitar o tráfego de veículos, diminuir o tempo de trajeto para deslocação entre bairros próximos. Ele também ressalta que como em toda obra, é necessário passar por alguns sufocos até que se chegue ao resultado final.  “Estas intervenções viárias, principalmente a Transoeste, não são apenas uma questão de cumprir requisitos para as Olimpíadas. Esta obra está projetada há bastante tempo, mas com o crescimento da Barra e do Recreio, o corredor se tornou mais do que necessário”, declarou Mohamed, que também acrescentou que em 30 anos a cidade do Rio de Janeiro não via tantos investimentos, principalmente em transporte público.
Já o corredor TT, também chamado de Transcarioca, cujo custo aproximado é de R$ 1,3 bilhão, foi dividido em dois lotes de obras, a serem concluídos em três anos. As obras na Barra estão em andamento próximo a Cidade da Música e ao Via Parque, elas compreendem o primeiro trecho que abrange a Barra da Tijuca, diversos bairros da zona oeste e bairros da zona norte, de 28 km e o corredor T5 que terá ao todo 39 km e transportará cerca de 400 mil passageiros por dia. A expectativa da prefeitura é de uma redução de 60% no tempo gasto no trajeto entre a Barra e a Ilha do Governador, passando por bairros da zona norte como Madureira e Penha.
Os demais corredores a serem construídos na cidade são: a Transolímpica e a Transbrasil. A Transolímpica está sendo licitada e será uma das obras que vai compreender o maior número de desapropriações, o que irá dificultar os trabalhos iniciais e a Transbrasil que está em fase de planejamento.

Fonte: Associação de Imprensa da Barra - Plantão Barra - Graça Paes

Um comentário:

  1. OLÁ DENISE.

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    OBRAS, OBRAS, OBRAS, OBRAS,OBRAS... E 1 BILHÃO PRA CONSTRUIR UM ESTÁDIO DE FUTEBOL E MANAUS, OUTROS MUITOS MILHÕES PARA REFORMAR A REFORMA DA REFORMA DO MARACANÃ QUE FOI OUTRO DIA REFORMADO E DINHEIRO DO POVO DOADO AO CORINTIAS PARA CONSTRUIR UM ESTÁDIO ...

    O POVÃO ESTÁ DE SACO CHEIO E ESTA COISA VAI ESTOURAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E A EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO...

    E A SAÚDE , SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE, SAÚDE..

    E A SEGURANÇA, SEGURANÇA, SEGURANÇA...

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    “HUMOR EM TEXTO”.

    A CRÔNICA DESTA SEMANA É:

    “CONQUISTA DA LUA: SEGREDOS E INTIMIDADES”

    O QUE NUNCA FOI CONTADO !!!

    VENHA CONFERIR.

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir