segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Londres: Paes quer trazer instalações temporárias de Basquete e Pólo Aquático para Jogos de 2016


Em cerimônia simbólica, prefeitos do Rio e de Londres, Boris Johnson, fazem passagem da bandeira olímpica e acertam troca de experiências na área de transportes

                                                                                               Foto : Beth Santos


LONDRES

 Em seu último dia na capital inglesa, o prefeito do Rio Eduardo Paes disse que quer trazer as estruturas de pelo menos duas instalações esportivas temporárias para os Jogos de 2016. As arenas de Basquete e Pólo Aquático de Londres, que somam 18 mil lugares, seriam enviadas ao Rio depois dos Jogos de Londres para serem reutilizadas nas Olimpíadas daqui. A informação foi dada por Paes nesta segunda-feira, dia 21, depois da visita do prefeito ao Parque Olímpico londrino. Guiado por representantes da Autoridade Pública Olímpica, do Comitê Organizador dos Jogos de 2012 e da Aecom - empresa inglesa responsável pela construção do Parque Olímpico de Londres e vencedora do concurso do projeto do Parque Olímpico do Rio -, Paes conheceu o Parque Aquático, as arenas de Basquete e de Handebol, o Velódromo, o Centro de Mídia, o Estádio Olímpico e ainda a Vila dos Atletas, que conta com 2.800 apartamentos para os 17 mil atletas olímpicos e paraolímpicos.
 - Reaproveitar instalações temporárias é uma solução mais sustentável, que evita o desperdício. A preocupação da organização dos Jogos de Londres é a mesma que a nossa: não construir elefantes brancos, estruturas de nível olímpico que depois dos Jogos não encontram utilidade. Daí a opção deles, que eu quero ampliar ainda mais nos Jogos do Rio - o uso de instalações provisórias. O que vi aqui foram estruturas incríveis que serão totalmente desmontadas ao término das Paraolimpíadas. A Arena de Basquete sozinha tem capacidade para 12 mil pessoas e é totalmente temporária. O Parque Aquáitco, que é lindo, só tem parte de sua estrutura permantente - dos 18 mil lugares, somente três mil permanecerão. Eu vejo como uma grande oportunidade a possibilidade de reuso de parte dessas instalações, disse o prefeito.
 O Parque Olímpico de Londres foi construído em Stratford, na zona leste da cidade, uma antiga área industrial abandonada e degradada. Foram necessários dois anos de planejamento e outros quatro de obras para dar vida ao Parque Olímpico. O solo precisou ser descontaminado e uma extensa área verde está sendo construída para transformar a atmosfera da região. Desde o início da instalação do Parque, os bairros do entorno passam por intensa revitalização, com a construção de condomínios, recuperação de espaços públicos, expansão da linha do metrô e a construção de um dos maiores shoppings da Europa, com 300 lojas, 70 restaurantes, dois hotéis com mais de 600 quartos e 17 salas de cinema.
- Aqui, tudo foi construído com muito pé no chão e de olho na realidade, nada de exageros, mas com o pensamento no que será melhor para a cidade. Nesse exemplo eu me baseio para fazer as Olimpíadas do Rio. Fiquei muito satisfeito, porque há dois anos estive aqui e agora esta área do Parque Olímpico está completamente transformada. Era degradada e está renascendo. O que estamos fazendo no Rio é exatamente isso, resgatando regiões da cidade que estavam esquecidas, explicou Paes.
 Ao deixar o Parque Olímpico, Eduardo Paes se reuniu com o prefeito de Londres, Boris Johnson, para tratar da cerimônia de Encerramento dos Jogos de 2012. Na prefeitura da capital inglesa, Paes e Johnson reproduziram o que acontecerá no ano que vem e fizeram uma passagem simbólica da bandeira olímpica. Em seu último compromisso oficial da viagem, Paes conversou com o prefeito de Londres sobre os preparativos da Rio 2016 e pediu sua ajuda na negociação com as construtoras para trazer parte das instalações esportivas temporárias de Londres para o Rio. Eles acertaram também a troca de experiências entre a equipe de transporte dos Jogos Olímpicos de 2012 e os responsáveis por planejar o esquema de transportes das Olimpíadas do Rio.
 - Queria ver de perto o desafio que a cidade vive ao se aproximar dos Jogos que ela vem organizando há cinco, seis anos. Essa troca de experiência nos ajuda a replicar os bons acertos e a entender as dificuldades. Combinamos com o Boris Johnson que, a partir de agora, o nosso pessoal de trânsito vai ter um contato mensal permanente com a equipe de trânsito de Londres. É uma das áreas que apresenta maior desafio tanto para nós quanto para eles. Além disso, conto com ele para me auxiliar no projeto de reutlizar as instalações temporárias deles no Rio. E levo daqui um importante conselho do prefeito londrino: as Olimpíadas nos ajudam nas transformações, mas a cidade vem sempre em primeiro lugar, concluiu o prefeito.
 Eduardo Paes embarcou de volta ao Rio no fim da tarde desta segunda-feira.




Fonte: Portal Prefeitura do Rio
Por: Rafael Lisbôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário