sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CIEI dá a partida no projeto COOL GLOBES no Brasil com palestra do consultor ambiental Roberto Vámos




No paredão, o aquecimento global,inimigo número 1 do planeta





Miniglobo do CIEI que já está na exposição no Jardim Botânico 

Na manhã de 14 de setembro, o CIEI – Centro Internacional de Educação Integrada-, escola brasileira internacional, de origem suíça, sediada no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro, teve o privilégio de abrir o circuito do projeto Cool Globes, no Brasil , com a palestra do consultor ambiental Roberto Vámos, representante, no Brasil, da ONG “The Climate Reality Project”, fundada  pelo ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, principal apoiadora do Cool Globes no Brasil.
 Logo após a palestra, foi plantada, no gramado da escola uma muda de planta nativa do horto do CIEI, colégio que há muito tempo está comprometido com a preservação do planeta. Foi um aluno do CIEI, Henrique Bergallo Rocha, que pela 1ª vez no Brasil calculou a poluição de sua própria escola. O estudo pioneiro repercutiu internacionalmente e motivou a Society for Conservation Biology a convidá-lo a apresentar o seu trabalho na China, em julho de 2009.
 Diante de uma platéia de alunos e professores de disciplinas afins com a defesa do meio ambiente,  Roberto Vámos destacou que o aquecimento global é, de longe, o maior desafio enfrentado pela Humanidade.  Lembrou que as secas de hoje, com índices recordes de baixa umidade do ar em várias cidades do Brasil, são consequência direta da emissão de gases resultantes da queima de combustíveis fósseis  e do desmatamento, que aumentam a temperatura média da Terra e causam mudanças climáticas bruscas e imprevisíveis. 
 “No passado, civilizações já sofreram com secas extremas, como a que afetou a civilização Maia há 1.300 anos.  Mas nunca numa escala global e nunca devido à ação do homem”, sentenciou o consultor de Al Gore.
 Ainda segundo ele, “nos últimos 10.000 anos, a temperatura da Terra tem permanecido estável, mas nos últimos 150 anos tem subido significativamente por causa de atitudes antinaturais como o desmatamento, a crescente produção de C02 jogado na atmosfera por indústrias e veículos que tornam o ar cada vez menos respirável, especialmente no centro das cidades mais populosas e nas suas periferias“.
 Roberto Vámos estimou que, “se a Amazônia sofrer uma elevação de 2 graus em sua temperatura, há uma grande chance dela se transformar em um novo cerrado.” Roberto explicou que a Amazônia foi formada há 10.000 anos como resultado de um extraordinário aumento da umidade do ar liberado no final daera glacial por um processo natural de reajustamento do clima da Terra, e desde então, passou a ser o “ar-condicionado do mundo”, por movimentar pela atmosfera grandes massas de umidade.
 Vámos conclamou alunos e professores a se unirem em torno de um movimento de salvação das florestas e pelo controle do aquecimento global , inclusive assinando uma petição pedindo ao Senado Nacional que não aprove o novo Código Florestal da forma como está atualmente redigido, pois permitiria o aumento  do desmatamento e ainda anistiaria desmatamentos passados, comprometendo as metas que o Brasil assumiu internacionalmente há dois anos de reduzir o desmatamento em 80% até 2020.  O objetivo, com  a petição, é conseguir pelo menos 1 milhão de assinaturas.
 O consultor ressaltou ainda a necessidade de o cidadão aprimorar a representação política  nos parlamentos através de escolha de candidatos moralmente comprometidos com a causa ambiental, independente de opção partidária, ideológica ou religiosa.  


                COOL GLOBES NO JARDIM BOTÂNICO

O Cool Globes  foi criado por Wendy Abrams, uma dona de casa americana, em resposta a uma  convocação do Clinton Global Initiative. No Brasil, a associação entre o Cool Globes e a ONG do Al Gore (The Climate Reality Project) se explica pelo fato de  Roberto Vámos estar pessoalmente envolvido com as duas instituições.
 A versão carioca do Cool Globes tem por foco a exposição “Mini Cool Globes”, globos  terrestres do tamanho de uma bola de basquete, pintados por celebridades  mundiais, artistas e escolas brasileiras com suas soluções e alertas contra o  aquecimento global de forma lúdica, expressando uma manifestação criativa na fronteira  entre artes plásticas, cidadania e sustentabilidade.
 A mostra, inédita, reúne 35 globos terrestres pintados por artistas, designers e personalidades de diferentes  áreas com o intuito de serem transformados em obras de arte para sensibilizar, conscientizar e alertar as pessoas para o tema do aquecimento global. A  abertura foi realizada no dia 21 de setembro em homenagem ao Dia da Árvore.  A exposição está instalada no Centro de  Visitantes do Jardim Botânico (antes da entrada do arboreto, próximo ao Lago  das Tartarugas) do dia 21 de setembro a 9 de outubro, das 9h às 17h, comentrada franca. Depois, vai para o Centro Cultural da Light, patrocinadorada mostra, em data a confirmar. 
O evento compõe o movimento “CoolGlobes: Hot Ideas for a Cooler Planet” que surgiu de um  compromisso durante o Clinton Global Initiative em 2005. Devido ao  sucesso, tornou-se uma ONG (www.coolglobes.com)  em 2006, com relevância internacional, e exposições nas principais capitais do  mundo. 
 Diversas personalidades de grande  influência  já deixaram suas mensagens estampadas na Exposição Cool Globes, entre elas os presidentes  Barack Obama, dos EUA, e Nicholas Sarkozy, da França, os atores Tom Hanks, Adam Sandler e Robert Redford, os músicos BB King e Elvis Costello, os políticos  Hillary Clinton e Al Gore – hoje um atuante ambientalista. 
 Na versão  carioca, além de 15 globos vindos do exterior, outros oito foram  pintados por um time de personalidades  brasileiras entre artistas, estilistas, atletas, ambientalistas. E mais 12  globos representam escolas do Rio, pintados por grupos de alunos.
 O CIEI é uma das 8 escolas particulares do Rio. Participam também a Escola Parque,Corcovado, Santo Agostinho, Centro Educacional da Lagoa, Cruzeiro, Veiga de Almeida, Escola Americana e Centro Educacional Espaço Integrado - CEI.  A consultoria é do designer  Felipe Taborda.
 “Queremos sensibilizar para um  problema gravíssimo de forma lúdica,  educativa e otimista. Trazer  esperança pois o futuro do planeta depende do engajamento de cada um de nós ”,diz o sócio da Brasil 1, Sergio Mello, produtor do evento. 
 A exposição Mini Cool Globes tem  patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através de Lei de Incentivo à Cultura, o apoio da Associação de Amigos do  Jardim Botânico e realização da Brasil1.

Maiores informações no site oficial do evento: www.coolglobes.com.br

          O Centro de Visitantes do Jardim Botânico fica na Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico / RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário