segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Prefeitura do Rio inaugura a ciclovia Stuart Angel Jones na Urca


Com 1,2 km, nova ciclovia ao longo da Avenida Pasteur será interligada à já existente Mané Garrincha

                                                 Foto:J.P.Engelbrecht

O prefeito Eduardo Paes e o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, inauguraram na manhã de domingo, dia 25, a ciclovia Stuart Angel Jones, na Urca. Com cerca de 1,2 km, a nova ciclovia percorre toda a Avenida Pasteur e será interligada à direita à já existente ciclovia Mané Garrincha. Por esta ciclovia, o ciclista também poderá ter acesso e pedalar por quase todas as ciclovias da Zona Sul (Copacabana, Leblon, Ipanema e Lagoa).
 Paes saiu da Gávea Pequena, residência oficial do prefeito, e seguiu até à Urca de bicicleta. No local, ele falou da importância da ampliação da malha cicloviária na cidade:
 - Nós estamos dobrando as ciclovias na cidade. Isso daqui é uma parte desse trabalho. Nós tínhamos 150 km de ciclovia e vamos chegar a 300 km. Isso vai nos permitir estar disputando com Bogotá, a cidade da América Latina, com os números de ciclovias à disposição da população - disse o prefeito, que também comentou sobre a homenagem feita ao Stuart Angel Jones.
 - Essa homenagem ao Stuart hoje tem todo um simbolismo. É uma homenagem a uma pessoa que permitiu que as liberdades democráticas estivessem garantidas no Brasil. Então, é um prazer homenageá-lo nesse canto tão especial do Rio de Janeiro.
 No trecho da Praia Vermelha foi criada uma ciclofaixa, com sinalização no asfalto (pista compartilhada). O local também terá sinalização horizontal (símbolo no piso) e vertical (placas), além da instalação de bicicletários.
 O Rio já conta com 250 quilômetros de ciclovia e a meta é chegar a 300 quilômetros em 2012, dobrando a malha cicloviária encontrada pela atual administração em 2009. A cidade já é a primeira do Brasil em extensão da malha cicloviária.
 O vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, também falou desta nova ciclovia na cidade:
 - Essa ciclovia faz parte da malha cicloviária, que já estamos completando 250 km na cidade do Rio de Janeiro. Aqui na Urca um bairro que é integrado através da ciclovia ao restante da Zona Sul. E, ao mesmo tempo, integra também ao Centro, fazendo a ligação com toda a área do Aterro do Flamengo. Abrimos mais uma alternativa de transporte não poluente muito própria para a cidade.
 Stuart Angel Jones foi um integrante da luta armada contra a ditadura militar no Brasil e militante do grupo guerrilheiro revolucionário MR-8 na década de 70, quando foi preso, torturado, morto e dado como desaparecido político. Tinha 25 anos na época. Estudou no Campus da UFRJ na Urca e era filho de Zuzu Angel e irmão da jornalista Hildegard Angel. 
Hildegard Angel agradeceu esta homenagem da Prefeitura do Rio ao seu irmão:
- Stuart sempre teve atos de bondade, mas hoje quem está cometendo um ato de bondade é a Prefeitura do Rio, brindando o Stuart em um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro, diante do Corcovado, aos pés do Pão de Açúcar e junto ao mar.


Fonte: Portal Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Anna Beatriz Cunha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário