segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rio 2016: Prefeito apresenta a primeira estação BRT (Bus Rapid Transit) da cidade



 Estação-modelo, na Avenida das Américas, será uma das 39 paradas do BRT da Transoeste, que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, e faz parte da preparação do Rio de Janeiro para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016

Nesta terça-feira, 20 de setembro, o prefeito Eduardo Paes apresenta, às 10h, a primeira das estações de BRT (Bus Rapit Transit) da Transoeste, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz e que será concluído no primeiro semestre do ano que vem. A obra faz parte do pacote de melhorias e legado da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, que inclui ainda os BRTs Transcarioca (em construção), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil - fechando o sistema viário da cidade com um transporte mais rápido e totalmente segregado do tráfego de veículos. O BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias exclusivas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum.
 O ponto de embarque e desembarque, que será apresentado nesta terça-feira, foi erguido na Avenida das Américas, na altura do condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca, e ficará disponível para que a população possa se familiarizar com as estações. Com 250 metros quadrados, a estação do Novo Leblon poderá absorver até cinco mil passageiros por hora.
 As 39 estações de BRT serão padronizadas e terão tamanho adaptado à demanda de cada local, podendo ter entradas com seis ou 12 catracas. Foram projetadas pensando em um ambiente sustentável, favorecendo a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos. As plataformas das estações são compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque. Os bilhetes são vendidos antecipadamente.

Local: Avenida das Américas, em frente ao nº. 7.607 (Condomínio Novo Leblon) – Barra da Tijuca.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Por: Assessoria de Imprensa do Prefeito Eduardo Paes

Nenhum comentário:

Postar um comentário