segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prefeitura do Rio inaugura primeiro banco comunitário do Rio na Cidade de Deus



   A próxima comunidade a ser beneficiada pelo projeto será o Complexo do Alemão

Foto: J.P. Engelbrecht

O prefeito Eduardo Paes inaugurou na quinta-feira, dia 15, ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário, Marcelo Henrique da Costa, o Banco Comunitário Cidade de Deus, primeiro na cidade a incentivar a produção e o consumo de produtos e serviços em uma comunidade, promovendo o desenvolvimento econômico local. O novo banco vai operar com moeda própria (moeda social CDD) e os moradores serão estimulados a fazer suas compras no bairro com descontos médios de até 10%. O destaque fica por conta das cédulas - de 0,50, 1, 2, 5 e 10 CDDs - que trazem ilustrações de moradores notáveis da comunidade. E de acordo com a moeda nacional, 1 CDD equivale a R$ 1. A modeda local também foi produzida de maneira a evitar fraudes, seguindo um conceito de segurança em camadas.
 Além da Cidade de Deus, outras comunidades do Rio serão beneficiadas com a implantação do Banco Comunitário. A próxima experiência será no Complexo do Alemão.
Durante a cerimônia, o prefeito do Rio destacou a importância do projeto:
- A alma do banco é fazer com que a riqueza gerada na Cidade de Deus permaneça na comunidade e a existência de uma moeda local vai permitir isso. Seus moradores possuem enorme potencial de produzir riqueza internamente, de negociar e de estimular as atividades econômicas locais. Com isso, os comerciantes locais só terão a ganhar, uma vez que as pessoas passarão a consumir somente aqui - disse o prefeito, completando que pretende levar o projeto a outras comunidades da cidade.
- Estamos trabalhando para levar o Banco Comunitário a um maior número possível de comunidades, como Manguinhos e o Complexo do Alemão. Esta é a primeira experiência concreta, que nos ensinará muito. Mas é importante dizer que se trata de uma iniciativa da comunidade, - disse Paes. 
O banco é presidido por um morador do bairro e seu o conselho é basicamente formado por membros da comunidade. A Prefeitura do Rio e o Governo Federal são parceiros auxiliares desse processo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Solidário  da prefeitura, Marcelo Henrique da Costa, creditou o lançamento do projeto às parcerias estabelecidas pela prefeitura:
- Sonhamos com esse dia e ele chegou, graças aos nossos inúmeros parceiros, como a Caixa e o BNDES. Estamos implantando um projeto que transformará a vida das pessoas que vivem aqui, sem falar que as moedas locais homenageiam quatro pessoas que fizeram história na Cidade de Deus - disse Marcelo.
A cerimônia também reuniu o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer; o superintendente nacional de Programas Sociais da Caixa Econômica Federal, Ivan Domingues das Neves e a superintendente regional da Caixa, Nelma Tavares, além do subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, entre outras autoridades. 
Paul Singer destacou o crescimento da economia solidária em todo o mundo, afirmando que, somente no Brasil, a agência da Cidade de Deus é o 63º banco comunitário criado no país.
- A economia solidária está se difundindo no mundo inteiro. Tenho absoluta certeza de que se quebrarmos o isolamento que existe entre os pobres, fazendo com que eles cresçam e se amem, deixarão de ser pobres. O poder público tem a obrigação de incentivar e dar recursos, mas os pobres precisam se resgatar - afirmou o secretário nacional de Economia Solidária.
No banco comunitário, os clientes terão acesso a linhas de crédito, em reais, para investir em produção, e a empréstimos para o consumo, em moeda social. Para isso, os moradores da comunidade assumirão um patrimônio social com uma carteira de crédito da ordem de R$ 250 mil, captados junto ao BNDES, ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal. 
A parceria com a Caixa se estende ainda à atuação do Banco Comunitário Cidade de Deus como Correspondente Bancário da instituição federal. Nas dependências do Banco, os moradores vão poder agora sacar reais, pagar contas e receber benefícios em um terminal eletrônico.
A administração do Banco Comunitário (auto-gestionária, como recomenda a economia solidária), foi entregue à Ana Lúcia Pereira Serafim, presidente da Agência Cidade de Deus de Desenvolvimento Local, moradora da comunidade. Para a escolha de Ana, foi realizada uma eleição. O banco, inclusive, funcionará nas dependências da Agência (Rua Edgard Werneck, 1.656), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.


Fonte: Portal da Prefeitua do Rio de Janeiro
Por:  Flávia David 

Nenhum comentário:

Postar um comentário