quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Primavera é época de peeling? Entenda por que e tire dúvidas


Para quem perdeu no inverno a oportunidade de cuidar da pele, setembro também é um mês em que a temporada dos peelings ainda está aberta. É a corrida contra o tempo para encarar um final de ano com a pele lisinha.  O procedimento, que consiste na descamação da pele, é procurado por quem deseja se livrar de manchas, marcas, ou aliviar as rugas de expressão. No entanto, é preciso tomar cuidado com os exageros.
         


A cirurgiã plástica, com especialização em medicina estética, Patrícia Amaral, responsável técnica pelo Beleza Full Time Centro Clínico e Estética explica por que os peelings são recomendados  pelos médicos nesta época do ano: “As pessoas ficam menos expostas ao sol, estão mais protegidas", diz., completando que pode ser feito no verão, mas só por quem não se importa de abdicar completamente do sol.
        Abaixo, Dra. Patrícia Amaral responde as maiores dúvidas quanto ao procedimento.

Muitas opções exigem orientação na hora da escolha do peeling
Não faltam tipos de peeling e diversidade de substâncias, esclarece a médica lembrando que, apesar das novidades, no geral os peelings oferecidos são conhecidos pelos médicos há bastante tempo. Ela explica que há diferenças na técnica. “Há os peelings químicos, os físicos, como os de cristal, diamante, e os chamados peelings a laser”. Ainda há os peelings superficiais, médios e profundos, que diferem pela penetração na pele. “Os superficiais servem para retirar as camadas mais superficiais e dar nova textura e brilho para a pele, se feitos com certa periodicidade. Os médios podem ser usados para rejuvenescer, clarear de pele e melhorar cicatrizes muito superficiais. E os profundos são usados especialmente para cicatrizes de acne ou para rejuvenescimento”, explica Patrícia.

O que não combina com o peeling
O sol é o maior inimigo do tratamento. A pele fica muito sensível e pode ficar manchada. Por isso, hidratação e protetor solar devem se tornar hábitos e é preciso fugir da exposição ao sol. “Em primeiro lugar, não ir bronzeado para o procedimento. A cliente não deve querer antecipar resultados, arrancando as crostas que se formam”, acrescenta a especialista.

Esfoliantes: soluções em casa?
Não faltam nas prateleiras das farmácias produtos esfoliantes que prometem uma faxina nas células mortas. Mas não são milagrosos. “Os esfoliantes comercializados nas farmácias ou os caseiros tem um poder de penetração muito baixo, entretanto podem ser usados como coadjuvantes”, diz.
O uso destes produtos abrasivos são liberados, mas não diariamente. “O excesso pode retirar a camada lipídica da pele e ressecá-la. E nas peles oleosas, pode estimular a oleosidade” alega Patrícia Amaral. O uso recomendado é a cada quinze dias.

Peeling da Moda
Nada de ir atrás do peeling da moda sem consultar um médico. Os peelings médios e profundos devem ter a pele preparada, de preferência 15 dias antes, segundo Patrícia Amaral. Além disso, nestes procedimentos, mais agressivos, a pele demora mais para se recuperar.

A Beleza Full Time Centro Clínico e Estética fica na Avenida das Américas, 7607 - Loja 211 - 
Shopping Novo Leblon – Barra da Tijuca - Tels: (21) 2438-9069 / 2431-3549

Nenhum comentário:

Postar um comentário