terça-feira, 27 de setembro de 2011

Exames gratuitos celebram o Dia Mundial do Coração


Instituto de Cardiologia Aloysio de Castro ofereceu atendimento na Cobal do Humaitá

                                               Na foto, Gerson Ferreira /Foto: Ignácio Ferriera


O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac) promoveu, nesta segunda-feira (26/9), um evento em comemoração ao Dia Mundial do Coração, na Cobal do Humaitá, Zona Sul do Rio. O instituto ofereceu gratuitamente exames de glicose e colesterol e aferição de pressão arterial em um estande montado no mercado.
 De acordo com a coordenadora do Grupo de Estudos e Hipertensão Arterial do Iecac, Lílian Costa, a intenção do evento era divulgar os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.
 - As pessoas que passaram por aqui e tiveram algum problema diagnosticado foram encaminhadas ao nosso hospital e atendidas por uma equipe de plantão – explicou a médica.
 De acordo com dados do Ministério da Saúde, 31,5% dos óbitos no país são provocados por problemas cardiovasculares, que são a primeira causa de morte na população brasileira. Entre as principais causas de doenças cardíacas, como o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca, estão a hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade, o tabagismo e o sedentarismo.
 O eletrotécnico Gérson Ferreira, de 38 anos, aprovou a iniciativa do Iecac e realizou diversos exames no local.
 - Tenho histórico de diabetes e pressão alta na família. Por isso, aproveitei a oportunidade. O meu colesterol está no limite, a minha taxa de açúcar e pressão estão bons. Faço exercícios físicos regularmente, mas de vez enquanto dou umas escapadas na dieta, pois ninguém é de ferro – disse.
 Durante o atendimento, o Iecac disponibilizou um espaço para realizar exames de eletrocardiograma e passar orientações de nutricionistas e psicólogos sobre como levar uma vida mais saudável e parar de fumar.
 - O meu eletro estava normal. O meu colesterol foi o único que apresentou problema. Vou tratar disto rapidamente para que ele diminua – revelou o comerciante Edgard de Abreu.
 Em sua sede, na Rua Davi Campista, 326, no Humaitá, o hospital oferece gratuitamente acompanhamento nutricional e programas de prevenção e tratamento do tabagismo. A nutricionista Juliana Passos observou que a maioria das pessoas que se consultaram com ela esta manhã está com sobrepeso.
 - Isto é algo preocupante. Muitas pessoas que vieram aqui são hipertensas e nem sabiam disto. Hoje, a obesidade é uma epidemia. Temos que cuidar do nosso peso para que ele não se torne um problema maior – explicou.


Fonte: Notícias Governo do Estado do Rio de Janeiro
Por: Virgínia Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário