segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bahia será reverenciada em dose dupla no “maior espetáculo da terra”




O Estado Baiano - referência internacional da Cultura afrobrasileira e terra exaltada nas mais belas canções e obras literárias – será homenageado por duas grandes escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. No dia 19 de fevereiro, domingo de Carnaval, a Portela, de Madureira, apresentará o samba enredo "...E o Povo na Rua Cantando. É Feito uma Reza, um Ritual". Na mesma data, a Imperatriz Leopoldinense, de Ramos, entrará na avenida com o tema "Jorge Amado Jorge". Os carnavalescos destas escolas selecionaram a Bahia como tema principal por conta dos grandes laços culturais e religiosos que sempre uniram o Rio à querida terra de Jorge Amado. 
Segundo Paulo Menezes, carnavalesco da Portela, é muito importante que o samba traga "baianidade", já que o enredo trata das festas da Bahia e o público da avenida carioca não poderá deixar de notar os traços da região durante a passagem da escola pela apoteose do samba. Ele comenta ainda que contará com a comunidade para que a azul e branca realize um desfile maravilhoso. O intérprete Gilsinho e os compositores Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo cantarão a Bahia falando do Nosso Senhor do Bonfim, de Iemanjá, Clara Guerreira, do berimbau, da capoeira, do tambor, do patuá, da magia, da lavagem do Bonfim, dos abadás, dos quindins, dos encantos, do samba de roda, da saia rendada em cetim e mostrando que Madureira subirá o Pelô.  
Já Max Lopes, carnavalesco da Imperatriz Leopoldinense, apresentará no sambódromo carioca a riqueza que é ter a Bahia e o saudoso Jorge Amado como samba enredo. Durante o desfile, Dominguinhos do Estácio, intérprete da verde, branca e ouro, e os compositores Jeferson Lima, Ribamar, Alexandre D'Mendes, Cristovão Luiz e Tuninho Professor exibirão o samba que falará da sede de felicidade do povo baiano, dos orixás Oxum, Xangô e Oxalá, do mar, do acarajé, da jogada de rede do pescador, do doce perfume da flor, da ladeira do Pelô e do mestre escritor.
         Apostando no maior espetáculo da terra, desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, o governo do Estado da Bahia está aplaudindo e torcendo pelo sucesso dos desfiles da Portela e da Imperatriz Leopoldinense. Para o secretário de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, o destino Bahia — um dos mais procurados do Brasil — será amplamente divulgado, durante o Carnaval, em todo o planeta e também para os turistas nacionais e estrangeiros que estarão na Marquês de Sapucaí.   
"O Carnaval do Rio de Janeiro nunca foi tão baiano. E todos nós estamos muito felizes por isso. É um momento histórico. E nós vamos torcer com muita alegria e energia que caracterizam o povo do nosso Estado no sentido de que a Imperatriz Leopoldinense e a Portela façam grandes desfiles, que mostrem as suas grandezas na avenida e, de preferência, cheguem à vitória", comentou o secretário, destacando que a Bahia representará todo o nordeste no Carnaval da cidade maravilhosa.
Os ensaios técnicos, no sambódromo, da majestade do Samba (Portela) acontecerão nos dias 14 de janeiro (sábado, às 22h) e 11 de fevereiro (sábado, às 20h). E os da Imperatriz Leopoldinense nos dias 28 de janeiro (sábado, às 22h) e 11 de fevereiro (sábado, às 22h).  Além destes as escolas também realizam os ensaios nas suas quadras. Os da Portela acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 22h (Homens - R$ 10,00 e Mulheres - grátis), e os da Imperatriz todos os domingos, a partir das 20h (Homens e Mulheres - R$ 10,00). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário