segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Campanha Onda Limpa 3 invade a praia de Ipanema




Sucesso marca início da terceira edição da campanha de conscientização da Comlurb
                                                                  Foto: Eduardo Sengès
            

A praia de Ipanema, na altura do Posto 10, foi palco de mais uma edição da campanha de conscientização promovida pela Comlurb durante o verão, a Onda Limpa 3 - Eu apoio. Depois da triste constatação durante as festas de fim de ano de que a população ainda prefere jogar seu lixo nas areias e ruas, mesmo sabendo que o lugar de lixo é na lixeira, deixando um rastro de detritos e aumentando o trabalho dos garis, a Companhia está intensificando os eventos de conscientização. Além da habitual ação com brincadeiras, música e animação, foi criado o apitaço com cartão vermelho.
Durante o caminhada do grupo de garis cantores entre os banhistas, quem era flagrado jogando lixo na areia recebeu um toque de apito e um cartão vermelho do gari Renato Sorriso, e, claro, a orientação de que existem centenas de contêineres onde todos podem fazer o descarte correto dos resíduos.
Na praia de Ipanema a ação foi um sucesso, muito bem recebida pelos moradores e turistas, com a maioria pedindo sacolas plásticas biodegradáveis para colocarem seu lixo e participando das brincadeiras e escutando com atenção os sambas temáticos da limpeza urbana. O evento contou com a presença do secretário de Conservação Carlos Roberto Osório, da presidente da Comlurb Angela Fonti e do Diretor Luis Guilherme Osório.
Para conquistar a população para resolverem juntos o problema do despejo irregular de lixo na cidade, a Comlurb, empresa vinculada à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, está promovendo nas praias do Rio durante o verão 2012 a terceira edição edição do projeto “Onda Limpa”. O slogan dessa terceira campanha é “Eu apoio”. A ideia é vincular a campanha educativa a uma comoção de alerta à população. A Companhia faz a seguinte pergunta: “Onde é o lugar do lixo?”, e mostra que a resposta correta “na lixeira” todo mundo sabe, mas o mau hábito de jogar em qualquer lugar persiste. Ou seja, o que falta é tomar a atitude correta!
O projeto, realizado nas praias e pontos mais movimentados da cidade, irá se estender pela primeira vez às comunidades pacificadas. As próximas serão Rocinha, Mangueira e Borel, já nos meses de janeiro e fevereiro.
As atividades do “Onda Limpa 3” incluem shows do gari passista Renato Sorriso e do Grupo Chegando de Surpresa, com a participação do personagem Super Gari, promovendo muito samba, atividades lúdicas e teatrais. As crianças são convidadas a participarem de brincadeiras educativas nas tendas do evento e são distribuídos brindes, mate e biscoito. Próximos às tendas, 20 garis estarão circulando com o grupo chamando a atenção de quem estiver jogando lixo no chão com um apitaço e mostrando um cartão vermelho, afinal, quem usa a praia como lixeira está descumprindo as regras de civilidade e infringindo a Lei de Limpeza Urbana. A campanha conta com o apoio da Guarda Municipal, órgão da Secretaria Especial da Ordem Pública, que utilizará seus megafones espalhados pela orla para fazer o alerta e orientar os banhistas que estiverem na praia.
A publicidade, protagonizada pelo personagem Super Gari, estará exposta em cartazes nos mobiliários urbanos divulgando a campanha. As peças poderão ser vistas nos Cucas Frescas e displays dos calçadões, nos painéis da Linha Amarela, em 5.000 ônibus e estações do Metrô, além da divulgação online em redes sociais, como no twitter da Companhia. Animações poderão ser conferidas em sites de vídeo da Internet, além de serem exibidas no site da Comlurb e nos comerciais de TVs parceiras, como Multirio, TV Band, TV Câmara e TV ALERJ.

O projeto conta com o apoio da Lamsa para a divulgação da campanha na rodovia.

O roteiro do “Onda Limpa 3” durante o mês de janeiro, sempre começando às 10h, é:

08/01 - Barra da Tijuca – Quebra-mar;
14-01 - Ipanema - entre Postos 8 e 9
15/01 – Ramos – Piscinão de Ramos;
21/01 – Copacabana – Rua Miguel Lemos;
22/01 – Recreio dos Bandeirantes – Praia do Pontal;
28/01 – Barra da Tijuca – Hotel Alfabarra.

Atenção - Em caso de chuva, o evento será transferido.



            Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário