sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prefeitura do Rio inaugura a 11ª UPA 24 Horas da cidade



Unidade de Sepetiba é a quarta administrada pela Secretaria Municipal de Saúde na Zona Oeste



A Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, inaugurou nesta sexta-feira, dia 6, em Sepetiba, a 11ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Esta é a quarta a ser administrada pelo Município na Zona Oeste (além das unidades de Senador Camará, Vila Kennedy e Santa Cruz) e beneficiará cerca de 80 mil moradores da região. Com investimento aproximado de R$ 3,5 milhões, que incluíram obras estruturais e de urbanização do entorno, a UPA de Sepetiba deve realizar até nove mil atendimentos de urgência e emergência por mês.
 A cerimônia reuniu o prefeito Eduardo Paes e o subsecretário de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência do município, João Luiz Ferreira Costa, além do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, líderes comunitários e parlamentares. Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou o atual momento de reestruturação do sistema de saúde da cidade:
 - Estamos trabalhando firme para que a população seja tratada com dignidade e respeito no momento em que elas mais precisam. A inauguração de clínicas da família e UPAs como esta ajudam, e muito, a aliviar a pressão sobre as emergências da cidade - disse o prefeito, que espera inaugurar o Hospital Pedro II no primeiro semestre deste ano:
 - Esperamos que a unidade esteja pronta em março, em pleno funcionamento e atendimento de qualidade.
 O subsecretário João Luiz Ferreira Costa apontou os benefícios oferecidos por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA):
 - As UPAs tem como principal característica a rápida instalação em um terreno já existente. O destaque fica por conta de seu atendimento 24 horas, de forma ininterrupta. Isso significa uma grande quantidade de pessoas, com casos de complexidade média, desafogando as emergências da cidade. Além disso, os casos cirúrgicos são levados por nossas ambulâncias aos hospitais municipais ou estaduais, que já estão à espera desses pacientes - disse João Luiz.














                         



Com aproximadamente mil metros quadrados, a unidade de Sepetiba está equipada para oferecer serviços como acolhimento; atendimento médico clínico e pediátrico; nebulizações; suturas; curativos; exames de raios-x; eletrocardiogramas; exames laboratoriais: sangue; urina e fezes. Serão 26 profissionais de plantão, sendo quatro médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.
Além disso, a UPA conta com quatro consultórios médicos, um de classificação de risco e um de atendimento social, além de uma sala de reanimação e emergência, salas de observação, laboratório de análises clínicas, raios-x, eletrocardiograma, salas de procedimentos e de higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e coleta de sangue.
A partir de hoje, com a inauguração da unidade de Sepetiba, mais de 1,6 milhão de pessoas em toda a cidade serão atendidas pelas UPAs municipais. As demais ficam em Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos, Alemão, Cidade de Deus, Santa Cruz, Engenho de Dentro, Costa Barros, Senador Camará e Madureira.
Até o fim de 2012, mais nove devem ser inauguradas pela Prefeitura, sendo a próxima em Paciência. Juntas, as UPAs municipais realizaram em 2011, até novembro, mais de 1 milhão de atendimentos.

 Fonte: Portal Prefeitura do Rio de Janeiro

Por: Flávia David

 Fotos: Beth Santos
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário