sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Livro revela parte da história da humanidade contada pelos fosseis




No mesmo ano que o Congresso Brasileiro de Paleontologia comemora 50 anos de realização, a editora Interciência lança o livro ‘Paleontologia – Volume 2: Microfósseis e Paleoinvertebrados’, de Ismar de Souza Carvalho. De acordo com o autor, os fósseis são o registro de uma longa história da vida sobre o planeta Terra, que remonta há quase quatro bilhões de anos, e durante a qual a vida se diversificou, continentes surgiram e desapareceram, bem como catástrofes ecológicas que levaram à extinção de incontáveis espécies animais e vegetais.
 A obra apresenta a instigante história geológica da vida, destinada a todos aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos sobre a diversidade e transformações pela qual passou o mundo orgânico no decurso do tempo geológico. De acordo com o autor, ele ressalta no livro a importância dos microfósseis e dos paleoinvertebrados, tanto por sua ampla distribuição e abundância nas bacias sedimentares, como pela função em estudos interpretativos da evolução geológica das bacias sedimentares. São também apresentadas as técnicas e procedimentos laboratoriais que evidenciam estruturas anatômicas e revelam aspectos ainda desconhecidos da morfologia dos fósseis.

O autor

Ismar de Souza Carvalho é graduado em Geologia pela Universidade de Coimbra, Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Associado 3 da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Geociências com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos temas: cretáceo, paleoecologia, paleontologia, geologia e bacias sedimentares. Além do vasto currículo, Ismar foi Bolsista 1 A do CNPq e participante do Programa Cientistas do Nosso Estado – FAPERJ.

A editora

Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos e científicos e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de 700 títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 36 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende a todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para21.2581-9378.

Sobre o livro‘Paleontologia – Volume 2: Microfósseis e Paleoinvertebrados’

Organizador (autor): Ismar de Souza Carvalho
Editora: Interciência
Ano: 2011
Edição: 3ª – Volume 2
Número de páginas: 532
Formato: 21x28
Valor: R$ 140,00
            ISBN: 9788571932555

Nenhum comentário:

Postar um comentário