segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Silicone do bem



Problemas com as próteses francesas não diminuiu a procura do procedimento. Ao contrário, aumentou devido ao carnaval


Mesmo com toda repercussão de problemas encontrados em silicones de marca francesa, os consultórios dos cirurgiões plásticos continuam lotados de mulheres ávidas por seios siliconados. No Brasil, com a nova portaria da ANVISA, a fiscalização está acirrada,
Com a proximidade do carnaval, o desfile de mulheres com implantes de silicone promete ser maior do que no ano passado. De acordo com Cláudio Bicudo, cirurgião plástico e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o problema ocorrido devido às próteses francesas com defeitos não diminuiu a procura das pacientes pela inserção de silicones nos seios, ao contrário, sempre perto do carnaval aumenta o número de procedimentos realizados. O médico diz que aconteceu apenas um questionamento das pacientes devido ao problema com as próteses. “Minhas pacientes foram esclarecidas de que não utilizo a prótese em questão. Sempre que opero uso próteses da marca Silimed, uma empresa com 30 anos de mercado. Todas  minhas pacientes possuem um documento com o número de série e tipo das próteses, assim não restam duvidas em relação à procedência”, comenta  Bicudo, que diz ainda, que nem todos os médicos trabalham assim.
De acordo com Dr. Alexandre Charão, cirurgião plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, toda prótese vem acompanhada da garantia e de um triplo sistema de identificação, onde uma via fica com o cirurgião, outra com o paciente e outra com o hospital. “Surpreende-me o número de pacientes que dizem que não receberam nenhuma documentação e que, portanto não lembram qual a marca e qual o volume colocado”, conta Charão. Para ele, é importante ressaltar que este é um problema das marcas de silicone PIP e da Rofil e não das próteses francesas como um todo. “Espero que daqui em diante médicos e pacientes deixem bem documentado que tipo de prótese foi colocada, pois pode haver dúvidas” esclarece o médico.
Pesquisas mostram que 70% das mulheres brasileiras querem ter seios empinados e perfeitos, e com a ajuda do silicone este desejo se tornou realidade por meio de uma cirurgia rápida e sem grandes complicações. Segundo Cláudio Bicudo, exceder no tamanho das próteses pode ocasionar queda das mamas em curto espaço de tempo, estrias e distensão da aréola. Estas são apenas algumas das alterações que podem ocorrer. Então é importante manter a proporção entre tamanho e estrutura corpórea.
As mulheres que pretendem colocar próteses para brilharem ainda mais no Carnaval deste ano, o cirurgião adverte que não há tempo hábil para uma recuperação plena, pois é necessário repouso de quinze dias para voltar às atividades normais e só depois de um mês retornar as atividades físicas. Entretanto as menos afoitas, leia-se quem não vai desfilar e é mais contida na folia, ainda podem exibir um belo par de seios siliconados. “Na verdade a paciente precisa de três meses para se recuperar plenamente e acabar com todos os inchaços, mas a partir de quinze dias poderá dirigir, trabalhar ou ir a festas. Somente depois de um mês recomendo atividades físicas e sambar e desfilar na Avenida é uma delas” avalia Bicudo. 
Não ultrapasse os limites:
Afinal, quem pode colocar prótese nos seios? O cirurgião plástico Cláudio Bicudo alerta que a cirurgia de implante de próteses deve ser feita em mulheres acima dos 18 anos. Abaixo dessa idade, somente em casos especiais, como mamas que não iram evoluir e por consequência, geram diminuição da autoestima na paciente.
“A avaliação pré-operatória é muito importante para podermos definir o tamanho e a forma da prótese a ser utilizada. A opinião de quem vai recebê-la é levada em consideração, mas, estabelecemos limites para obtermos resultados satisfatórios”, ressalta o médico.
Os volumes normalmente utilizados nos procedimentos são as próteses de 200 a 350 ml, sendo que mais da metade das pacientes prefere seios com 300 ml, ou seja, grandes. "É um modismo americano, que encaixou bem nas brasileiras, mas é importante individualizar cada paciente, fazendo sempre uma escolha única de acordo com cada biótipo”, finaliza.

Dr. Cláudio Bicudo:
- Rua Miguel de Frias, 88 / 1201 – Icaraí – Niterói
(21) 2620-4697
 - Clínica de Ipanema-Rua Prudente de Moraes, 1458 – Ipanema
Telefone: (21) 2239-3349

Dr. Alexandre Charão:
Rua Ataulfo de Paiva, 135, cj. 1716 - Leblon
Telefone:(21) 2137-444



Nenhum comentário:

Postar um comentário