sábado, 28 de janeiro de 2012

Prefeitura do Rio inaugura 56ª Clínica da Família em Rio das Pedras





Dois milhões de pessoas já são atendidas pelo Programa Saúde da Família


A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro inaugurou, no dia 26 de janeiro, a Clínica da Família Otto Alves de Carvalho, em Rio das Pedras. A unidade é a segunda da região de Jacarepaguá (a primeira foi inaugurada dia 11 na Gardênia Azul) e a 56ª da cidade.
Estavam presentes à inauguração o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, o secretário chefe do gabinete, Luiz Antonio Guaraná, o chefe da Casa Civil, Pedro Paulo e vários vereadores e deputados, além de lideranças daquela comunidade.
- Essa é uma clínica completa, que vai resolver 80% dos problemas de saúde, descongestionando os ambulatórios dos hospitais, aumentando a expectativa de vida, oferecendo atividades para a terceira idade e aumentando a taxa de pré-natal. Esta é a maior expansão de Saúde que esta cidade já viu – disse o secretário Hans Dohmann, acrescentando que o objetivo é que os agentes de saúde conheçam os pacientes pelo nome.
O secretário da Casa Civil, Pedro Paulo, que falou em nome do prefeito Eduardo Paes, destacou ainda que o objetivo é garantir um atendimento da melhor qualidade para todos os moradores.
- Todos os agentes receberão um adicional no salário de três em três meses, dependendo da produção. Mas em contrapartida, serão substituídos se não prestarem um atendimento digno.
O subprefeito Tiago Mohamed comentou a importância dessa clínica, já que os moradores não precisarão sair do bairro para ter um atendimento médico e destacou a qualidade das instalações:
- Acabou o tempo de fazer obra de qualquer maneira, especialmente nos bairros da Zona Oeste. Esta clínica é tão boa ou até melhor que muitas clínicas particulares da região. Isso mostra o respeito que Eduardo Paes tem por todos os cariocas.
O chefe do gabinete, Luiz Antonio Guaraná, durante a inauguração da clínica também lembrou que o atual prefeito aumentou a verba que é utilizada na Saúde e da Educação.
- São 25% de investimentos na Saúde e 25% na Educação. Já foram inauguradas duas clínicas da Saúde e em breve vamos concluir mais duas creches para atender os moradores de Rio das Pedras.
A clínica beneficiará 31.500 pessoas e conta com nove equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. Com essa inauguração, a cobertura de Saúde da Família na cidade passa a ser de 31,6%, o que equivale a dois milhões de pessoas beneficiadas.
A previsão é de que sejam realizadas cerca de 3.600 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem e dos agentes de saúde. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento pré-natal, com o Programa Cegonha Carioca, além da distribuição de remédios. A Clínica também conta com um Centro de Convivência da Terceira Idade, uma Sala de Cultura e Ideias e a 41ª Academia Carioca da Saúde, com aparelhos específicos para a melhor idade.
Com essa inauguração, a Área de Planejamento 4.0 (AP-4), que compreende a Barra da Tijuca, Recreio, Vargens, Jacarepaguá e Cidade de Deus passa a ter 39 equipes de Estratégia de Saúde da Família à disposição dos moradores.
O investimento foi de R$ 3,7 milhões e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras. A unidade fica na Avenida Engenheiro de Souza Filho, s/nº - Jacarepaguá, e seu horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 12h.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro  

Nenhum comentário:

Postar um comentário