quarta-feira, 27 de julho de 2011

A importância das redes sociais na era do conhecimento



A comunicação sempre esteve presente na vida do homem, mas foi evoluindo com o tempo, e em cada época, como uma ferramenta diferente a ser utilizada, facilitando ainda mais esse processo. Exemplo disso, foram as mudanças que aconteceram nas últimas duas décadas do século XX, tanto no campo socioeconômico e político, quanto no campo da cultura, da ciência e da tecnologia. Grandes transformações com a globalização da economia, das comunicações e da cultura, que exigem aprendizado para agregar valores e aprender a transformar o conhecimento em competência. Não há dúvida de que a sociedade do século XXI tornou-se, definitivamente, uma sociedade de redes e de movimentos. Dessa forma, as transformações tecnológicas tornaram possível o surgimento da era da informação.
Hoje, vivemos a  era do conhecimento, por meio da crescente evolução da cultura digital, com a informatização e o processo de globalização das telecomunicações associado à  esse fator. Surge então, a possibilidade de obter o conhecimento de forma prática e acessível, por meio de pesquisas e acessos pela Internet e pelos telefones celulares e blackberrys, não apenas de conhecimentos transmitidos por palavras, mas também por imagens, sons, fotos, vídeos (hipermídia) etc.
Nos últimos anos a informação deixou de ser uma área ou especialidade para tornar-se uma dimensão de tudo, transformando profundamente a forma como a sociedade se organiza - desloca o enfoque do individual para o social, político e ideológico - e promove o crescimento à competitividade no segmento da área tecnológica, nos campos da ciência e da economia e, também, na área da educação e das metodologias de ensino.
Atualmente a virtualidade é tema pertinente que se insere definitivamente na era da informação e implica discussões sobre a educação à distância, o uso dos computadores nas escolas, a informática associada à telefonia . Com a evolução das novas tecnologias, as redes sociais assumem importante papel , tornado-se cada vez mais comuns para contatos acadêmicos, familiares, de amizade e de trabalho. As mídias sociais mais comuns são Twitter, Facebook, Orkut e Linkedln, Hi5 e Sonico Blogs, Fóruns, E-groups, Instant messengers, Wikis e sites de Sharing (YouTube, Flickr) .As mensagens podem ser compartilhadas com um grande número de pessoas ou simplesmente privado. As comunidades virtuais podem se tornar ferramentas eficazes na área acadêmica e profissional,quando bem utilizadas.
As redes sociais estão se tornando, cada vez mais, ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho. Auxiliam a carreira profissional através do networking e possibilitam novas recolocações e a inicialização de muitas pessoas no mercado de trabalho. Além disso, muitas vezes essas redes também oferecem um espaço exclusivo para a divulgação de currículos.
Essas mídias sociais também são bastante usadas para reunir grupos de interesses semelhantes. No Orkut, por exemplo, o usuário pode tornar-se membro das comunidades existentes, nos mais variados assuntos, desde celebridades e seriados de TV, a disciplinas da escola ou de manias. No Facebook e em outros como Hi5 e Sonico, há aplicativos que mantém os membros mais tempo conectados na Internet, como joguinhos e passatempos, além de álbuns de foto, agenda, lembretes de aniversário e compromissos. . Já o  LinkedIn, é mais utilizado em termos profissionais. Mas a grande sensação do momento é o Twitter, que levou as redes sociais para o celular e computadores de mão. Apesar do número limitadíssimo de espaço para escrever (aproximadamente 180 caracteres de cada vez) é uma poderosa e democrática ferramenta de jornalismo instantâneo, onde muitos internautas acompanham o noticiário em tempo real, além de interagir com os demais participantes.
Nas redes sociais familiares, o encontro virtual com pais, irmãos, tios e primos, inclusive os que estão distantes. Estas redes servem para a integração com os parentes, por meio de publicação de  fotos de festas,viagens ou algo especial.
   Já a rede social de amizade costuma ser maior que a familiar, pois  além de trocar fotos também troca vídeos, artigos, entre outros. Estas mídias são usadas para divulgar novidades no dia a dia e, também, para compartilhar ações e eventos interessantes para esse grupo.
  Uma  outra forma de compartilhamento que incomoda algumas pessoas são os que envolvem relacionamentos, namoros, paqueras. Antes de entrar em uma rede social é bom certificar-se de que esta é uma rede confiável, com informações de qualidade, sem envolver sexo, pornografia ou pedofilia. Na dúvida, devemos procurar um amigo ou uma comunidade que também esteja nesta rede e perguntar sua opinião a respeito.
As redes sociais de trabalho e/ou empresariais compartilham informações com estudantes, executivos de diversas áreas. As informações compartilhadas são de eventos, cursos, vagas para trabalho, entre outros, todos envolvendo áreas profissionais. Os membros podem indicar colegas dentro das redes para serem contratados, facilitando assim, a sua própria divulgação. No caso específico dos perfis empresariais, muitos departamentos de marketing de vários segmentos vêm criando comunidades ou perfis no Orkut, Twitter e Facebook, para que seu público-alvo se cadastre e participe de promoções, programas de relacionamento/fidelidade, onde podem obter descontos nas compras de diversos produtos e interagir com a empresa e outros clientes.
Nas mídias sociais também há perfis que servem para aproximar ou afastar de vez aquele consumidor de sua marca, mas geralmente esses perfis valorizam o seu cliente, visando os novos rumos de comportamento de seus consumidores nessa nova realidade digital, onde muitas pessoas já usam páginas dessas redes para adquirir produtos também.
Algumas redes sociais trazem informações que contribuem para o crescimento de estudantes interessados na área de administração e dos empresários em geral. Isso mostra que as mídias sociais podem ser de grande importância para a sociedade, basta que seus administradores e membros sejam conscientes, e pensem bem antes de compartilhar qualquer tipo de informação.
No jornalismo digital, grandes portais jornalísticos na Internet já demonstram um maior interesse profissional e estratégico pelas mídias sociais, pois o uso dessas ferramentas de forma inteligente, é um modo de divulgação e ação, além de atuar como  tática de discutir uma atuação comportamental dentro desses meios de comunicação. Assim, o jornalismo online pode criar pontos de interesse nas redes sociais, atraindo os leitores e usuários para um diálogo, sempre pautado na questão de ser um mediador de conteúdo para com a sociedade.

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