segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mário Lago: o Homem do Século XX”


Em comemoração ao centenário do ator e compositor


                                                                      Divulgação


Está dada a largada para as comemorações do centenário do ator, compositor, radialista, escritor, poeta, autor de teatro, cinema, rádio e TV, frasista, militante sindical, ativista político e boêmio, Mario Lago. O projeto “Mário Lago: o Homem do Século XX”, patrocinado pela Petrobras, lançado na tarde dessa segunda-feira (18/07) para imprensa, convidados e patrocinadores/parceiros, na sede do Cordão da Bola Preta, no centro do Rio de Janeiro.
No lançamento, além do cronograma de atividades e ações programadas, foram apresentadas duas músicas inéditas: “Meu Rio, Meu Vício” (única parceria musical de Mário Lago e Braguinha) e “Braço é braço, primeiro hino do Cordão da Bola Preta, composto na década de 1930, por Mário Lago e Nelson Barbosa (co-autor de “Quem não chora não mama”), cuja melodia se perdeu e hoje foi musicada por Mario Lago Filho. E um Pocket Show com as mais conhecidas músicas de compositor.
Na ocasião também foi lançado o site/ blog oficial do Centenário, onde o público pode encontrar a história do artista, com biografia, cronologia, álbum de fotos e registros antigos (incluindo, partituras, correspondências e trechos de filmes, radionovelas e telenovelas). Ainda, informações de atualidade, como a programação do centenário, depoimentos recentes, vídeos-reportagem das ações em curso (como o trecho de uma gravação do CD), contatos, espaço para artigos e posts. Além disso,  um link para a publicação gradual de capítulos de livros e de textos autobiográficos de Mário, na busca de alimentar o interesse do público e estimular o acesso.
No evento, a apresentação de artes e layouts das ações programadas pelo Arquivo Nacional (catálogo, exposição virtual e exposição física) e artes do selo e da moeda comemorativos (EBCT e Casa da Moeda).
O projeto - No ano do centenário de nascimento, o projeto “Mário Lago: o Homem do Século XX  busca não apenas relembrar a produção conhecida do homenageado, mas trabalhar com o conceito de memória em movimento, abrindo espaço para ações relacionadas às suas múltiplas atividades, incluindo produções que, por diferentes motivos, ainda permanecem inéditas.
Dois registros fonográficos; exposições; uma série de shows (“Nas águas do Lago”); produção e lançamento do Filme “Mário Lago: o Homem do Século XX”; e a produção e exibição da peça teatral inédita, “Foru Quatru Tiradente na Conjuração Baiana”- um musical-histórico escrito por Mário Lago nos anos 70, imediatamente proibido pela Censura – são algumas das ações previstas no projeto.
As ações propostas serão dirigidas e coordenadas pelo jornalista, ator e compositor Mario Lago Filho e a produção é assinada pelo jornalista e produtor cultural Luiz Moraes.
O objetivo é mostrar para as diversas gerações como Mario Lago influenciou e se deixou influenciar pela sociedade em que viveu – a qual chamava de “moldura do meu quadro”. O projeto tem, principalmente, o objetivo de afirmar a memória de Mário Lago como um patrimônio atemporal, que se faz presente aqui e agora, viva.
 O projeto conta com as parcerias da Petrobras, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Arquivo Nacional, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, do Arquivo Nacional, da Casa da Moeda, da Rede Globo de Televisão,da Editora José Olímpio e da casa noturna Carioca Gema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário