quinta-feira, 7 de julho de 2011

Projeto “Piraí Artes e Leitura” leva à cidade personalidades da cultura nacional


Martinho da Vila, Arthur Moreira Lima, Ferreira Gullar e Affonso Romano de Sant’Anna são algumas das atrações


            Martinho da Vila, Danilo Caymmi e Arthur Moreira Lima na música. Ferreira Gullar,  Affonso Romano de Sant’Anna e Antônio Torres, na literatura. Daniel Azulay, Lúcia Fidalgo e Bia Bedran, na arte de brincar.  Estes são alguns dos  personagens que participarão do projeto “Piraí artes e leitura”, de 4 a 12 de julho, em três espaços da cidade, com programação em praça pública, além de palestras e oficinas voltadas exclusivamente para professores.
            O projeto “Piraí artes e leitura “reunirá na cidade renomados criadores e pensadores do cenário cultural brasileiro, com o objetivo “de fazer uma leitura acurada, criativa, instigante e, sobretudo, inovadora” das artes na formação do cidadão”. O projeto é resultado de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Casa do Conhecimento e produtora Água Grande, e apoio do Ministério da Cultura.
Os professores interessados em participar do evento deverão fazer contato com a direção de suas escolas e enviar e-mail para piraiarteseleitura@gmail.com. A inscrição e a presença nos eventos são gratuitas e mais informações podem ser obtidas também no site www.aguagrande.com.br. Os professores que concluírem a carga horária de uma jornada de oficina e participarem de, no mínimo, uma atividade de pensamento receberão certificados.
            Piraí artes e leitura” faz parte de um projeto mais amplo da Secretaria de Educação do município, com o intuito de oferecer aprendizado, motivação e reciclagem cultural aos professores da rede municipal de ensino, sejam da Prefeitura, do Estado ou de escolas particulares, no qual se inclui também o projeto Encontros em Piraí – Cultura em movimento, que oferecerá palestras mensais, entre junho e novembro, sobre os anos 60, no Brasil e no mundo. 

            Nova Educação
           
            A Secretária Municipal de Educação, Ângela Fajardo Reis, destaca que os eventos  se inserem no projeto iNova Educação, implantado no município desde 2009 e que visa à formação continuada do corpo docente e, em conseqüência, melhorar cada vez mais a educação oferecida pelo município, considerada a terceira melhor do Estado do Rio em levantamento feito pela Federação das Indústrias (FIRJAN).
            “É opinião geral, hoje, que o Brasil atravessa excelente momento de desenvolvimento socioeconômico, com aumento da oferta de trabalho e da renda. Mas  os economistas são unânimes em afirmar que o país só continuará nesse processo se investir mais em educação. E é exatamente isso que Piraí está fazendo, seja aplicando 30% do orçamento na educação, seja oferecendo um computador para cada aluno, seja capacitando seus professores. Tenho certeza de que esses projetos, assim como a introdução dos computadores em sala de aula, terão reflexo extremamente positivo no nível da educação do município”, enfatiza a Secretária.
            O projeto Piraí artes e leitura visa também a mostrar que as artes estão relacionadas às necessidades básicas da população e que podem ser consumidas por todos os segmentos sociais. Para isso, oferecerá extensa programação, que inclui debates mediados pelo escritor e crítico Júlio Diniz; exibição de filme; palestras sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da capacidade crítica e criativa; as infinitas possibilidades de ler, criar, cantar, contar histórias e dinamizar a leitura; a harmonia entre ser humano, crescimento econômico e preservação do meio ambiente; a linguagem da música; a relação música e corpo; a necessidade de escolas utilizarem mais as artes como fomento da criatividade; apresentação de peças; a arte de brincar e educação artística.
           
            Planetário inflável
           
           A Secretaria de Educação de Piraí  promoverá mais um evento na próxima semana: a Praça de Ciência Itinerante, em parceria com a Fundação Centro de Ciência e Educação  Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj).  O evento, destinado exclusivamente a professores das redes municipal e estadual, será realizado no CIEP Municipalizado Professora Margarida Thompson, no bairro Casa Amarela.
           A programação será toda desenvolvida na quinta-feira, dia 7 de julho, das 8h às 16h, com as seguintes atividades: Oficina de Arte, Experimentando Ciências, Intemperismo e  Erosão, Redescobrindo a Matemática, Química com Alegria: Água é Ar e Por Dentro dos Alimentos, Ciência sob a Ótica da Educação Ambiental, Ciência Ativa na Escola, Brincando com a Ciência.  
           Embora o evento seja apenas para professores, a programação abre oportunidade à população de participar, por intermédio da instalação de um planetário inflável, no auditório do CIEP.


Programação

Local : Agremiação Esportiva Piraiense

Dia 4/7 – segunda-feira
 9h: Ler o Mundo – Encontro com a Arte e o Pensamento de Affonso Romano de Sant'Anna.          
14h: Dorival Caymmi e a Identidade Cultural Brasileira – Encontro com a Arte e o Pensamento de Danilo Caymmi e Stella Caymmi.

 Dia 5/7 – terça-feira
14h: Memória e Identidade -  Encontro com a Literatura e o Pensamento de Antonio Torres.
19h : Desconstruir para Construir - Encontro com a Arte e o Pensamento de Ferreira Gullar e Martinho da Vila

Dia 12/7 – terça-feira
14h: Cultura das Artes – Conferência Júlio Diniz
15h: Exibição do filme “Uma noite de 67” - Após a exibição, debate com Júlio Diniz.

 Local:  Praça da Preguiça

Dia 6/7 – quarta-feira
19h: Arthur Moreira Lima -  “Um Piano na Estrada”

Dia 9/7 – sábado
9h e 14h : Lúcia Fidalgo conta histórias
10h : A infância com criatividade e perspectivas Encontro com a Arte e o Pensamento de Daniel Azulay e Lúcia Fidalgo
15h: Show de Daniel Azulay

Dia 10/7 – domingo
10h e 14h: Caixa de Histórias
15h: Show com Bia Bedran

 Local: Escola Municipal Lúcio de Mendonça

De 6 a 8/7
Das 9h às 12h e 14h às 17h – Oficinas de criação
- A  Arte de Criar Brinquedos – Deneir
- A  Arte de Colar – Domi Junior
- O Passo – Lucas Ciavatta
- A  Arte de Criar, Contar Histórias e Dinamizar Leitura-       Lúcia Fidalgo                       
- A Música tem Cena – Caique Botkai

De 9 e 10/7
Das 10h às 16h – Oficinas de Criação
- A  Arte de Criar Brinquedos – Deneir
- Cultura das Artes – Domi Junior e A. Cassia

Nenhum comentário:

Postar um comentário